Como arranjar os primeiros clientes

Uma empresa angaria clientes de forma diferente, e o principal desafio pode ser angariar os primeiros dois ou três clientes.

É necessário angariar os primeiros clientes ANTES de começar uma atividade. O senso comum costuma ser de criar um logótipo, um estacionário, um website e fazer anúncios. A maioria das empresas e projetos de sucesso tomam uma abordagem que lhe permite validar o negócio e a ideia antes de entrar de cabeça.

Quando eles validam (ao arranjar os primeiros clientes) ou não validam (falham), ou reforçam a ideia original OU então encontram uma nova ideia ou projeto sem perder tempo e dinheiro.

A maneira de se angariar os primeiros três clientes pode ser tão variada quantas as personalidades das pessoas, as empresas e as indústrias.

Por exemplo, para escritores ou bloggers, os primeiros leitores podem ser a família, amigos e colegas de trabalho. Outros podem usar o seu trabalho atual para fazer trabalho inicial, gratuitamente, antes de irem por conta própria.

Algumas ideias para angariar os primeiros clientes.

  • Ir de porta em porta
  • Visitar fóruns, ir a eventos, entrevistar pessoas para descobrir necessidades do mercado
  • Abordar aqueles mais próximos de nós e dispostos a ajudar (ex.: um amigo que nos arranje um cliente)
  • Procurar por pessoas que desgostam do produto da concorrência, porque é um potencial cliente nosso.
  • Entrevistar clientes potenciais para conceber o produto ou serviço para eles.

Alguns conselhos específicos para empreendedores.

  • Não sobestimar fóruns. Estas comunidades podem ser boas para angariação de clientes
  • Fazer o que somos bons a fazer. Fazer de forma gratuita e não gastar dinheiro até fazer dinheiro
  • O negócio começa com boca-a-boca, referência e pesquisa do produto
  • Criar conexões com influenciadores e líderes de opinião que são bons a conectar-nos aos círculos do nossos potenciais clientes, e em troca prestar-lhe algum serviço gratuitamente.
  • Experimentar qualquer outro método que possa funcionar, e se funcionar, continuar, se não funcionar, não continuar

Um desafio é ter o primeiro ciente, mas outro desafio é ter o primeiro cliente pagador. Quando conseguimos resolver algum problema REAL para as pessoas, iremos arranjar clientes. Se somos bons a resolver algum problema, iremos arranjá-los. Algumas pessoas sentem-se mal em cobrar pelo tempo ou serviço delas quando começam, mas é necessário lembrarmo-nos que estamos a ajudar alguém a resolver alguma coisa a fazer dinheiro para ele(a) ou para os seus clientes.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário