3 desafios para marcas no social media

Neste mundo que está em constante evolução, há novas oportunidades para os marketers todos os dias. Estas oportunidades por vezes vêm disfarçadas como obstáculos, e é por isso que neste artigo partilho contigo as oportunidades que os marketers podem usar para avançar nas suas carreiras e projetos.

Novos canais de anúncios sociais

  • Oportunidade: quase todos os dias há artigos sobre novas oportunidades disponíveis nas redes sociais que os marketers podem tirar partido. Desde botões de compra até novas integrações com apps externas, estes novos canais apresentam mais formas de gerar negócio e atingir os objetivos da empresa por meio das redes sociais
  • Desafio: com estes novos canais, pode ser difícil para os marketers manterem-se atualizados com informação atualizada, no que toca a detalhes sobre orçamento, preço, utilização dos serviços, ou mesmo perceber se estes novos meios funcionam de todo. Eles precisam de navegar por estas águas sem perder o foco das comunidades sociais onde estes anúncios existem, e resistir à tentação dos maus hábitos que proliferam nas empresas, que é “empurrar”, em vez de “puxar”.

Novas tecnologias sociais

  • Oportunidade: com as ascenção das aplicações móveis de mensagens, os marketers têm assim mais canais com os quais podem alcançar com o seu público-alvo.
  • Desafio: saber que aplicações usar para envolver os utilizadores implica saber fazer uso de informação analítica, objetivos de negócio, e uma estratégia social eficaz. Dada alguma imaturidade (e complexidade) de algumas ferramentas de analítica, alguns marketers podem ficar paralisados e procrastinar.

Novos formatos de vídeo

  • Oportunidade: à medida que aumenta a concorrência nas redes sociais pela atenção das pessoas, os vídeos tornam-se um recurso de conteúdo que aumenta a visibilidade nas feeds dos utilizadores. Muitos dos meus clientes que fazem o uso (inteligente) de vídeo estão a ter melhor desempenho quando comparado com outros tipos de conteúdo.
  • Desafio: a oportunidade revela um obstáculo, que é como criar vídeo, com qualidade de produção e storytelling, frequentemente. Isto aumenta o orçamento que é necessário alocar para a criação de conteúdos. Além do mais, com a notícia de que o Facebook está a trabalhar numa aplicação de vídeo de 360º, os marketers vão precisar de saber integrar estes novos recursos no seu arsenal para fazer bom uso do vídeo marketing.

Os marketers devem abordar estas oportunidades com entusiasmo e expetativas realistas, pois os desafios estão lá, mas são ultrapassados quando colocados em conjunto com uma estratégia bem montada.

À medida que os planos de marketing e estratégia para o próximo ano são pensados e montados, muitas destas oportunidades terão um impacto nas estratégias sociais e orçamentos empresariais.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário