Facebook Messenger Bots - introdução

Bots do Facebook Messenger: Introdução (parte 1)

Neste artigo vou descrever o que são os Bots do Facebook Messenger e o ManyChat.

Se estiver habituado a ver-me nas suas mensagens do Facebook ou se vê marketers a fazer isto e quer saber como fazer isto para o seu negócio, então vai gostar desta lição introdutória.

Antes de ler o resto do artigo, veja uma parte do replay da AULA GRÁTIS que dei que mostra como criar um bot do Facebook Messenger.

É melhor mostrar exemplos para percebermos isto melhor.

Exemplo de Bot 1 – subscrição

Veja aqui por curiosidade o meu bot no Facebook Messenger:
https://www.messenger.com/t/joaoalexandretraining

(clique em “Começar”)

Começar interação com Bot

Isto é um simples bot que subscreve o utilizador para receber conteúdo útil da minha parte. O bot tem de pedir autorização à pessoa se ela se quer subscrever ou não.

Subscrever utilizador

É importante dar a capacidade ao utilizador de se remover, porque isto tem regras e se não as seguir pode ver a sua conta BANIDA.

Neste sentido tem semelhanças com o email marketing, apesar de ser diferente em alguns pontos-chave, porque não se pode enviar mensagens promocionais sem mais de 24 horas terem passado. Um link para um artigo no seu blog é considerado uma imagem promocional.

Gerir subscricao bot

Tenha cuidado com estas coisas porque o Facebook leva a sério a experiência do utilizador e se você abusar deste poder vai ter sarilhos com eles.

Exemplo de Bot 2 – vender curso online

Este bot foi criado para responder às perguntas das pessoas para saberem se vale a pena investir no meu curso online do Domínio Completo Anúncios Facebook.

Bot sales page do curso

Este bot faz perguntas à pessoa para a acompanhar e determinar se o curso é indicado para ela, e conforme a resposta, o bot lhe dirá se o curso é indicado para si ou não.

Perguntas que o bot faz

Para ver o bot em ação, faça scroll até abaixo na página de vendas do meu curso: http://bit.ly/fbdominiocompleto. O bot deverá aparecer após ter feito scroll a metade ou mais de metade dessa página.

Mas isto dos bots interessa mesmo

Resposta curta: sim.

Embora possa ter vários nomes, estes bots automatizados são usados para criar uma lista de contactos com os quais pode comunicar diretamente pelo Facebook Messenger.

Eles permitem-lhe automatizar o diálogo com a sua audiência, semelhante a quando liga para uma linha de apoio a cliente, e baseado nas suas respostas, é redirecionado para o departamento correto.

É importante saber que isto é uma ferramenta para entrar nas mentes (e carteiras) do seu cliente, mas não usamos isto para substituir o email marketing.

No entanto, os bots permitem criar um novo ponto de contacto, e atualmente, os marketers adoram as taxas de abertura e de cliques elevadas que estão a ter.

Veja também o artigo Como usar Bots do Messenger para vender cursos online

Você não fica dono desta lista de contactos obtidos pelo Messenger. Isto são dados que ficam alojados apenas no Facebook. Além disso, existem regras associadas com os bots que não existem com email marketing, e precisa de ter permissão do utilizador para usar esta tecnologia.

Recomendo o ManyChat se está a pensar em fazer este tipo de automatizações sem programação. Custa apenas $10 por mês e apresenta muitas funcionalidades para analisar o desempenho e diferentes formas de integrar os bots no seu negócio.

Deve ponderar se a sua empresa está preparada para usar bots, em termos do tempo e compromisso que eles requerem. As pessoas querem uma resposta, portanto quando enviamos um broadcast pelo Messenger, temos uma série de respostas no espaço de uma ou duas horas que têm de ser respondidas.

Os bots são uma boa forma de começar um diálogo e incentivar as pessoas a interagir consigo. Eles são um ponto de contacto automatizado que ajuda a ter grande envolvimento com os utilizadores.

É importante mostrar às pessoas que podem entrar em contacto connosco, mas que também podem deixar de receber mensagens, porque isto pode não ser tão aparente quanto remover-se duma lista de emails.

Automação ajuda a abrir uma linha de comunicação com a sua audiência e tratá-la com cuidado. Esta tecnologia está a mudar o jogo e a dinâmica do marketing digital, permitindo ligar-se aos seus potenciais clientes de forma bastante eficaz.

Fique atento(a) à parte 2 quando partilhar consigo como pode implementar as estratégias dos Bots do Facebook Messenger.

LINKS
https://messenger.com/t/joaoalexandretraining
www.ManyChat.com

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário