Como usar GIF em anúncios Facebook

GIFs em Anúncios Facebook: eis como usá-los

Um GIF é uma imagem animada, um misto entre imagem e vídeo.

Os GIFs podem aumentar a sua taxa de cliques espetacularmente se os souber usar bem. Desde princípios de 2017 que o Facebook permite criar anúncios com GIFs.

Talvez ainda não tenha considerado os GIFs para aplicar no seu negócio. Até agora. Neste artigo vou explicar tudo o que tem de saber sobre utilização de GIFs em anúncios Facebook e porque é que eles interessam e como criar o seu próprio GIF.

A importância dos GIF em Anúncios Facebook

Enquanto os anúncios Facebook são ainda bastante eficazes, nota a média de taxa de cliques (CTR) na maioria das indústrias é baixa e tem vindo a baixar.

De acordo com uma análise feita pela WorStream a média de CTR anda ali nos 1%.

Média de taxa de cliques

Talvez isto seja devido a muitas pessoas que anunciam no Facebook que infelizmente não sabem bem como fazer bons anúncios e boas segmentações.

O Facebook permite aos anunciantes matarem uma mosca com um canhão. Esta analogia é para mostrar o exagero que depois se torna em desperdício de dinheiro para quem não cria bons anúncios.

Mas não é necessário ser um génio para ter bons resultados no Facebook.

Há uma maneira fácil de aumentar a média de cliques nos anúncios: através de boas imagens ou vídeos, algo que as pessoas queiram clicar, ver ou interagir.

O próprio Facebook afirma que vídeos mais curtos têm mais visualizações.

E é aqui que os GIF são bons, porque eles chamam à atenção, destacam-se das imagens (que são estáticas), e não requerem o mesmo investimento do que vídeo, carrossel ou anúncios de leads.

Anuncio GIF animado loop

Outra grande vantagem é que dá para aproveitar vídeos existentes (que nem sequer têm de ser criados por si) para criar anúncios espetaculares no Facebook com altas taxas de interação.

Como fazer um GIF

Uma maneira fácil de fazer um GIF para o seu anúncio Facebook é ao usar o GIF Maker do GIPHY.

Criar GIF no GIF Maker

Pode colocar a URL do vídeo (YouTube, etc.) com o qual vai trabalhar; pode arrastar algum vídeo que tenha no seu computador ou procurar e carregar.

Fui ao YouTube e selecionei um vídeo aleatório para efeitos de demonstração. São dois rapazinhos jeitosos, de seu nome Ryan Reynolds e Jake Gyllenhaal.

Vídeo YouTube de exemplo para GIF

Copiei e colei a URL deste vídeo YouTube para o campo. Mas também é possível clicar em “Browse” e ir à procura dum vídeo que tenha no seu computador.

Colocar URL de vídeo

Depois de escolher a forma de adicionar o vídeo (por URL ou a partir do seu computador), aparecem três opções adicionais: Start time, duration e caption.

O GIPHY só lhe permite criar um GIF com a duração de 10 segundos, que chega e sobeja para um GIF (o Facebook considera cinco segundos como uma visualização de vídeo concluída).

Opções GIF Maker

Pode usar as sliders (controlos) do start time e duration para escolher o ponto de início e de fim para o seu GIF ou escrever os números (minutos, segundos) nos campos disponíveis.

Verifique se o início e o fim do seu GIF não são bruscos, deve haver uma transição harmoniosa para que o loop contínuo (quando acaba, volta a rodar) do GIF seja suave. Isto pode levar algum trabalho e ajustamento, mas vai valer a pena.

O seu GIF, se possível, deve ter um apelo à ação. Se não existir um no vídeo em si, use o campo da caption para escrever o seu texto. A copy do seu anúncio já vai ter um apelo à ação, mas é bom colocar também um apelo à ação no GIF.

Legenda no Gif Maker

Depois de estar satisfeito com o resultado é só clicar em Create GIF.

Botão Create GIF.

Irá aguardar um bocadinho enquanto o GIF está a ser criado e carregado no Giphy e depois aparecem opções para o usar.

E voilá. O GIF está pronto para usar em publicações ou anúncios.

Se quiser por exemplo usá-lo numa publicação Facebook clique no ícone do Facebook e abre uma janela para autorizar o GIPHY (se for a sua primeira vez a usar o GIPHY) na sua conta Facebook, e depois publicar na sua feed ou numa página que controla.

Partilhar GIF no Facebook

Para usar o seu GIF num anúncio terá de fazer o download dele.

Faça então o download do seu GIF porque vai ter de carregá-lo para o Facebook quando estiver a criar o seu anúncio.

Download do GIF

Criar Anúncios Facebook com GIFs

Se já sabe criar anúncios vídeo no Facebook, pode saltar para a próxima secção de Boas Práticas mais abaixo no artigo. Ou pode continuar a ver o passo a passo que explico de seguida.

Abra o Power Editor e selecione Criar Anúncio.

Criar anúncio Power Editor

Se nunca criou um anúncio anteriormente ou não está familiarizado com o Power Editor ou com as opções de criação de anúncio, pode selecionar “Usar Criação Orientada” no botão do lado direito da imagem.

Ecrã de criar anúncio no Power Editor

Pode atribuir este anúncio que está a criar a uma campanha existente (ou nova), a um conjunto de anúncios existente (ou novo) e dar um nome ao seu anúncio. Quando terminar clique em Criar.

No anúncio, faça scroll até encontrar e selecionar Vídeo/Apresentação. É aqui que vai carregar o seu GIF para o Facebook.

Selecionar vídeo em anúncio

Clique em Selecionar Vídeo e abre uma janela onde poderá carregar o seu vídeo, que neste caso é o seu GIF, uma imagem animada, mas o Facebook chama-lhe “vídeo”.

Carregar vídeo para anúncio

Está quase.

Após o GIF ter sido carregado para o Facebook, está na altura de colocar texto na descrição do anúncio.

Pense em qual é o objetivo do anúncio e como é que o GIF se alinha com esse objetivo. Se já tem um apelo à ação no seu GIF, repita-o aqui.

Copy para anuncio Facebook

Há mais uma coisa que pode fazer.

Isto não é específico para anúncios GIF, mas convém fazer isto. Coloque os parâmetros de URL para conseguir acompanhar os cliques vindos deste anúncio específico.

Assim quando alguém clica neste anúncio para ir ter à sua landing page onde oferece uma checklist, vai conseguir ver na sua ferramenta de analítica (ex.: Google Analytics) o tráfego que chegou àquela landing page vinda deste anúncio. Pode saber mais sobre isto neste artigo de ajuda.

Eis um exemplo de como eu coloquei os meus parâmetros.

Verificação de parâmetros URL

Parabéns. Criou o seu primeiro anúncio GIF.

O GIF funciona como um vídeo, em que é necessário clicar no botão Play. Ele irá correr de forma contínua até que seja pausado.

(isto é uma imagem, se clicar no Play não vai correr)

Anúncio Facebook de teste com GIF

Aqui está o resultado ao vivo do nosso anúncio de teste com GIF.

GIf de teste para anúncio FB

Se eu estivesse a fazer isto a sério teria investido mais tempo para que a transição fosse suave.

Vamos passar às boas práticas de utilização de GIFs em anúncios Facebook.

Boas Práticas para Anúncios Facebook com GIFs

Agora que sabe como os GIF em anúncios Facebook funcionam, está pronto para criar mais anúncios deste género. Mas antes de o fazer, veja estas boas práticas.

GIF de miúdo do filme UP

Qualidade interessa
Boas imagens com qualidade e uma animação fluida são importantes para o seu GIF. Um anúncio com uma boa imagem (neste caso o GIF) chama mais à atenção das pessoas e dá-lhe maior retorno para os seus anúncios.

Menos é mais
Não queira mostrar demasiado no seu GIF. 10 segundos é o limite para a sua imagem, portanto seja sucinto na comunicação a passar. Pense nas pessoas que vão ver o seu anúncio como tendo uma atenção de peixe de aquário: tem de captar logo o interesse.

.gif
Ao criar o seu GIF no Gif Maker do GIPHY ele já guarda a imagem como GIF, mas se estiver a usar outras ferramentas o ficheiro da imagem deve ser salvo com a extensão de .gif.

Pouco texto
Use pouco texto na imagem. Uma boa utilização de texto num GIF é com 1) um apelo à ação, ou 2) mensagem a comunicar, ou 3) nome do seu negócio.

Mobile?
Alguns dispositivos móveis não conseguem correr anúncios de vídeo; e como resultado, também não vão conseguir ver os GIFs. Embora os anúncios de vídeo de slideshow (um outro tipo de anúncio) podem ser uma boa alternativa, um anúncio com GIF tem mais impacto. Faça estes anúncios para desktop (computadores de secretária) para garantir que as pessoas o conseguem ver.

Como está a pensar usar os GIFs nos seus anúncios Facebook? Partilhe comigo nos comentários.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário