Como ter 3x melhores resultados nos seus anúncios com a DCO

Dynamic Creative é uma funcionalidade lançada pelo Facebook via API, e que em breve estará disponível no Gestor de Anúncios e Power Editor.

Com esta opção, cria um anúncio, coloca várias imagens, títulos, texto, etc. e o Facebook escolhe a combinação com melhor desempenho para o público que definiu.

Em vez de estar a ver as estatísticas de quais os anúncios com combinações de imagens e copy que funcionam melhor, o Facebook faz a papinha toda por si.

O Facebook não vai decidir combinação vencedora, o que ele faz é mostrar-lhe a combinação que funciona melhor para aquele público. Você é que depois decide como quer fazer.

Esta otimização do Dynamic Creative automatiza testes A/B que eram feitos manualmente para que possamos saber qual a combinação de criativos (texto/imagens/vídeo) para o público-alvo que definimos que está mais propenso para tomar uma ação no seu anúncio.

Vou explicar neste artigo como é que esta otimização do Dynamic Criative funciona, como melhora o ROI, boas práticas, como usar e um exemplo de como está a ser usado.

Antigamente era assim: testes A/B

Para fazermos testes A/B, tínhamos de fazer “à mão”, onde iríamos encontrar a melhor combinação de imagens + texto ideais para o público-alvo que definimos.

Para isto tínhamos de criar vários conjuntos de anúncios (onde definimos o público, entre outras coisas), e anúncios, onde iríamos ter imagens e copy (texto) diferente.

Este processo leva muito tempo e só permite testar uma variável de cada vez (ou o público-alvo ou o criativo).

Eis um exemplo da empresa RoiHunter de como isto era feito (à mão).

Antigamente fazia-se assim...

Dynamic Criative – o futuro dos anúncios

Esta opção do Dynamic Criative é mesmo o futuro dos anúncios, porque agora em vez de testarmos manualmente as coisas, podemos ter o Facebook a selecionar a melhor combinação para nós.

Com o Dynamic Criative, criamos o nosso criativo, ou seja, criamos o anúncio com vários títulos, corpo de texto, descrições e imagem, selecionamos um público e isso é colocado num “contentor” por assim dizer.

Eis mais um exemplo adaptado.

Combinação de criativo + público

Esta tecnologia permite assim criar automaticamente variantes dos anúncios e combiná-los para variados públicos, dando muito maior flexibilidade do que os testes A/B que tínhamos de fazer manualmente.

Combinação de criativo e subgrupos de público

O Facebook usa uma parte do seu orçamento para enviar estas combinações para um conjunto de pessoas iniciais, para determinar quais as melhores combinações para cada tipo de público.

Quanto maior o orçamento que definir mais o algoritmo irá aprender.

Isto pode ser um processo demorado, portanto tenha paciência (e dinheiro), não desative nem edite as campanhas nas primeiras 24-36 horas.

Assim, os anúncios serão mostrados às pessoas, e o Facebook irá aprender a mostrar a combinação certa, mostrando os anúncios certos às pessoas certas.

Esta funcionalidade do Dynamic Creative é capaz de determinar as melhores combinações de criativo + público-alvo em 2-3 dias, e otimizar o seu CPC, Conversões e Instalações da app.

Veja o gráfico adaptado.

Gráfico que mostra aprendizagem do algoritmo do Dynamic Creative

Já que cada combinação é correspondida a um público, os seus anúncios terão um maior alcance graças a uma boa Classificação de relevância e CTR (taxa de cliques).

Não vá só à procura da melhor combinação de imagem + copy, tente também melhorar as piores combinações para chegar ainda a mais pessoas.

O que aconteceria se tivesse decidido usar apenas a melhor combinação de criativo? O seu anúncio iria chegar apenas a uma parte do público bom para essa combinação, mas iria estar a perder uma boa parte do seu público ao não experimentar/melhorar as outras combinações.

Dynamic Creative e anúncios carrossel

É possível usar esta funcionalidade com o formato de anúncios carrossel.

O formato carrossel usa o seu texto e imagens para criar a combinação com melhor desempenho dos cartões (cada cartão com uma imagem).

Todos os cartões apontam para uma URL de destino. O Facebook só mostra 3 cartões na pré-visualização, mas no anúncio real poderemos ter até 10 cartões.

Saiba mais sobre esta funcionalidade aqui:
https://developers.facebook.com/ads/blog/post/2017/09/28/dynamic_creative/
https://developers.facebook.com/docs/marketing-api/asset-feed

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário