5 estratégias bot

Bots do Facebook Messenger: Estratégias (parte 2)

Como follow up da parte 1, partilho neste artigo cinco estratégias de automatização de Facebook Messenger que pode implementar no seu negócio para gerar mais subscritores, mais vendas e mais sucesso.

Vamos lá então aos 5 bots que pode usar.

1. O Orientador

Se já tem uma audiência, ou seja, se já tem uma lista de subscritores de email ou fãs da sua Página Facebook (ou seguidores de outras redes sociais), pode começar com esta automação.

Esta automação é um bom ponto de partida para se iniciar no mundo dos bots, e esta estratégia é boa para aplicar com uma audiência existente.

Isto envolve dar a conhecer às pessoas na nossa audiência que temos um novo método de comunicação com elas, neste caso, o Facebook Messenger, e que elas se podem inscrever nessa lista de notificações via o Bot.

Depois perguntamos no que é que elas estão a trabalhar, e dar-lhe recursos gratuitos com base nas necessidades delas. Pode ser que precisem de ajuda com anúncios Facebook, ou a crescer uma lista de emails, ou qualquer outra coisa, o importante é dar-lhes valor.

Estratégia Bot 1

TL;DR: A primeira automação envolve fazer com que a sua audiência (lista de subscritores de email e fãs) se inscreva no bot do Messenger, perguntar-lhes o que eles estão a fazer e dar-lhes recursos gratuitos com base nas respostas.

2. O Companheiro

Esta estratégia envolve usar um bot mais avançado que é usado em qualquer parte do funil onde as pessoas se subscrevem para alguma oferta.

Eis um exemplo duma das minhas ofertas.

Tenho um Minicurso grátis de Anúncios Facebook de 5 dias, que envia uma lição por dia às pessoas que se subscreveram para receber este mini-treino.

O visitante vai à landing page, e após se inscrever, é levado para uma thank you page onde agora se pode subscrever para receber outros updates via Messenger.

O meu bot irá então enviar uma mensagem às pessoas a perguntar se já fizeram a lição do dia 1, do dia 2, etc. E conforme tenham visto ou não, o bot lembra e encoraja as pessoas a fazerem o minicurso e a implementarem o conhecimento.

Isto é tudo automatizado, e dá um sentimento de maior relacionamento à pessoa que está a fazer o minicurso, porque sente que está a ser acompanhada.

Estratégia bot 2

3. O Slide-in

Esta é uma estratégia fácil de implementar e que pode dar bons resultados.

Um slide-in é uma janelinha não intrusiva que aparece num dos cantos do ecrã.

Ao usar um slide in, poderá captar 5-10% dos seus visitantes para subscritores da sua lista de Facebook Messenger. Se está a levar as pessoas para o seu site, esta é uma oportunidade extra para se relacionar consigo, noutra plataforma que não o email.

Pode ir um passo além e além de estar a captar subscritores para o seu Messenger, pode aproveitar para interagir com o utilizador.

Por exemplo, na minha página de vendas do meu curso online, eu uso um slide-in que leva as pessoas para o Messenger e lhes faz perguntas para determinar se este curso é indicado para elas ou não.

Bot sales page do curso

4. O Check-up

Este tipo de bot envolve perguntar à sua audiência coisas sobre o seu negócio, de forma a fazer um diagnóstico do problema e apresentar soluções.

Isto vai mesmo destacá-lo dos seus concorrentes.

As pessoas adoram tudo o que é interativo e esta estratégia dá a oportunidade de parecer um expert, ficando fácil para as pessoas inscreverem-se para o seu conteúdo, sendo leads de alta qualidade.

Sendo especialista em anúncios, posso usar um bot para diagnosticar problemas que o utilizador tenha, fazendo-lhe perguntas para poder apresentar uma solução.

Estratégia bot 4

5. O “Engajador”

A estratégia por trás deste bot envolve usar um post do Facebook em que pedimos às pessoas para escreverem no comentário alguma palavra, que irá ativar o nosso bot, enviando-lhes uma mensagem pelo Messenger.

Há algumas formas criativas de fazer isto.

Pode fazer uma pergunta no seu post, indicando que lhes irá responder com a resposta via mensagem no Messemger. Seja o que for que as pessoas respondam nos comentários, o seu bot envia-lhes uma mensagem com a resposta à pergunta.

Ou pode levar isto um passo além, e fazer como eu fiz, pode fazer um Facebook Live (que é basicamente um post), onde no próprio Live, pede às pessoas para escreverem nos comentários uma palavra, e essa palavra ativa o bot, que envia uma mensagem ao utilizador.

Estratégia bot 5

Utilizei isto com bastante sucesso num dos meus FB Lives clique aqui para ver e escreva “bot” nos comentários desse post.

DOWNLOAD: Guia Criar um Bot Messenger (clique aqui)


Estas são algumas das estratégias eficazes que pode usar para automatizar os Facebook Messenger Bots, e isto não é teoria, estou a usar estas técnicas no meu negócio e a ter bons resultados com isso.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário