Como criar bom conteúdo sem dinheiro

Uma das perguntas que me fazem na área do Internet Marketing quando se fala sobre conteúdos é “Mas o que é que podemos fazer quando não temos orçamento?”. Isto é normalmente precedido por “Mas não se consegue criar conteúdo sem orçamento!”.

Não acredito nisto, e vou-te mostrar neste artigo como é que podes criar conteúdo dependendo dos recursos que tens disponíveis.

Existem 3 tipos de capital

Há três tipos de capital à nossa disposição que podemos usar em tudo:

  1. Tempo
  2. Talento
  3. Dinheiro

Tu precisas de pelo menos um destes, de preferência dois de forma a criar alguma coisa decente. Não é necessário, no entanto, ter todos os três. Contratar uma agência com talento trata logo disto tudo.

Tempo, talento e dinheiro
3 tipos de capital que tens à tua disposição

É verdade que três das quatro interseções da imagem envolvem dinheiro, mas isto não significa partes iguais de dinheiro juntamente com o outro fator. O círculo até pode parecer assim:

Tempo, talento com menos dinheiro
Tempo, talento e (menos dinheiro)

Vamos dar uma olhada nos três e exemplos de conteúdo que tem sido criado pelas diferentes combinações de tempo, talento e dinheiro.

Aqui a questão não é que não seja preciso dinheiro, a verdadeira questão é que, seja como for, estaremos sempre a usar algum tipo de capital em qualquer coisa que produzamos, e nem tudo requer dinheiro.

Tempo + Talento + Dinheiro

Este triunvirato é o ideal em qualquer situação. Com tempo para investirmos no trabalho, com talento para assim o fazer, e com dinheiro para gastar, podes produzir bom conteúdo que estará bem ensaiado (tempo), bem desenhado (talento), e capaz de contratar pessoas que irão fazer ambos (dinheiro), e talvez até promover o conteúdo.

Não quer dizer que a mesma pessoa tenha de ser ela mesmo a fazer todos os três. Em muitos casos, o cliente paga o dinheiro, o designer/criador usa o seu tempo e talento, e alguém (o cliente, ou o criador, mas provavelmente um consultor de marketing digital) irá promover o conteúdo. O dinheiro pode encurtar a quantidade de tempo necessário, e pode sem sombra de dúvidas contratar/comprar alguém com muito talento.

Eis um exemplo direto.

O Dollar Shave Club foi um grande investimento, levou um certo tempo a filmar (mas não tanto do que se eles não tivessem dinheiro), e levou dinheiro para ser promovido através do BBH.

O jornal New York Times apresentou várias visualizações nos Estados Unidos da América (na altura das eleições em Novembro 2012). Uma delas foi o mapa eleitoral como podem ver em baixo.

mapa eleitoral eleições novembro 2012 EUA
Mapa eleitoral EUA nas eleiçõies de Novembro de 2012

Tempo + Talento

Necessário quando não tens dinheiro.

Uma combinação de dois capitais, tempo e talenjto. Se tens dois destes, vais ser capaz de criar tudo o que estiver dentro as tuas capacidades. Não vai ser necessário gastar dinheiro em recursos externos já que tu ou a tua equipa terão todas as competências técnicas para criar e promover o conteúdo/peça.

Agora o problema será o tempo, porque irá levar mais tempo a produzir o conteúdo do que se tivéssemos o dinheiro pronto, porque será preciso mais tempo para fazer mais trabalho para o dinheiro que não vamos gastar nele.

No exemplo escrito no blog do OKtrends, o artigo 10 Gráficos Sobre Sexo levou mais de 50 horas a produzir (analisar os dados, tirar conclusões, escrever etc).

É possível usar as redes sociais, SEO, email marketing, etc, para atingirmos os nossos objetivos, haja tempo e competência para isso.

Tempo + Dinheiro

Necessário quando não temos talento.

Se tens tempo e dinheiro mas não tens o talento, podes contratar talento para produzir o conteúdo por ti. Ou podes usar o teu tempo para desenvolveres o talento ou competências necessários.

Se tens orçamento suficiente e uma certa quantidade de tempo, podes produzir muito conteúdo de qualidade desde que estejas disposto a pagar por ele.

E aqui o orçamento pode variar. Mas vamos supor que tens €100. Não consegues fazer grande coisa com isso, mas talvez consigas comprar milhares de “re-pins” no Pinterest com isso, o que talvez faça com que o teu conteúdo tenha mais proeminência. E se tiveres €100 todos os meses para gastar, podes usar mais canais e promover o conteúdo durante mais tempo.

Um exemplo é a empresa Sortable, que encontrou uma maneira de transformar as opiniões dos produtos uma coisa interessante através do uso do bom design, e boa experiência ao utilizador, muito boa a nível da acessibilidade e visualmente apelativa.

Dinheiro + Talento

Necessário quando não tens tempo mas precisas de ter conteúdo de qualidade.

Dinheiro e talento são dois tipos de capital que podes usar quando não tens tempo, e vais precisar de ambos se quiseres ter o trabalho pronto e bem feito.

O dinheiro permite-te comprar todo e qualquer recurso necessário para produzir e promover o conteúdo. Com um orçamento grande, serás capaz de: produzir mais com melhor conteúdo; e promover em mais canais e mais depressa.

O talento permite-te ter uma maior qualidade e rapidez com a qual o teu conteúdo é produzido. Quanto maior for o teu talento, ou o talento de quem tu contrataste, mais rápido serás capaz de produzir conteúdo da mesma qualidade em relação a um indivíduo com menores competências técnicas.

Exemplos de dinheiro e talento.

Guia do WordPress para pequenas empresas

guia wordpress small businesses
Guia do WordPress para pequenas empresas

Ou esta visualização espetacular do Washington Post.

estatísticas visuais eleições EUA novembro 2012
Estatísticas dos Estados que apoiam um ou outro candidato

Tens que tê-los no sítio

Para produzir conteúdo espetacular e de qualidade, sem dinheiro, vais precisar de os “ter no sítio”, e estar disposto a tomar riscos ou a ter uma atitude predisposta a fazer coisas que não estarias normalmente disposto a fazer.

Risco é diferente de dinheiro ou tempo. É mais parecido com talento no sentido de ser uma atitude. Quando estás constrangido pelo tempo, dinheiro e talento (ou acesso a alguém que o tenha), então tens de tomar algum risco.

Um exemplo disso é um website, o Wish.co.uk. Eles fizeram muita macacada ao longo dos últimos anos, incluindo organizar um almoço falso com o Primeiro Ministro David Cameron (por 250 libras). O “trabalho” mais recente deles foi relatado pelo jornal Daily Mail, e gerou uma certa controvérsia, porque eles estavam a dar às pessoas a hipótese de poderem lutar contra polícia de choque. Podes ler a notícia do Daily Mail aqui: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2239331/Stag-website-condemned-arranging-mock-riots-groups-clash-cops.html

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Um comentário sobre “Como criar bom conteúdo sem dinheiro

Deixe um comentário