Checklist simples para criares o teu perfil LinkedIn

Checklist simples de perfil LinkedIn

Há muitas maneiras de usar o LinkedIn para negócios e assuntos profissionais.

O LinkedIn tem três entidades principais:

  • perfil pessoal
  • página de empresa
  • grupos

Neste artigo vou-te ajudar como criares o teu perfil pessoal.

Provavelmente já tens um perfil, portanto vou mostrar-te as áreas onde podes estar bem e outras áreas onde podes melhorar.

Tira fotos profissionais

O LinkedIn é uma rede social profissional. A foto que carregares para o teu perfil deve ser uma foto de cara e pescoço, tirado de forma profissional.

A tua foto não deve ter:

  • pessoas a abraçarem-te
  • tu a beberes uns copos
  • tu e qualquer outra pessoa
  • uma foto de má qualidade e amadora
Joao Paulo Alexandre
A minha foto no LinkedIn tirado num fotógrafo profissional

A tua foto consegue mostrar um pouco da tua personalidade? Se sim, aproveita isso, especialmente se estiveres a criar a tua marca pessoal, ou fores um consultor, coach ou freelancer.

Se não tens uma foto de cara profissional, investe dinheiro nisso.

Isto não é para ser um currículo

Um grande erro que vejo no LinkedIn é as pessoas que tratam o perfil delas como um currículo. A menos que estejas ativamente à procura de emprego, sugiro que não o faças.

Pensa no teu perfil LinkedIn como um sítio para te promoveres assertivamente e desenvolveres os teus negócios. Por vezes tens de pensar mais alto.

Um grande erro que vejo no LinkedIn é as pessoas que tratam o perfil delas como um currículo. Click To Tweet

Se trabalhas numa empresa, o LinkedIn é bom em muitas vertentes e pode-te ajudar nas relações com clientes (e prospetos), partilhares o teu conhecimento, promoveres a empresa onde colaboras, fazer prospeção, entre outros.

Se estás por conta própria ou és empreendedor, ainda melhor, porque o teu perfil LinkedIn é a página onde te podes promover e ao teu negócio.

Não percas tempo nem espaço precioso a listar todos os trabalhos que fizeste e certificações e “papéis” que possas ter. Tira o melhor partido do teu perfil ao fazeres isto:

  • Aproveita bem a secção do sumário, pois está no topo do teu perfil. Em vez de listares só as tuas competências e talentos, descreve o que podes fazer pelas pessoas/empresas, coloca um case study, um vídeo do teu produto ou serviço.

    Secção Summary perfil LinkedIn

  • Personaliza o teu cabeçalho, que fica por baixo do teu nome. Essa linha é o que as pessoas vêem nos resultados de pesquisa, portanto não coloques só a tua posição na empresa. Sê criativo(a) e escreve algo que chame à atenção das pessoas. Eis uma das frases que eu coloquei no meu perfil.

    Cabeçalho LinkedIn

  • Inclui mídia. O LinkedIn deixa-te anexar documentos, fotos, links, vídeos e apresentações nas secções do teu perfil. Torna o teu perfil interessante a nível visual para que as pessoas queiram saber mais sobre ti.

    Adicionar media no LinkedIn

Mostra os teus sucessos

Há várias secções opcionais que podes adicionar ao teu perfil para o deixar mais completo. Preenche tantas aquelas que achares necessárias e relevantes para o teu perfil.

Aconselho adicionar informações em secções que mostrem o tipo de trabalho que fazes, nos Projects e Publications.

Ao mostrares a tua experiência e conhecimento, podes estar a atrair novos clientes e conexões profissionais que te podem vir a abrir portas.

Secção Publications LinkedIn

Solicita recomendações

Não sou de pedir “recommendations” nem “endorsements”, prefiro dar sem pedir nada em troca.

No entanto, se quiseres tirar o máximo partido do teu perfil, podes pedir recomendações e endorsements. As recomendações são mais importantes.

Os endorsements são quando fazes um endorsement nas competências de outras conexões tuas, quando clicas no botão Endorsement no LinkedIn.

As recommendations são os comentários que os outros utilizadores no LinkedIn escrevem sobre ti, conexões que te conhecem e/ou trabalharam contigo em algum projeto, empresa ou instituição de ensino.

Recomendação LinkedIn

Podes escrever recomendações para outros utilizadores, que, quando aprovadas, serão publicadas no perfil deles. Isto é bom para empreendedores que estejam à procura de se ligar a potenciais clientes ou outros profissionais para parcerias e networking.

Como consegues uma recomendação? Contacta alguns dos teus colegas, clientes, ou mentores, e pergunta-lhes se eles poderiam escrever-te uma recomendação no LinkedIn. Melhor ainda é escreveres-lhes uma recomendação para eles e perguntar-lhes se te podem escrever uma também.

O que pensas do teu perfil?

Como achas que poderias melhorar o teu perfil, e como o farias?

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário