6 dicas para o seu próximo anúncio de vídeo

Os vídeos funcionam muito bem porque o Facebook quer manter as pessoas o maior tempo possível na rede social.

Ao fazer anúncios com vídeos irá chegar a um maior número de pessoas que prestam mais atenção a vídeos do que apenas se usar só texto e imagem.

Para isso mostro-lhe 6 dicas por trás de anúncios de vídeo que trazem resultados e vários exemplos.

Browser de anúncio de vídeo

Dica 1 – comece pelo fim

Qual o seu objetivo? Exposição em massa (branding), mais tráfego no seu site, leads, vendas? Antes de criar o seu vídeo, saiba porque o está a fazer, e não só “vamos fazer um anúncio de vídeo porque está na moda”.

Por exemplo, o seu objetivo pode ser um anúncio com vídeo para levar as pessoas para uma landing page onde as possa captar como leads.

Funil vendas simples

Dica 2 – chame à atenção

O seu vídeo deve fazer com que a pessoa pare na sua feed de notícias e preste atenção ao seu anúncio. Isto poderá vir na forma de alguma animação ao princípio do vídeo.

Escolha um formato apropriado para o seu vídeo. Por exemplo, vídeos de 1000×1000 píxeis (quadrados) podem ser usados tanto no Facebook como no Instagram. Por outro lado, o Facebook gosta de vídeos verticais e poderá dar uma ligeira vantagem a eles, porque o foco está no mobile.

Clique na imagem para ver o vídeo de formatos recomendados.

Requisitos vídeos Facebook

Dica 3 – agregue valor

Se tem cifrões à sua frente, isso irá transparecer nos conteúdos que criar. Dê valor à sua audiência, de forma genuína.

Pode fazer vídeos curtos para mostrar “como fazer” ou vídeos longos, como um Facebook Live. Sim, dá para fazer anúncios de vídeos de Facebook Lives, porque eles são vídeos.

O post em baixo era dum Facebook Live, ou seja, duma aula grátis que fiz. Esse replay já não está disponível porque eu apago todos os replays ao fim de alguns dias. Mais uma razão para assistir a todas as minhas aulas.

Exemplo de Facebook Live

Dia 4 – adicione legendas

Legendas em vídeos incentivam a uma maior percentagem de visualizações dos vídeos. Adicione legendas aos seus anúncios de vídeos para que eles sejam vistos por mais pessoas, e visualizados por uma maior duração de tempo.

As legendas permitem a pessoa ver o seu vídeo sem o som, caso esteja numa situação em que não pode ligar o som, ou simplesmente não quer.

Clique na imagem para ver o vídeo com legendas. Estas legendas estão integradas diretamente no vídeo, não são legendas nativas do Facebook (porque as deles são pequeninas).

Exemplo legendas em vídeo

Dica 5 – escolha a duração certa

Quanto tempo deve ter o seu vídeo? Se por um lado vídeos curtos podem ajudar a que a pessoa veja o seu anúncio, por outro, vídeos longos revelam interesse no espetador se este visualizar uma boa percentagem do vídeo.

Sugiro que teste: experimente tanto com vídeos curtos como longos. Ainda assim, para ter uma linha de orientação, pode seguir a recomendação desta imagem. Clique na imagem para ver o vídeo com exemplos.

Por exemplo, um GIF (considerado pelo Facebook como vídeo) pode ter a duração de apenas 5 segundos, um vídeo de “como fazer” pode ter 3 minutos, enquanto um Facebook Live pode ter 25 minutos.

Duração anuncios video

Dica 6 – ferramentas vídeo

Há serviços e software que pode usar para criar e editar os seus vídeos.

Há alguns que pode usar diretamente a partir do seu dispositivo móvel que permitem edição básica, que pode ser mais do que o suficiente para as suas necessidades. Há outros que são mais avançados, normalmente usados em desktop, que permitem maior controlo na edição dos vídeos.

Por exemplo, eu trabalho em PC e uso o Camtasia para screencasts com o ocasional uso do Adobe After Effects e Adobe Premiere. No Mac existe o Screenflow (também existe Camtasia), assim como a suite da Adobe.

Básicas
Animoto – www.animoto.com
Adobe Spark Video – https://spark.adobe.com/about/video
Ripl – http://www.ripl.com/
VideoShop – http://www.videoshop.net/
Vidlab – https://museworks.co/vidlab/

Avançadas
Camtasia – https://www.techsmith.com/video-editor.html
Adobe After Effects – www.adobe.com/pt/products/aftereffects
Adobe Premiere – www.adobe.com/pt/products/premiere

Você já faz anúncios de vídeo?

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário