4 dicas para pareceres maior do que aquilo que és

Fake it until you make it

Uma das coisas que aconselho enquanto profissional é a importância de agir e apresentares o teu negócio para os consumidores e comerciantes como se fosses mais sólido e com mais recheio do que aquele que na realidade tens. Ninguém quer fazer transações com uma empresa que está a lutar para sobreviver. As pessoas são como os cães, cheiram o medo. Mas elas sentem-se atraídas para o sucesso.

baiacu putter fish Um dos objetivos que deves ter enquanto profissional, e aquilo a que aconselho os meus clientes a fazer, é a capacidade de te poderes encontrar com as pessoas que tomam as decisões numa determinada categoria de produtos ou serviços que te interessa, para que assim possas abrir portas que normalmente estão fechadas para start-ups (empresas recentes).

De forma a conseguir isto, é necessário que tu faças como eu digo aos meus clientes, tens de fazer como aquele peixe do Mario Bros da Nintendo, que incha para parecer maior e mais forte do que é. Então como é que podes fazer isto?

Tudo se consegue engrandecer com uma pitada de criatividade. Eis 5 maneiras de como podes fazer justamente isso.

  1. Cria uma estratégia de branding consistente e apelativa. Deverás começar com um logotipo, um slogan, e uma proposição única de vendas. Basicamente, pensa porque é que um cliente deveria comprar algo de ti e aplica isso nos teus materiais de marketing.
  2. A menos que desenvolvas websites como profissão, dá essa tarefa a um profissional, é um investimento a longo prazo. A pior coisa em não ter um website é ter uma coisa pobrezinha feita por ti próprio, ou pior ainda, naquelas plataformas gratuitas que gritam amadorismo por todos os lados.
  3. Desenvolve materiais de marketing, ou seja, o teu estacionário (cartão de contacto, papel de fax etc), catálogos, brochuras e outros se necessário. Certifica-te que eles são congruentes visualmente com o teu logótipo.
  4. Usa protótipos de qualidade dos teus produtos ou mockups de serviços para que consigas suscitar interesse em eventos, feiras ou quando tentas arranjar dinheiro de investidores. Primeiro recebe encomendas, depois satisfaz o inventário.

Usa estas quatro dicas que eu uso em mim próprio e com os meus clientes para que, mesmo que tenhas um projeto ou empresa recente, para que consigas parecer maior do que és, e isto é aplicável em várias indústrias e segmentos de mercado, basta seres um bocadinho criativo(a).

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário