Hacking aos Anúncios Facebook

Neste artigo abordamos os seguintes tópicos:

  1. Como ter mais prova social (likes etc.) nos anúncios
  2. Como dar a conhecer a minha loja?
  3. Como chegar a certas pessoas dentro dum público?
  4. O que fazer com anúncios que não têm resultados?
  5. Como obter ajuda do Facebook para os anúncios?
  6. Como otimizar para conversões sem o píxel?
  7. Como promover o meu ginásio em 6 meses?
  8. O que é um bom CPC (custo por clique)?
  9. Mudar o orçamento impacta desempenho dos anúncios?
  10. Usar janela de atribuição de 1 ou de 7 dias?
  11. BÓNUS: como instalar o píxel no meu site?

Espero que este artigo lhe seja de grande valor.

#1 – COMO TER PROVA SOCIAL

nos seus anúncios (mais likes, comentários, etc.)

Numa rua temos dois restaurantes. Se um tem uma grande fila e o outro não tem ninguém à porta, provavelmente vai pensar que o primeiro é um bom restaurante.

Num post/anúncio Facebook, é a mesma coisa. Quando há muitos Gostos, comentários e partilhas, as pessoas prestam mais atenção e interagem.

Quando duplicamos conjuntos de anúncios, o Facebook cria novos anúncios duplicados, mas que são novos, ou seja, os Gostos e interação que teve no anúncio original, não vão para os anúncios duplicados.

Para termos todos os gostos, comentários e partilhas a irem todos para o mesmo anúncio, encontramos a identificação (ID) do anúncio e apontamos todos os anúncios para o mesmo.

Passo 1: Aceda às Publicações de página
Publicações de Página

Passo 2: Encontre a sua publicação, seja post ou anúncio
Publicações de página (e anúncios)

Passo 3: Copie este número (ID do post)
Copiar ID de post de anúncio

Passo 4: Cole a ID em Utilizar publicação existente (na vista Anúncio)
Utilizar publicação existente

Resultado: Agora todos os Gostos, Comentários e Partilhas irão todos para o mesmo anúncio, concentrando toda a prova social num único sítio, para fazer bom uso do seu dinheiro.
Anúncio Facebook

#2 – COMO DAR A CONHECER

a minha loja/estabelecimento às pessoas?

Antigamente havia um objetivo de campanha de “Local Awareness” que se podia selecionar, que era um bom objetivo para dar a conhecer um estabelecimento físico local às pessoas.

Nos últimos tempos o Facebook consolidou os seus objetivos, eliminou alguns e fez uma fusão de outros como forma de facilitar as coisas aos anunciantes.

Objetivos de Campanha

Agora, há dois tipos de objetivos que recomendo usar para dar a conhecer um negócio físico local às pessoas: Divulgação da marca, e visitas à loja.

No entanto sugiro que escolha Divulgação da marca e que segmente a nível local.

Passo 1: Selecione Divulgação da marca (objetivo Campanha)
Objetivos de Campanha (divulgação da marca)

Passo 2: Defina o seu público para a sua localidade
Definir público local

Resultado: Estará a divulgar a sua marca e a dar a conhecer o seu estabelecimento a pessoas nos arredores. É mais prático do que visitas à loja, que também pode experimentar, mas requer passos adicionais (ver imagem).

Objetivos de Campanha

Visitas à loja

#3 – COMO CHEGAR ÀS PESSOAS

certas dentro dum público?

Como pode chegar a um conjunto de pessoas específicas que existem dentro dum público, mas que não têm critérios de segmentação que as possamos escolher.

Por exemplo, suponha que quer chegar a pessoas que são gestores e que estão à procura de contratar outros gestores dentro dum mercado específico.

Chegar às pessoas certas

Aqui temos de dar um passo atrás, e usar a copy do nosso anúncio para falar diretamente para esse conjunto de pessoas, ou seja, usamos o texto no anúncio para filtrar as pessoas que queremos daquele público.

Passo 1: Na copy do seu anúncio, fale diretamente para a pessoa, através do cargo, função ou ação que quer que tomem. No exemplo abaixo estou a segmentar para pessoas que fazem anúncios no Facebook, e daqueles que fazem anúncios, quero atingir quem quer fazer anúncios Messenger (nem todos sabem fazer, veja o meu artigo Anúncios Messenger: Guia Completo).

Anúncio Messenger

Eis outro exemplo, onde estou a chamar a atenção dos marketers na minha copy.
Chamar atenção do público na copy

Resultado: Estará a chegar às pessoas certas dentro dum público-alvo que definiu. Esta é a forma de atingir um subgrupo de pessoas dentro dum público que de outra forma não consegue alcançar através das opções de segmentação do Facebook.

#4 – LANCEI UM ANÚNCIO HOJE

e não está a ter resultados, o que fazer?

Um dos problemas que vejo nos meus clientes e alunos é a impaciência. Não dão tempo suficiente para os anúncios correrem e serem mostrados às pessoas.

O Facebook precisa de tempo para otimizar o seu anúncio, ou seja, mostrar às pessoas que estão mais inclinadas para tomar o tipo de ação baseado no objetivo da campanha que escolheu (ex.: tráfego, conversões).

Para isso tem de esperar tempo suficiente, e após isso, se não estiver a ter resultados, analise aquilo que eu chamo das “métricas de resolução de problemas”, para perceber o que há de errado.

Tablet e login Facebook

Passo 1: Espere 24-36 horas antes de ver estatísticas do anúncio, antes de tirar quaisquer conclusões. A paciência é uma virtude.

Rapariga em meditação relax

Passo 2: Veja estatísticas principais relacionadas com objetivo. Se for Tráfego, veja custo por clique, se for Conversões, veja custo por lead, etc. para os outros objetivos.

Métricas principais de objetivos

Passo 3: Se os anúncios tiverem com fraco desempenho, veja as métricas de resolução de problemas:

  • CTR (taxa de cliques)
  • Classificação de relevância
  • Frequência
  • Taxa de conversão

CTR (taxa de cliques): As pessoas clicam no anúncio mas não se convertem? Isso significa que o seu anúncio pode ser bom, mas a sua landing page tem problemas que precisa resolver. Mais de 1% é uma taxa de cliques decente.

Classificação de relevância: A classificação de relevância é menor que 6? Então o anúncio não é relevante para o público que definiu. O ideal é ter acima de 6.

Frequência: Qual a sua frequência? Esta é o n.º de vezes que o seu anúncio foi mostrado à mesma pessoa. Se mostrar muitas vezes, poderá ter feedback negativo. Mantenha em 1 a 4.

Taxa de conversão: E a sua taxa de conversão? As pessoas convertem-se na sua página? Se não, o problema está na sua landing page ou na sua oferta, ou seja, a sua landing page até pode ser boa, mas a sua oferta não é boa para o público que escolheu.

Resultado: Ao ser paciente antes de tirar conclusões, poderá analisar o verdadeiro impacto dos seus anúncios. Se mesmo assim não estiver a ter resultados, verifique as métricas principais relacionadas com o objetivo de campanha, e após isso, as métricas de resolução de problemas.

#5 – COMO OBTER AJUDA

do Facebook para os meus anúncios?

É normal ter dúvidas e problemas que possa estar a ter no Facebook, particularmente com os seus anúncios.

Acontece algum problema com os seus anúncios, ou com a sua conta, e precisa de resolver este problema, comunicar com alguém.

Por vezes é uma dúvida que precisamos genuinamente de resolver, outras vezes é um problema do próprio Facebook, que causa bugs e glitches que nos dificultam a vida.

Poucas pessoas sabem como contactar o Facebook. Mas eu vou-lhe mostrar – porque sou bom rapaz.

Homem a segurar escadas

Passo 1: Aceda a este link: https://www.facebook.com/business/resources

Página de ajuda do Facebook

Passo 2: Escolha o tipo de ajuda (comunidade, chat)
Comunidade ou chat

Resultado: Ao aceder a essa página, poderá consultar os documentos de ajuda do Facebook, e se precisar de suporte adicional, pode colocar uma pergunta aos outros utilizadores, ou falar via Messenger com um representante do Facebook (dias úteis, e horas limitadas).

#6 – OTIMIZAR P/ CONVERSÕES

sem o píxel do Facebook?

Como otimizar para conversões sem o píxel do Facebook?

Por exemplo, suponha que está a vender bilhetes para um cliente, e o site deles não é seu, ou não permite colocar o píxel.

O que fazer?
Comprar bilhete para concerto

Passo 1: Crie um anúncio de Conversões para incentivar à venda do bilhete (ou seja o que for que estiver a vender para o cliente)
Anúncio icone

Passo 2: Leve as pessoas para uma landing page que você controla, e coloque aí o píxel do Facebook.

Passo 3: Crie um evento padrão de “Purchase” para disparar quando alguém clica no botão Comprar (que leva para o tal website que você não controla)

Evento padrao em Comprar

Passo 4: A nível do conjunto de anúncios, selecione “Compra”. Isto diz ao Facebook qual o evento para o qual queremos otimizar a conversão.

Otimizar para Compra (evento padrão)

Passo 5: Em adição a isso, ainda no Conjunto de anúncios, selecione “Cliques na ligação” na secção de Otimização e publicação.

Cliques na ligação (anúncio Conversões)

Resultado: Selecione o objetivo de Conversões, e para otimizar as conversões para “Purchase”, o Facebook irá mostrar o seu anúncio às pessoas mais inclinadas para tomarem.

Depois, é da responsabilidade da sua landing page de convencer as pessoas a comprar o bilhete, que ao clicar no botão, leva para o site externo onde a compra poderá ser feita.

Isto é uma forma de poder otimizar para conversões quando não temos acesso ao website que faz a venda para colocarmos lá o píxel.

Nota do João: Poderia colocar o evento padrão de Compra na página de obrigado da tal bilheteira online – se tivesse acesso ao site deles. Mas mesmo que tivesse, se o bilhete for caro, poucas pessoas iriam comprar, o que não iria dar dados suficientes ao Facebook para mostrar o seu anúncio às pessoas mais inclinadas a comprar.

#7 – COMO PROMOVER

o meu ginásio em 6 meses?

Suponha que quer promover o seu negócio, ou que quer promover o ginásio dum cliente no qual tem um contrato de 6 meses para lhe captar mais leads e clientes.

Iria fazer anúncios para levar as pessoas para uma landing page com uma oferta para as converter como leads?

Não é sensato fazer isto, mês após mês. É bom mostrar ao cliente a captação de leads para mostrar resultados, mas não devemos fazer campanhas de conversão continuamente, porque o seu público estaria saturado ao fim desses 6 meses neste segmento de mercado, especialmente se for a nível local.

Temos de abordar isto de maneira diferente.

Pessoas num ginásio

Passo 1: Qual é o objetivo do negócio, deste ginásio? Tudo começa aqui. É branding, leads, vendas?

Dardos (setas) em alvo a azul

Passo 2: Vamos partir do princípio que o objetivo é vender mensalidades de ginásio. Crie uma campanha de Divulgação de marca ao longo dos 6 meses, variando as imagens e copy do anúncio.

Objetivos de Campanha (divulgação da marca)

Passo 3: Faça campanhas de conversão ocasionais com anúncios de retargeting para quem visitou as landing pages dos anúncios de Divulgação da marca. Isto pode ser na forma dum desconto ou promoção. Pode ocasionalmente experimentar para públicos frios também.

Anúncio para landing page com promo

Resultado: Ao fazer isto estará a dar a conhecer-se primeiro ao seu mercado antes de lhes tentar impingir alguma coisa.

As campanhas de Divulgação de marca podem levar para um artigo ou páginas que mostram os bastidores do ginásio, um “antes e depois”, etc.

As campanhas de conversão são feitas ocasionalmente para as pessoas que já o conhecem, podendo experimentar também para públicos frios.

As campanhas de divulgação da marca são para ser feitas continuamente, as campanhas de conversão são para ser feitas ocasionalmente, e em conjunção às outras.

#8 – O QUE É UM BOM

CPC (custo por clique) para o meu anúncio?

Perguntar quanto é um bom custo por clique é como ir a um stand automóvel e perguntar quanto custa um carro.

O vendedor vai olhar para si com pena, ou rir-se na sua cara, e depois perguntar-lhe se o carro é novo ou usado, a gasolina ou gasóleo, comercial ou de passageiros, etc.

Gestor comercial

Suponha que o seu custo por clique é de 2 euros, e você está a vender T-shirts. É mau.

Suponha que o seu custo por clique é de 2 euros, e você está a captar leads quentinhas para imobiliário. É bom.

Passo 1: Determine o seu objetivo. Está a fazer anúncios porquê? Porque está na moda ou porque o João disse? Ou está à procura de atingir alguma coisa em concreto para o seu negócio ou atividade?

Seta e lâmpada

Passo 2: Verifique as suas métricas mais importantes, relacionadas com o objetivo de campanha que escolheu. Por exemplo, numa campanha de Conversões, veja o custo por lead, numa campanha de Interações, veja o custo por Interação (Like).

  • Qual o CTR (taxa de cliques)?
  • Qual a Frequência (manter 1-4)?
  • Qual a Classificação de relevância
  • As pessoas estão a comentar, gostar?

Passo 3: Se o seu custo por clique for elevado, analise a sua taxa de cliques (diferente de custo por clqiue). Se a sua taxa de cliques for > 1%, reveja o seu Público; se a sua taxa de cliques for < 1%, reveja o seu anúncio (copy, imagem) e o seu público. Homem e analítica

Resultado: Um custo por clique é baixo ou elevado conforme o que estiver a vender e conforme o seu objetivo. Se acha que o seu CPC é elevado, analise outras métricas para perceber o que está a falhar.

Pode ser que o seu anúncio não seja relevante para o público que definiu, ou a sua landing page que tem de ser melhorada, ou a sua oferta que também tem de ser melhorada, ou simplesmente, pode não ser a oferta mais adequada para o público que definiu.

#9 – MUDAR O ORÇAMENTO

impacta o desempenho dos meus anúncios?

Resposta curta é que mudar o seu orçamento não impacta o desempenho dos seus anúncios.

Imagine que criou uma campanha e definiu o orçamento para 10 euros por dia, há dois dias. No primeiro dia gastou os 10 euros, no segundo dia gastou os 5 euros, e hoje ainda não gastou nada do orçamento. Os anúncios não estão a gastar o seu orçamento.

Mudar o seu orçamento não iria impactar os seus anúncios.

O desempenho dos seus anúncios está dependente da sua segmentação, ou seja, o público que definiu, e da qualidade do anúncio em si (bom copywriting, boa imagem).

Público facebook definir

Passo 1: Veja as suas métricas principais relacionadas com o objetivo de campanha que escolheu (ex.: Tráfego, veja custo por clique; Conversões, veja custo por lead)

Algumas estatísticas

Passo 2: Veja a Classificação de relevância do anúncio. Se for abaixo de 6, o seu anúncio não é relevante para o público que definiu, e o Facebook irá mostrá-lo menos vezes às pessoas. Trabalhe no seu anúncio e landing page até estar igual ou superior a 6.

Classificacao de relevância

Passo 3: Veja as outras métricas de resolução de problemas. Além da Classificação de relevância, veja também o CTR (taxa de cliques), a Frequência, e a taxa de conversão. E reveja o seu público, porque poderá estar aí o seu problema, que não está a segmentar para um bom público. Veja o artigo do Guia Completo Públicos Personalizados.

Resolução de problemas (chave fendas)

Resultado: Se o orçamento que definiu não estiver a ser gasto por completo, poderá ser devido a uma variedade de razões, mas mais provavelmente será devido a 1) maus critérios de segmentação do seu público e 2) fraco anúncio.

Também pode ser que o público que escolheu seja muito atingido por outros anunciantes no Facebook, e eles têm melhores anúncios do que os seus (porque acompanham os meus conteúdos :), fazendo com que os anúncios deles sejam mais mostrados. Reveja o seu público e as suas métricas para perceber onde está o problema.

Dica bónus: experimente fazer lances manuais, e coloque um valor mais elevado do que o custo por clique médio que tem atualmente nos seus anúncios. Isto vai fazer com que o seu anúncio tenha mais hipóteses de ser mostrado mais vezes do que os dos seus concorrentes.

#10 – CONVERSÕES

usar janela de atribuição de 1 ou 7 dias?

Deve usar uma janela de atribuição de 1 ou 7 dias?

Quando o seu objetivo de campanha é Conversões, na secção de Otimização e publicação (a nível do Conjunto de anúncios), há uma opção para escolher se quer otimizar para cliques de 1 dia ou de 7 dias.

Isto significa que é o tempo que demora após alguém clicar no seu anúncio e tomar a ação que quer que eles tomem após aterrarem na sua landing page.

Pessoalmente uso o clique de atribuição de 1 dia, e é o que sugiro aos meus clientes e coachees.

Se alguém for para uma landing page para se inscrever numa aula grátis minha, ou ebook, etc., é 1 dia que deve ser: as pessoas não estão a comprar um carro, isto é uma decisão rápida.

Explicação da janela de atribuição

Passo 1: A nível do conjunto de anúncios, seleciona Clique de 1 dia. Isto fará com que a conversão, se correr no espaço de um dia, seja atribuído anúncio do Facebook.

Otimizar para cliques de 1 dia

Passo 2: Depois de deixar correr os anúncios algum tempo, vá ao seu Gestor de Anúncios e selecione Personalizar colunas.

Personalizar colunas

Passo 3: Por defeito, está como clique de 28 dias e visualização de 1 dia. Aqui pode selecionar as janelas de comparação para analisar os dados respetivos a elas que aparecem nas estatísticas dos seus anúncios.

Alterar janela de atribuicao

Janela de atribuicao cliques e visualizaçoes

Passo opcional: Para alterar a predefinição da janela de atribuição, vá a este link e selecione a sua janela de cliques e janela de visualização.

Janela atribuição por defeito

Resultado: As janelas de atribuição são definidas a nível do Conjunto de anúncios, na secção de Otimização e publicação. Sugiro que selecione Cliques de 1 dia, porque é o mais indicado para a maioria das pessoas.

Se estiver no entanto a vender produtos que requerem um elevado investimento (pense num carro ou numa casa), então é mais apropriado janelas de atribuição maiores.

#BÓNUS: PÍXEL

como instalar o píxel no seu site

O píxel do Facebook é o que permite otimizar para conversões e fazer anúncios de retargeting. É uma maravilha.

Pessoalmente, uso o Google Tag Manager para instalar o píxel, mas se o seu website estiver criado num gestor de conteúdos como o WordPress, poderá em plugins instalar o píxel do Facebook facilmente.

Veja também este artigo para uma forma alternativa de instalar o píxel do Facebook no seu site WordPress.

Screenshot site wordpress.org

Passo 1: Crie ou aceda ao código do seu píxel neste endereço:
https://www.facebook.com/ads/manager/pixel/facebook_pixel/. Se já criou o seu píxel selecione Ver código do píxel e esta janela irá abrir. Nota: pode criar 10 píxeis se tiver Gestor de Negócios.

Ver código do píxel

Código do píxel

Passo 2: Instale um dos seguintes plugins para colocar o píxel do Facebook no seu website.

Resultado: Com o seu píxel instalado, poderá otimizar para conversões específicas com eventos padrão (Compra, Lead, etc.) e conversões personalizadas. É com o píxel que podemos fazer anúncios de retargeting para as pessoas.

Por exemplo, posso criar um anúncio para levar as pessoas para um artigo no meu site em que falo sobre como ter um jardim doméstico, mesmo que more num apartamento.

Depois, faço anúncios retargeting, para as pessoas que viram esse artigo, para as levar para uma landing page onde tenho um ebook para lhe dar sobre “Como plantar amoras de deitar água na boca no seu jardim doméstico”.

Assim estou a captar leads, entram no meu funil de marketing automatizado e mais tarde, eventualmente poderão converter-se para uma Workshop sobre jardins domésticos e horticultura.

O céu é o limite. Eu dei-lhe as ferramentas e todo este conhecimento gratuitamente. Agora está na altura de implementar. Deixe-me orgulhoso.

Chihuaua com flor

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário