Desenvolvimento de produto: o que querem os teus clientes?

O que querem os teus clientes

O consumidor e clientes muitas vezes associam uma empresa com os produtos e serviços que esta tem disponíveis.

Isso pode parecer bom, mas pode ser um obstáculo para elas pensarem em outras coisas que podiam querer que tu lhes possas oferecer.

Lembras-te do Walkman? O presidente da Sony na altura não perguntou às pessoas o que elas queriam, ele lançou o Walkman no mercado e criou uma necessidade.

Da mesma forma temos o Henry Ford, o magnata que criou os carros Ford: “se eu perguntasse às pessoas o que elas queriam, dir-me-iam que queriam cavalos mais rápidos”.

Não partas do princípio que aquilo que o cliente pede é aquilo que eles precisam.

Então como é que distingues entre as necessidades e desejos do cliente?

  • Conhece o historial de compra dos teus clientes e percebe onde estão as áreas que podes melhorar no teu negócio, tais como oportunidades de lhes ofereceres mais produtos e serviços, ou de outro tipo que complementem a tua oferta principal.
  • Coloca-lhes questões abertas para determinar os principais problemas que os teus clientes possam ter. O que é que não os deixa dormir à noite? Que objetivos querem alcançar com base nos teus produtos e serviços?

Quando tiveres respostas para isto, percebe se o que tens para oferecer aos clientes já está (ou não) a resolver estes problemas. Se sim, mas os teus potenciais clientes não estão cientes disso, então reformula a tua mensagem de marketing.

Por vezes podes chegar à conclusão que aquilo que o cliente quer não é aquilo que tu ou a tua empresa podem fornecer, e se assim for, tudo bem.

Mas investir algum tempo a responder às duas perguntas anteriores vão-te ajudar a poupar tempo a desenvolver produtos que não seriam uma boa escolha para ti ou para os teus potenciais clientes.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário