Instalar Píxel Facebook no Google Tag Manager.

Instalar Píxel Facebook com Google Tag Manager

O Google Tag Manager (Gestor de Etiquetas Google) é uma ferramenta de gestão de etiquetas da Google. Com esta ferramenta, pode instalar e gerir vários tipos de etiquetas de marketing e analítica num website ou app móvel.

Google Tag Manager permiter ter tags para vários scripts.

Pense no GTM como um sítio central onde pode colocar todos os scripts de acompanhamento que precisa para o seu site.

Por exemplo, no Google Tag Manager pode colocar o script do Google Analytics, do Adwords, e sim, também o Píxel do Facebook, que é que vamos aprender neste artigo.

Logotipos google tag manager e facebook píxel.

A vantagem é que pode ter todos esses scripts no mesmo sítio (no GTM) em vez de ter de instalar cada um deles no website.

Assim só tem de instalar o Google Tag Manager no seu site, uma vez, que ele traz com ele todos os outros scripts que ele tem (google analytics, píxel do Facebook, etc).

Se ainda não tem o Google Tag Manager, deve colocar o código dele no cabeçalho do seu site. Leia este artigo para saber como criar uma conta GTM e instalar no seu site, e depois continue com este tutorial.


Passo 1. Criar o Píxel do Facebook

Vamos começar no Gestor de Anúncios, que pode visitar em facebook.com/ads/manage (partindo do princípio que já tem uma conta de anúncios Facebook ligada ao seu perfil – se alguma vez promoveu um post ou fez um anúncio, então já tem).

Clique em ≡ (as três linhas) no canto superior esquerdo e faça scroll até Todas as Ferramentas. Um menu maior irá abrir para o lado direito. Veja por baixo de Ativos, onde encontrará Píxeis.

Aceder ao Pixel Facebook

Clique no botão verde Criar um Píxel Criar píxel

Depois de clicar em criar Píxel, tem de lhe dar um nome e concordar com os termos do píxel do Facebook.

Dê-lhe um nome. Eu dei ao meu um nome muito criativo “O meu pixel Facebook”. Depois clique no botão azul Criar píxel.

Criar pixel Facebook e dar-lhe nome

NOTA: Se não vê um botão verde de Criar píxel, significa que já criou o seu Pixel Facebook. Mas verifique se instalou no sítio certo, clique no botão Ações, e depois em Ver código do píxel. Continue agora com o resto deste tutorial.
Ações > Ver código do píxel


Passo 2. Instalar o código do píxel

Aparece uma janela com 2 opções para instalar o código do píxel. Pode escolher uma integração ou copiar e colar o código.

Instalar píxel com integração ou copiar e colar.

As integrações disponíveis são Shopify, o Gestor de Etiquetas do Google (Google Tag Manager), Magento, Big Commerce e Segmento. Se quiser instalar com o “Gestor de Etiquetas do Google”, pode fazê-lo aqui, mas não recomendo – e vou explicar porquê em instantes.

Escolher integração píxel Facebook.

Mas se quisesse, clicava em Gestor de Etiquetas Google e aparecia uma janela para pedir autorização. Isto iria dar acesso ao Facebook sobre o Google Tag Manager via API e iria criar uma tag e trigger por si. Mas não vamos fazer isso, e vamos instalar a etiqueta (tag) manualmente para que possamos ter mais controlo sobre a configuração. Eu neguei o pedido de autorização.

Autorização Facebook para acesso conta Google

O Facebook ficar com a minha autorização Google? Nah.

Eis como instalar corretamente o Facebook.

Feche essa janela de autorização e volte atrás onde estávamos. Escolha “Copiar e colar o código.”

Copiar e colar o código do píxel.

Irá ver uma janela abrir com código. Pode pegar no código e ir para o próximo passo, ou então ligar a correspondência avançada.

Copiar código pixel

“Correspondência avançada” é uma opção que quando ativada, acrescenta um excerto ao código original. A correspondência avançada permite enviar informação pessoalmente identificável ao Facebook para que eles saibam exatamente (isto é quase assustador) quem está no seu website com o propósito de melhorar o retargeting.

Correspondência avançada píxel facebook.

Nas palavras do próprio Facebook, “Esta nova funcionalidade do píxel Facebook permite aos anunciantes tirarem partido dos dados dos seus potenciais clientes tais como email, telefone, entre outros. Ao implementar esta funcionalidade, os anunciantes podem ter mais conversões, otimizar os seus anúncios porque têm mais dados de conversões, e chegar a mais pessoas no Facebook com os públicos personalizados do seu website ou anúncios dinâmicos.

Mas adiante… vamos instalar o píxel no Google Tag Manager, para que por sua vez “dispare” no nosso website.


Passo 3. Usar o Google Tag Manager

Inicie sessão na sua conta Google Tag Manager e crie uma nova etiqueta.

Nova etiqueta Google Tag Manager

Selecione “HTML personalizado” (deverá estar no fundo da página).
Etiqueta HTML personalizado

Cole aqui o seu código píxel.

Colar código do píxel Facebook.

Agora escolha um acionador (trigger). O acionador é aquilo que que dizemos ao Google Tag Manager para que ele “dispare” a nossa etiqueta, ou seja, quando acontecer “isto”, dispara o código píxel.

Escolha um acionador de “Visualização de página”.

Acionador visualizacao de pagina

Abre uma nova janela.

Queremos que quando toda e qualquer das nossas páginas é visualizada, o píxel seja disparado. Por isso selecione “Todas as visualizações de página” e clique em Guardar no canto superior direito.

Acionador para todas as páginas GTM.

Clique no botão azul Guardar no canto superior direito e criou a sua etiqueta com o código do Píxel. Não é difícil 🙂

Após clicar em Guardar, vai para o menu principal e clique em “Enviar”. Isto é um passo adicional que é necessário fazer, porque estamos a confirmar que queremos tornar oficial a mudança que fizemos.

Enviar/publicar Google Tag Manager.

E cá está. O píxel Facebook está instalado.

Se não quiser usar o Google Tag Manager, veja aqui instruções para instalar o píxel do Facebook em:

Para testar se o píxel está corretamente instalado, adicione a extensão Chrome Pixel Helper no seu browser (tem de estar a usar o Chrome).

Instalar extensão Chrome Pixel Helper

Depois de instalar visite o seu site.

Facebook Pixel Helper

A partir de agora poderá ver se o pixel do Facebook está instalado em qualquer site, e não apenas no seu. Vá ver os sites dos seus concorrentes: se eles têm o píxel instalado, então são relativamente sofisticados e levam o seu marketing a sério.


Como criar Conversões Personalizadas

Agora que o píxel está instalado, pode usá-lo para ter dados sobre as pessoas que tomam ações nos seus anúncios Facebook. E pode fazer isto facilmente através das conversões personalizadas.

As conversões personalizadas são súper FÁCEIS de fazer.

1. Vá ao Gestor de Anúncios e clique no canto superior esquerdo do menu. Vá a Todas as ferramentas e selecione Conversões personalizadas.

Aceder a conversões personalizadas

2. Clique no botão azul Criar conversão personalizada. Criar conversão personalizada botão.

3. Insira a URL de qualquer página no seu site que seja a página da conversão. Normalmente isto é a página de obrigado (thank you page) que as pessoas vêem após inscreverem-se para o seu conteúdo gratuito ou após comprarem o seu produto. Depois clique em Seguinte.

Conversao personalizada opções 1

4. Dê um nome à sua conversão que faça sentido daqui a um ano se estiver a olhar para isto. Não lhe chame Inscrição de Webinar, porque provavelmente vai fazer mais do que um webinar para o seu negócio, certo?

Conversao personalizada opções 2

Não precisa definir um valor para a conversão (a menos que esteja a acompanhar compras, assim iria colocar o preço do produto em “Definir um valor para a conversão”.

5. Clique no botão Criar, e dê a si próprio(a) uma palmadinha nas costas, porque está feito. Não tem de instalar outros códigos: o píxel Facebook e as conversões personalizadas chegam para a maioria dos negócios.


Como ligar a sua Conversão personalizada aos seus anúncios Facebook

Isto é algo que adoro sobre o acompanhamento de conversões para os seus anúncios Facebook: é automático. Não tem de andar a “ligar” as conversões como era antigamente (lá vai o tempo).

Todas e quaisquer conversões personalizadas que criou serão acompanhadas em toda a campanha que fizer desde que deixe este botão de seleção ativo ao criar os seus anúncios:

Acompanhamento por píxeis

Mas nem sequer tem de se preocupar com isso, porque a opção já está predefinida ao criar os seus anúncios, independentemente do tipo de anúncio. Muito bem, Facebook.

E você, já instalou o píxel do Facebook?

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário