Como criar, guardar e usar Públicos guardados.

Como criar e guardar Públicos (e poupar-lhe uma grande dor de cabeça)

Possivelmente a parte mais complicada de montar uma campanha publicitária no Facebook é escolher o público certo. Há TANTAS opções que tudo se pode tornar confuso, BEM depressa.

Mas isto dos Públicos é importante, porque o sucesso dos seus anúncios depende, basicamente, a quem é que os seus anúncios são mostrados. Faz sentido.

Se tem alguma dúvida em perceber quem definir como Público, veja a secção de Públicos na minha página de recursos de Anúncios Facebook.

Uma das minhas técnicas favoritas é criar o meu Público ANTES de fazer seja o que for. Ou seja, não escrevo nem copy nem crio imagens enquanto não tiver o meu público definido. Assim pouco tempo e sanidade mental na altura de criação do anúncio.

Senão, imagine o seguinte cenário. Pedro, dono dum pequeno negócio online, cria uma landing page para captar leads, e faz anúncios para um grupo muito específico de pessoas. Por exemplo, quem é fã um dum determinado show de culinária.

O Pedro está entusiasmado porque pensa que é capaz de chegar à frente dos espetadores desse show de culinária usando anúncios Facebook. Eles vão clicar nos anúncios dele à maluca e a lista de email dele vai crescer que nem ervas daninhas. Yeah.

Assim, ele escreve a copy e cria imagens para a campanha, o que lhe leva algum tempo a fazer. Ele começa o processo da criação de campanha no Power Editor, e depois chega à secção onde tem de escolher o público (as pessoas a quem mostrar o anúncio).

Mas o Pedro está confuso: ele não sabe como pode segmentar para os espetadores daquele show de culinária. Ele contrata um expert para ajudar a perceber isto, só para descobrir que às vezes não conseguimos ser tão específicos quanto gostaríamos ao criar um público.

Então ele faz o melhor que pode ao criar um público que pode ter alguns espetadores desse show, e isso acaba por resultar numa taxa de cliques baixa e poucas subscrições. Ele tenta todo o tipo de públicos que se lembra só para aprender que este tipo de landing page e oferta que ele montou podem não ser a melhor escolha para fazr anúncios Facebook.

Dinheiro perdido. Tempo perdido. Frustração ao rubro.

Crie primeiro os públicos antes de criar o anúncio.

É isso que eu quero dizer sobre poupar tempo quando cria e guarda públicos Facebook à priori: isto garante que não há surpresas quando está no meio da criação da campanha.

Agora é necessário explicar uma coisa: não estou a sugerir que deve apenas criar uma landing page e uma oferta que sejam perfeitos para um Público destinado a anúncios Facebook. Há outras formas de criar/crescer uma lista de emails, e ter um opt-in que atrai um potencial cliente significa que irá criar uma lista mais lucrativa a longo prazo.

Mas se os anúncios Facebook são a sua estratégia preferida para criar uma lista de emails, então é bom que se certifique que está a segmentar as pessoas certas logo à partida.

Como criar e guardar Públicos de anúncios Facebook sem criar uma campanha

Ficaria surpreso(a) quão fácil é explorar as opções dos Públicos sem se preocupar em criar uma campanha de raíz.

Veja este vídeo para saber como criar e guardar públicos para anúncios Facebook, ou veja os screenshots abaixo.

Subscreva-se no canal YouTube:
Botão subscrição canal YouTube

A partir do Gestor de Anúncios, clique no menu hamburger (as três linhas verticais) no canto superior esquerdo e passe o rato em Todas as ferramentas. Clique em Públicos, por baixo de Ativos.

Aceder a públicos

Clique no botão azul Criar Público no lado esquerdo, e selecione Público guardado.

Públicos no Facebook

Estará agora a olhar para o mesmo interface que usaria para escolher o seu público na criação duma campanha. A única diferença é o Nome do Público no topo. Salte a parte do nome por agora, não é necessário.

Definas as opções para o seu púiblico com dados demográficos (idade, local, sexo), interesses e conexões se necessário.

Deve dar-lhe um nome que faça sentido quando estiver a ver este público, por exemplo, daqui a um ano. Eu gosto de dar um nome de acordo com os interesses e dados demográficos, tais como Mulheres PT AmyPorterfield 25-44. Isto são mulheres em Portugal entre as idades de 25 a 44 que estão “interessadas” em Amy Porterfield.

Se o seu público é um público personalizado ao qual acrescentou dados demográficos, então um nome para ele poderia ser PT Visitantes Site 30 Dias 25-44. (Todos aqueles em Portugal entre 25 a 44 que visitaram o meu site nos últimos 30 dias.)

Depois clique em Criar público cá em baixo e está pronto para rock and roll.

Dados demográficos de público guardado

Como usar os seus Públicos guardados ao criar Campanhas

Quer esteja a usar o Gestor de Anúncios ou o Power Editor para criar os seus anúncios, a parte da segmentação é basicamente a mesma. Em vez de sair do interface para Criar novo, clique em Usar Público guardado e escolha o seu público do menu.

Usar Público guardado na criação de campanha

O seu Público irá preencher os campos de segmentação; se precisar de fazer ajustes, pode fazer.

E é isto. Agora pode dedicar-se ao texto e imagens, orçamento e posicionamento.

Perguntas? Escreva nos comentários ou veja a página de recursos Facebook para encontrar as respostas que está à procura.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário