Imagem 18 Ferramentas Aumentar Alcance Orgânico

18 Ferramentas Facebook Grátis para aumentar alcance posts

O Facebook é uma rede social incontornável, tendo atualmente 1.90 biliões de utilizadores mensais ativos. É grátis criar uma página Facebook e começar a usar os anúncios pagos, com todas as opções de segmentação disponíveis e os dados que o Facebook tem sobre os utilizadores.

Há muitos que se queixam da forma como o alcance orgânico dos posts é cada vez menor.

Bem, meus amigos, este “problema” não vai a lado nenhum.

Coloco problema em aspas porque isto pode ser uma oportunidade para aqueles que decidem investir no seu negócio e fazer anúncios.

O alcance dum post será cada vez menor, isto porque há cada vez mais conteúdo a ser publicado no Facebook e não há espaço para tanta coisa na newsfeed dos utilizadores.

Portanto quem não paga, não chega a ninguém.

Ainda assim, é possível para as páginas chegarem às pessoas de forma orgânico ao criarem conteúdo útil e relevante que os faz pensar ou que os ajuda com alguma coisa.

☀️ As ferramentas nesta lista têm o que é necessário para ter sucesso no seu marketing do Facebook, desde ferramentas com sugestões do que publicar, agendar publicações, analítica e gestão de campanha.

E o melhor de tudo? São gratuitas.

⤵️ As 18 ferramentas para aumentar alcance orgânico dos posts

  1. Canva
  2. Blog Topic Generator
  3. Content Idea Generator
  4. Estatísticas do Público Facebook
  5. SimplyMeasured
  6. Hotjar
  7. Wolfram Alpha
  8. Fanpage Karma
  9. ShortStack
  10. Likealyzer
  11. SumoMe
  12. SocialMention
  13. Tabsite
  14. Campaign URL Builder
  15. Google Analytics
  16. Piktochart
  17. GIPHY
  18. Hemingway

1. Canva para design/imagens

Canva
Pode criar o mais variado tipo de imagens, desde fotos para posts simples ou infográficos para posts mais elaborados.

O Canvas tem uma vasta gama de templates pelo qual escolher, com uma secção gratuita bastante generosa. Tem também secções pagas que podem valer a pena o investimento.

Há vários tipos de tamanhos de imagens disponíveis que já vêm com as medidas certas (por ex. para posts no Facebook).

Pode carregar o logótipo da sua empresa e colocá-lo em cada imagem para efeitos de branding, colocar um link no post e partilhá-lo diretamente para a sua página Facebook a partir da app.

Posts com imagens têm mais interação do que simples posts de links ou só texto, portanto ao criar boas imagens para os seus posts vai ter mais partilhas e aumentar o seu alcance orgânico.

2. Blog Topic Generator para sugestões de títulos

Blog Topic Generator
Está com dificuldades em obter ideias para artigos? Use o Blog Topic Generator para ter ideias sobre que conteúdo criar.

Só tem de dar 3 substantivos à ferramenta e ela mostra ideias de títulos que podem ser bons temas para criar os seus artigos ou conteúdo.

3. Content Idea Generator para sugestões de temas

Content Idea Generator
Este Content Idea Generator é semelhante à ferramenta anterior, mas gera ideias mais criativas que podem inspirar a criar temas bem interessantes para o seu próximo artigo.

4. Estatísticas do Público Facebook para conhecer o seu mercado

Estatísticas de Público
Quanto mais souber do seu público, melhor pode comunicar com eles. As estatísticas do público (também chamado Audience Insights) dão-lhe informação sobre as pessoas, tais como dados demográficos, local, língua, likes, utilização Facebook, comportamento, entre outros.

Use estes “insights” para criar uma comunicação que está mais em sintonia com o seu público-alvo.

Pequena nota: Audience Insights leva em conta potenciais clientes na sua análise, enquanto os Page Insights (Estatísticas da sua página) referem-se apenas à interação na sua página. As estatísticas da sua página encontram-se no menu de topo quando acede à sua página (https://www.facebook.com/nome-da-sua-pagina/insights/)

5. SimplyMeasured para analítica da concorrência e conteúdo

SimplyMeasured
Pode ter relatórios gratuitos do desempenho da sua página, análise da concorrência e do conteúdo no SimplyMeasured.

Os relatórios grátis só têm um histórico de duas semanas para páginas com menos de 250 000 Gostos. Mas isto é mais que suficiente para pequenas e médias empresas que querem relatórios rapidamente para ter como referência ao criar a sua estratégia de conteúdos para as próximas semanas/meses.

Com os insights que obtém desta ferramenta sobre o conteúdo e a concorrência, vai poder criar melhor conteúdo que “fala” mais às pessoas, conseguindo alcançar mais utilizadores.

6. Hotjar para otimizar o site

Hotjar
“Otimizar” o site é dizer pouco. Com o Hotjar, podemos ter uma conta grátis para websites com menos de 2000 visualizações diárias, direito a 3 mapas de calor (heatmaps), gravações dos visitantes (onde elas clicam), funis de conversão e inquéritos (surveys).

Os mapas de calor são bem interessantes porque mostram onde é que os seus utilizadores mais interagem, e os funis de conversão mostram o que tem de mudar para aumentar as conversões no seu website.

7. Wolfram Alpha para analítica de influenciadores

Wolfram Alpha
O Wolfram Alpha pode levar algum tempo a mexer para perceber como funciona. Ela analisa os seus amigos no Facebook e mostra os conjuntos aos quais eles pertencem, mostrando quão populares são os seus amigos, o alcance global da sua rede, e quais dos seus amigos funcionam como “portais” entre estes conjuntos (quase parece um LinkedIn avançado).

No entanto estes relatórios só podem puxar dados de pessoas que autorizaram a app nos seus perfis. De qualquer forma esta app é gratuita e dá boa informação que pode usar no seu marketing.

8. Fanpage karma para analítica da concorrência e Facebook

Fanpage Karma
Fanpage Karma é uma app que compara duas páginas Facebook. Insere a URL das duas páginas e a ferramenta mostra um panorama geral com pontuação.

Pode igualmente escolher ver apenas um relatório detalhado de uma página, a nível de conteúdo, influenciadores, timing do conteúdo, interação dos fãs, entre outros.

Quanto melhor for o timing do seu conteúdo (e a qualidade dele), mais interação e alcance irá ter com as pessoas. Dica bónus: arranje influenciadores para a sua marca para espalhar ainda mais o seu conteúdo.

9. ShortStack para campanhas Facebook e formulários

ShortStack
Uma app de criação de formulários, o ShortStack tem várias opções para criar campanhas interativas que pode publicar para a sua página Facebook. Tem sido um dos favoritos dos marketers dos últimos anos.

Pode criar uma campanha a partir dum template e colocá-lo na sua página através da app. Também pode criar de raiz e personalizar para ficar ao seu gosto. O branding do ShortStack é automaticamente adicionado à sua campanha se estiver a usar uma conta gratuita.

As campanhas têm um princípio, e um fim, assim como um tema. Experimente criar uma campanha (ex.: concurso, obtenção de leads) para interagir mais com os utilizadores e seus fãs.

10. Likealyzer para saúde da página Facebook

Likealyzer
Coloca o endereço da sua página Facebook e o Likealyzer dá-lhe uma pontuação geral que mostra a saúde da sua página. Esta app analisa os seus posts, a interação deles, e sugere melhorias que pode fazer.

Elementos como o timing dos posts (quando os publica), extensão dos posts, interação dos posts e comentários são considerados pela ferramenta antes de mostrar as sugestões.

Pode usar depois estas sugestões para otimizar os seus posts e chegar a um maior número de pessoas.

11. SumoMe para partilha de Página/conteúdo

SumoMe
O SumoMe é um conjunto de plugins para o WordPress, e o plugin básico de partilha pode ser usado para mostrar os “contadores” das redes sociais que mostram o número de partilhas no seu blog. Estas partilhas servem como prova social para incentivar os visitantes do seu blog a partilharem os seus artigos.

O plugin básico de partilha torna fácil para as pessoas partilharem o seu conteúdo, basta elas terem sessão iniciada na rede social e o plugin gera automaticamente o texto (partilhar para o Facebook e LinkedIn, incluindo grupos).

12. SocialMention para monitorização em tempo real

SocialMention
Esta ferramenta permite encontrar menções de certas palavras-chave em tempo real nas redes sociais.

Pode usar o Social Mention para ver rapidamente onde se encontra no panorama social. A “strength” mostra a probabilidade da sua marca ser falada e “Sentiment” diz-lhe o rácio de menções positivas e negativas da sua marca nas redes sociais.

De forma geral, é uma ferramenta interessante que mostra a saúde da sua empresa nos social media. Pode usar isto também para medir o impacto (positivo ou negativo) que o seu apoio a cliente está a ter (se o fizer via redes sociais).

13. Tabsite para concursos Facebook

Tabsite
Tabsite permite criar concursos interativos para publicar na sua timeline, gratuitamente. Pode fazer concursos que requerem gosto, comentar, ou partilhar uma imagem, e gerir isto tudo usando a ferramenta.

Após fazer o concurso, pode escolher um vencedor aleatoriamente baseado em qualquer critério, ou exportar os dados para ficheiros para seu uso (caso faça concursos à base de foto, comentário ou partilha).

Fazer concursos de Gostos e Partilhas é uma boa forma de aumentar a interação e alcance.

14. Construtor de URL Google para saber de onde vem o tráfego

Campaign URL Builder
Se anuncia (ou publica links) em vários sítios ao fazer marketing para a sua empresa, poderá não ser capaz de saber de onde vêm todas as pessoas.

Por isso existe este Construtor de URL da Google, em que cria URLs personalizadas com base em certos parâmetros, para poder saber de onde vêm os seus visitantes. Assim pode otimizar esforços nos sítios onde está a ter mais sucesso (ex.: anúncios Facebook, Adwords, email marketing, etc.).

15. Google Analytics para analítica geral

Google Analytics
Pode usar o Google Analytics em conjunção com as URLs personalizadas mencionadas na ferramenta anterior para perceber a eficácia do seu conteúdo. Por exemplo, pode criar uma URL personalizada para colocar no Facebook do género:

http://joaoalexandre.com/?utm_source=facebook&utm_medium=organic&utm_campaign=post_para_site

Pode converter isto num shortlink para não ficar tão grande. Por exemplo, esta url https://goo.gl/sCsyCg vai ter ao mesmo endereço da anterior.

Depois coloca este link num post do Facebook. Isto irá aparecer nos relatórios do seu Google Analytics, e saberá se o post foi eficaz ou não (a quantas pessoas chegou).

16. Piktochart para design de infografias

Piktochart
As infografias são imagens apelativas que chamam mais à atenção das pessoas que as imagens normais, ou posts com apenas links ou texto.

A Piktochart tem templates de infografias pré-criadas que pode editar e usar facilmente. Tem ícones, imagens e tabelas para tornar tudo mais fácil para si caso queira criar um de raiz.

17. Giphy para GIFs

Criar GIF no GIF Maker
Os GIFs ajudam a animar a sua página Facebook e interagir com os fãs. Pode criar GIFs para a sua marca, ou usar algo a partir do GIPHY.

Um GIF pode vingar se for bem feito e estiver no sítio certo à altura certa. No mínimo, podem captar mais à atenção das pessoas e dar um toque mais fresco à sua página e conteúdo das redes sociais.

18. Hemingway para simplicidade na escrita

Hemingwayapp

A atenção das pessoas no Facebook é baixíssima, e pode perder a atenção delas se escrever de forma complicada.

A Hemingway é uma ferramenta que destaca (a cores) frases compridas, advérbios redundantes e outras coisas que podem tornar a sua escrita mais simples, clara e fácil de perceber.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

2 comentários sobre “18 Ferramentas Facebook Grátis para aumentar alcance posts

Deixe um comentário