Imagem destaque Dicas Messenger PMEs

Facebook Messenger para pequenas empresas: 6 dicas

O Messenger é o serviço do Facebook mais usado e pode ser uma ferramenta potente para envolver os seus potenciais clientes na rede social. Saiba como usá-la no seu negócio.

1. Crie um plano

Use o Facebook Messenger, não por ser uma coisa que está na moda, mas sim de forma a alinhar-se com o seu plano de marketing.

Determine qual a “voz” que irá usar, o seu tom de conversa, ex. se trata as pessoas por tu ou por você, e pense numa abordagem que irá usar para interagir e responder aos utilizadores que o contactem.

altifalante-pessoas

Dá para perceber logo que uma empresa não tem planeamento nem estratégia quando esta usa o Messenger para empurrar produtos e serviços para os utilizadores na sua lista, em vez de usar o Messenger da maneira para o qual ele foi criado – para comunicar com as pessoas alguma informação importante.

2. Dê um toque pessoal

Envolva as pessoas, interaja com elas, crie um relacionamento com os utilizadores ao lhes dar valor (bom conteúdo, ajudar), para que eles marquem amigos nos comentários e de forma genuína gostem e partilhem o seu conteúdo. Veja o meu exemplo no Messenger (clique em Começar).

Mensagem com toque pessoal

Faça perguntas para saber mais sobre as pessoas e responda a questões que possam ter. E dê um toque pessoal, talvez divertido ou light, dependendo do seu segmento de mercado. Isto dá um toque mais humano na sua comunicação, especialmente se estiver a usar bots.

3. Use respostas automáticas

Use as Respostas instantâneas (ou bots), não para parecer uma “máquina”, mas para conseguir satisfazer alguma curiosidade ou questão que um utilizador tenha colocado à sua Página via mensagem.

Para isto, vá à sua Página > Definições > Mensagens, e aí pode escolher as respostas que pode dar aos utilizadores quando lhe enviam uma mensagem. Por defeito, as Respostas instantâneas (quando ligadas), dizem isto: “Obrigado pela tua mensagem. Vamos tentar responder o mais brevemente possível.”

Pode ainda ligar a opção de “Prompt visitors to send messages”, que quando uma pessoa visita a sua página, abre automaticamente a janela do Messenger na qual pode logo comunicar com a sua Página.

Resposta automática Messenger

Isto é ótimo, porque se a pessoa comunicar consigo, pode depois criar anúncios de Messenger chamados “Mensagens patrocinadas”.

Este tipo de anúncios só está disponível para mostrar a pessoas que já comunicaram com a sua página (não pode mostrar para quem não interagiu com a sua página no Messenger). Existe um outro tipo de anúncios Messenger que pode fazer, a que chamo “anúncios messenger de destino”, que menciono na dica 4 abaixo.

Anúncio Facebook Messenger

4. Incentive as pessoas a interagir

Experimente fazer anúncios no Messenger para incentivar as pessoas a enviar-lhe a primeira mensagem.

Quando elas o contactam via Messenger, pode mostrar-lhe anúncios de “Mensagens patrocinadas” (apenas para quem comunicou com a sua página).

As taxas de abertura para este tipo de anúncio (que enviam mensagens) são espetaculares: tenho taxas de abertura de 80%-90%, e grandes taxas de cliques também.

Um outro tipo de anúncio Messenger que pode fazer, e que não está dependente do utilizador ter comunicado com a sua Página, são os anúncios Messenger de “destino”, que é um anúncio normal como qualquer outro, mas que quando clicado, abre uma janela do Messenger.

Anúncio Facebook Messenger de destino

5. Não use só o Messenger

Depender só do Messenger para comunicar com os seus potenciais clientes limita o seu alcance apenas para as pessoas que estão com login no Facebook.

Embora seja “a” rede social mais usada do planeta, não significa que seja o melhor sítio, a toda a hora, para todo o tipo de empresas chegarem às pessoas.

Não dependa só do Messenger, porque é como meter os ovos todos na mesma cesta: se cair, partem-se os ovos todos. Espalhe a sua estratégia por diferentes táticas de marketing.

Por exemplo, use o email também. O email marketing, apesar de ter taxas de abertura e cliques inferiores ao Messenger, é algo que ainda é muito forte como tática de marketing.

Caixa de entrada de email

Veja por curiosidade o artigo Será que o Messenger vem substituir o email?

6. Não seja muito promocional

Embora a natureza instantânea e pessoal do Messenger torna-o um canal eficaz para chegar às pessoas, vender e servir de apoio a cliente, é também um perigo devido à tentação do mesmo.

E essa tentação é querer ser demasiado promocional e empurrar produtos e serviços às pessoas.

Se você fizesse isso com os seus amigos no Facebook, de certeza que iria ter menos amigos daqui para a frente. Não faça isso aos clientes.

Pode vender, mas agregue valor primeiro às pessoas com bom conteúdo (bons artigos, vídeos, posts).

Prenda na mão

P.S.: Para informações completas sobre as Mensagens do Messenger, visite a página de ajuda do Facebook.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário