Os 7 passos para Sucesso no Linkedin

(mais) para empresas Business-to-Business

Gostava de aumentar as vendas e diminuir o ciclo do tempo de vendas? Quer seja uma empresa de construção, retalho, ou outra, uma estratégia bem executada no Linkedin pode ser um bom complemento para gerar mais leads.

Se está no ativo e vende maioritariamente para B2B (business to business), e não está no Linkedin – então está a fazer um grande disparate, porque o Linkedin pode ser muito vantajoso para ganhar confiança para a sua marca e gerar leads para o seu negócio.

O que é o Linkedin?

Se ainda não sabe o que é o Linkedin, é uma rede social para profissionais, que torna fácil para empresas e indivíduos mostrarem as suas capacidades e melhorarem a sua reputação, individual, ou empresarial, o que pode resulta num processo de vendas mais curto e mais rápido.

Eis então sem demoras, 7 passos que o vão ajudar a lançar-se numa estratégia que visa criar leads através do Linkedin.

Passo 1: Otimize o seu perfil individual

Antes de se lançar a começar a criar a sua Business Page (página de empresa) no linkedin, é preciso antes ter um perfil individual. Não caia na tentação de querer logo criar uma página de empresa antes de ter acabado o seu perfil pessoal. A sua página pessoal vai estar ligado à da sua emppresa, portanto certifique-se que reflete a sua imagem na melhor luz possível. O ideal será criar a sua conta pessoal com a conta de email do seu domínio empresarial. Por exemplo, o meu email é joao[arroba]designportugal.net, e o domínio da minha agência (ou seja, o nome do meu website) é designportugal.net. Assim posso registar-me no Linkedin com joao[arroba]designportugal.net e criar a empresa com um email que tenha info[arroba]designportugal.net ou geral[arroba]designportugal.net – seja o que for.

Quando cria o seu perfil pessoal e adiciona a sua informação anterior de empregabilidade, o seu título irá automaticamente mostrar o seu título empresarial atual. Certifique-se que edita manualmente o seu título para ser mais descritivo, e que reflita melhor a sua marca pessoal (você como indivíduo e profissional).

Não tenha medo de colocar uma pitada de individualismo. No exemplo em baixo, manipulei a minha foto digitalmente para acrescentar um barrete de Natal na minha cabeça – é um bom toque, porque estávamos na altura Natalícia quando o fiz.

Imagem de Perfil Linkedin de João Paulo Alexandre
Perfil Linkedin

Passo 2: Ligue-se aos outros

Agora é altura de adicionar todos os seus contactos empresariais. Se for a Contacts > Add Connections, pode convidar os seus contactos atuais do seu email. Aproveite outras redes sociais ao colocar um link do seu perfil na sua página facebook ou perfil google plus, ou twitter, e pedir às pessoas para se conectarem consigo no Linkedin. Crie uma nova assinatura de email que inclua o link do Linkedin que linke diretamente para o seu perfil.

Eis um exemplo da minha assinatura – repare no ícone “IN”. Esse é o ícone do Linkedin. Quando alguém clica nesse ícone ele ou ela irá ter ao meu perfil linkedin.

Assinatura de email com ícones
Assinatura de email com ícones

Passo 3: Otimize a sua Página Empresarial

Para criar a sua página empresaria, vá a Company>Add a Company. Faça o upload dum logotipo profissional e duma imagem para o cabeçalho e escreva ou mande alguém escrever os campos “about”, “specialties”, e “company”. Certifique-se que está a usar todas as palavras chave as quais quer que a sua empresa seja encontrada, já que os resultados de empresas Linkedin também aparecem nas pesquisas do Google (às vezes até aparecem por cima dos websites oficiais das empresas).

Screenshot de perfil de empresa no Linkedin
Perfil da DesignPT no Linkedin

Depois de ter uma página empresarial, já é possível colocar atualizações e outros posts manualmente na sua página ou através do HootSuite, que é uma plataforma que eu uso para gerir as contas dos meus clientes. Coloque posts e atualizações a partir da página de empresa para partilhar posts do seu blog ou press releases.

Passo 4: Adicione Produtos/Serviços

Pode adicionar até 25 produtos ou serviços para o seu perfil de empresa no linkedin. Use esta característia para salientar os seus produtos ou serviços mais populares, e escreva uma boa descrição resumida daquilo que presta como serviço ou oferece como produto, de forma a tornar a vida dos seus clientes mais fácil. Faça com que as páginas dos seus produtos/serviços seja ainda melhores ao adicionar um videoclip do Youtube, e adicione um contacto individual seu ou de algum colega ou colaborador na página do produto/serviço.

Serviços da empresa no perfil de página Linkedin
Serviços da empresa no perfil de página Linkedin

Passo 5: Ligue-se às suas empresas-alvo

Provavelmente já tem uma ideia do tipo de empresas nas quais você se quer concentrar. Certique-se que você segue, a partir do seu perfil individual, as páginas destas empresas, e coloca comentários ou partilha os posts delas se forem relevantes para a sua indústria. Você também pode usar a função da Search para ir à procura de outras empresas e prospectos na indústria na qual se está a tentar focar.

pesquisa-linkedin-tipo

pesquisa-linkedin-tipo-company

Passo 6: Junte-se e Participe em Grupos

Os grupos no Linkedin permitem-se interagir numa comunicação de dois sentidos e partilhar e as suas competências com outros profissionais. Ter uma presença forte nestes grupos é uma boa maneira de aumentar a perceção da sua empresa – e a sua como profissional e indivíduo. À medida que interagimos com os outros membros, eles irão estar interessados em clicar e ir para o seu perfil pessoal, e ficarão familiarizados consigo e com a sua empresa.

Também pode usar os grupos para partilhar algum conteúdo que possa ter que seja relevante para a discussão e redirecionar os membros do grupo para a sua página de empresa para artigos de blog recentes, brochuras, etc.

Também pode usar a pesquisa (search) para descobrir outros grupos onde profissionais da sua indústria se juntam e comunicam. Dê uma olhada nos grupos que aparecem quando pesquisa sobre a indústria típica da qual o seu prospecto/cliente faz parte, e junte-se aos grupos mais relevantes e mais ativos. Não se agarre à ideia se juntar apenas aos grupos mais populares, especialmente se os seus serviços tiverem alguma limitação geográfica, sazonal, ou outra qualquer que possa beneficiar de se juntar a outros grupos, que não sendo necessariamente grandes, possam ser úteis.

Também pode criar o seu próprio grupo. Para ter um bónus SEO na criação do grupo, crie-o com um nome que contenha palavras chave que gostaria que o seu negócio fosse encontrado no Google. Convide clientes e conexões existentes e mantenha um bom nível de atividade a colocar posts e updates, e o seu grupo irá crescer em pouco tempo.

Passo 7: Mostre as suas Competências ao Responder

Uma boa maneira de usar o Linkedin para estabelecer uma reputação como especialista na sua indústria é participar nas Respostas Linkedin. Para encontrar esta secção no website, vá a More>Answers>Advances Answers Search. Agora faça uma seleção dos resultados por palavra-chave relacionada com a sua indústria, e submeta respostas para quaisquer questões que ache que pode contribuir. Pode ainda citar fontes como o seu website e blog como suporte para sua resposta/contribuição, desde que seja relevante.

comentário num grupo linkedin
Escreva comentários, contribua e interaja com outros membros

Artigo Relacionado
Como usar o LinkedIn para encontrar emprego

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

3 comentários sobre “Os 7 passos para Sucesso no Linkedin

  1. O Linkedin é um site incongruente.Apresenta-se como site de partilha… de contactos profissionais.Mas só aceita que se faça contactos e convites a pessoas conheçidas ( funcionando como um site social de amigos e conhecidos como FB) .Quando se convida “demais” desconhecidos mesmo que da mesma area profissional, ou se tenta divulgar o nosso site pessoal profissional (free lancer) o Linkedin restringe a conta do usuário. Se não se pode convidar profissionais ou empresas que não nos conheçem, a conheçerem-nos profissionalmente e dar a conheçer o nosso trabalho, para que é que estamos no Likedin!…

Deixe um comentário