5 maneiras de dares a volta à tua carreira

Homem de negócios

Avançar na tua carreira ou profissão pode ser uma colina difícil de subir: tens de trabalhar mais duro do que os outros, ficar à frente da concorrência e manteres-te focado(a) nos teus objetivos.

Muitos especialistas em profissões acreditam que a melhor altura para avançar na tua atividade é quando já estás empregado(a) há algum tempo, mas achas que a tua posição atual não te dá desafios que te satisfaçam.

Mas como é óbvio não tens de esperar para te sentires insatisfeito(a) antes de quereres avançar na tua vida profissional.

Podes querer um salário melhor, um escritório melhor ou horas mais flexíveis. Podes avançar na tua carreira desde que vejas oportunidade para tal. Para isso planeia as coisas antecipadamente.

1. Trata a tecnologia por “tu”

A tecnologia é cada vez mais importante na era moderna. Está em todo o lado, na casa, no carro, no escritório.

Saber mexer no computador é logo ali uma boa competência a ter, mas provavelmente todos os teus colegas também têm competências básicas de saber mexer num PC.

No entanto, a maioria das pessoas param de aprender a partir do momento que sabem o suficiente para arranjar um emprego. Podes triar partido desta mentalidade ao desenvolveres continuamente as tuas competências e aprender a usar novas aplicações e software que tornam a tua vida mais fácil.

Também podes aprender a integrar os teus aparelhos móveis para te ajudar na tua atividade. Seres proficiente com os aparelhos à tua volta e tratares a tecnologia por “tu” vai-te dar um lugar de destaque face aos outros.

2. Torna-te “aquela” pessoa

Transforma-te naquela pessoa para quem os outros se viram quando precisam de ajuda numa coisa específica, seja ela qual for, tal como, ajuda com uma impressora, ou com roupa, ou videojogos, ou saber qual o melhor eBook reader para comprar.

Pode haver outras pessoas no teu local de trabalho que sabem umas quantas coisas sobre essas áreas, mas o que interessa é que saibas mais do que elas, e estejas disponível para ajudar, pela menos na maior parte do tempo.

Ao fazeres isto, não só te tornas mais valioso(a) como poderás chamar a atenção dos quadros superiores.

3. Domina a tua competência mais forte

A educação é uma coisa muito bonita, dizia a minha mãe. Requer dinheiro e investimento de tempo, mas estares continuamente a aprender ajuda a avançares na tua atividade.

Não é só a educação académica ou de escola que tiveste, mas também certificações em certas áreas, de preferência que sejam relevantes para a tua atividade. Se és um(a) videógrafo(a), podes especializar-te em fotografares conferências, para que te possas tornar um recurso necessário quando a empresa fizer esses eventos.

4. Alinha os teus interesses com os da empresa

Pode parecer simples, mas às vezes só é preciso falar com o patrão sobre a possibilidade de teres uma promoção e avançares na tua carreira ao informá-lo sobre as competências que tens que pensas que podem ser relevantes para a empresa.

Mesmo que a resposta seja não (por agora), pode haver oportunidades futuras que esta conversa que tiveste poderá criar para ti, para que quando elas acontecerem, os quadros superiores lembrarem-se de ti.

5. Explora outras oportunidades

Quando achas que não há margem de manobra para crescer dentro da empresa, mesmo após teres desenvolvido as tuas competências, mostrares que és de confiança e apresentar sugestões de como podes ajudar a empresa, não feches a porta a outras empresas.

Há outros sítios que te poderão valorizar mais do que aquele em que te encontras. Lista os teus objetivos profissionais e escolhe uma empresa que te pode ajudar a servir de ponte para os alcançares.

Aprende sobre a cultura da empresa, a história dela, e como eles fazem entrevistas para que estejas preparado(a) para elas.

Ao mostrares a tua dedicação no que fazes, e desenvolveres as tuas competências, é inevitável que te proponham uma melhor posição eventualmente.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário