Facebook: link posts e shares com imagens maiores

A partir de 10 de Setembro de 2013, de cada vez que criares um anúncio de publicação promovida ou partilhares um link, a imagem vai ser maior.

As publicações com links patrocinadas através de anúncios ou partilhas de links têm este aspeto:

exemplo-partilha-link

A imagem segue um formato quadrangular de 154 x 154 px e um limite de 500 caracteres, e há algumas vantagens no que toca a personalizar os conteúdos da publicação, como mostra em baixo.

publicacao-link

  1. Descrição para colocar um link e texto
  2. Uma imagem
  3. Título do link
  4. Uma URL de fachada
  5. Outra descrição do link

Isto é o tipo de publicação que se consegue fazer ao criar um Unpublished Page Post.

Há várias opções que se podem selecionar, o que é bom para os anunciantes. Ainda assim, as publicações que envolvam imagens (e não links, como acima), funcionam melhor, ou seja, as publicações com fotos chamam mais à atenção. Eis um exemplo duma publicação do mesmo estilo da de cima, mas em vez de ser com link (link post) é com uma imagem (photo post).

exemplo-partilha-link

Talvez o Facebook se tenha apercebido deste facto e tenha decidido aumentar a imagem do anúncio das publicações com links (link posts) e permitir um link clicável para uma URL externa (ex.: teu website) para aproximar os links posts dum photo post.

Eis o que as novas publicações de links irão parecer na tua feed de notícias.

link-posts-setembro-2013-facebook

Nota como tem toda a personalização da imagem (a imagem das setas acima) e tem um maior tamanho de imagem como um photo post.

Eis as especificações deste novo formato:

  • Texto até 500 caracteres
  • Título do link, domínio e descrição
  • Título do texto (uma ou duas linhas)
  • Link do domínio (uma linha)
  • Descrição (duas ou três linhas)
  • Rácio da imagem: 1.91:1
  • Tamanho da imagem do anúncio: 400x209px (se a imagem for mais pequena do que 400×209, será apresentada como 154×154 ou 90×90)

Vantagens para anunciantes

Começámos com as publicações promovidas, que nos permitiam colocar as publicações das páginas à frente dum maior número de utilizadores.

Depois apareceu a funcionalidade das publicações de página não publicadas (publicações via anúncios mas que não são publicadas na cronologia da página Facebook), que permitia fazer testes multivariáveis com imagens, criativos e o público-alvo de forma a construir boas campanhas para os melhores resultados.

Estas funcionalidades de anúncios vieram ajudar os anunciantes, pois enquanto que um bom CTR (taxa de clique) do lado direito para os anúncios normais era de .050%, agora, anúncios na forma de publicações na feed de notícias conseguiam fazer com que um bom CTR fosse de 2%.

No entanto, isto tem uma desvantagem. Se estiveres a fazer photo posts ou unpublished photo posts, não vais ter tantas opções de personalização como tens com um linked page post. Com um unpublished photo post só podes ter uma caixa de descrição onde podes colocar o texto, do género:

Pede ajuda dum consultor
—–> serviços de consultoria link-curto.com/kdgfj48

Como criar estas novas publicações

Vai ao Power Editor do Facebook. Se não souberes o que é ou não estiveres a usar o Power Editor, segue este link.

Cica em “Gerir Páginas” no canto superior esquerdo do menu em cascata.

gerir paginas power editor facebook

Depis clica em “Criar publicação (ao lado direito de “Gerir Páginas”). Vai-te ser apresentado a opção de criar um link post, que podes fazer a partir deste ecrã. Preencher os campos (URL, texto da publicação, link do título, etc), clicar no butão “Criar publicação” e e voilá.

criar publicação de post no facebook

Conclusão

As publicações de página promovidas e partilhas de links estão para receber imagens maiores na feed de notícias, o que são boas notícias. Elas estão a ser aumentadas de 154x154px para 400x209px. Esta mudança é efetiva para todos os anúncios e partilhas de links após 10 de Setembro de 2013.

O que achas destas mudanças?

Vê as mudanças no documento oficial em https://www.facebook-studio.com/fbassets/resource/82/UpdatedAdsandSponsoredStoriesGuideasofSept102013.pdf

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário