O Poder dos Três em Marketing & Comunicações

Como pessoa e profissional envolvido no mundo do marketing – não só digital mas também o tradicional, há conceitos que nos podem ajudar a fazer sentido do nosso mundo, a agilizar os processos, a tomar boas decisões e alcançar melhores resultados. É baseado num conceito muito simples. Três. O número 3.

Porquê o 3?

A minha mãe customava dizer quando eu lhe respondia em relação a uma pergunta com o número três:

Três? É a conta que Deus fez.

Isto não tem nada a ver com matérias religiosas.

O poder deste número assenta na sua simplicidade, em como a “big idea” ou a “big picture” é um conceito unificado nas comunicações das marcas e que é idealmente baseado e suportado em não mais do que três mensagens principais.

Muitos dos conceitos mais profundos na natureza e no mundo à nossa volta baseiam-se neste número em várias formas.

A maior parte dos livros, estudos e artigos tem três partes: um princípio, meio e fim.

  • Nós tentamos sempre “triangular” um problema de forma a obter uma resposta. Por exemplo, podemos, ao lançar um novo produto ou serviço, olhar para a nossa situação interna, os benchmarks competitivos e as melhores práticas a desenvolver.
  • O melhor conteúdo das redes sociais, no Facebook, é constituído por três elementos: 70% valor, 20% partilha de conteúdo dos outros e 10% de conteúdo promocional
  • Ao avaliar opções concorrentes entre si, nós não escolhemos entre as duas, mas muitas vezes acabamos por estar a avaliar três pontos.
  • As pessoas às vezes perguntam “quais são as tuas três prioridades” numa tomada de decisão
  • O génio da lâmpada sempre deu três desejos
  • O Cristianismo é baseado no Pai, Filho e Espírito Santo (três)
  • Por vezes usamos a analogia da mesa com três pernas como uma metáfora para dizer “algo que se mantém de pé por ele próprio”.

Da próxima vez que te deparares com um desafio ou uma oportunidade nas próximas semanas, pensa no Poder dos Três e acha as tuas três prioridades principais, organiza o tempo em três fases, cria os três pilares para a tua plataforma se manter de pé ou simplesmente usa três minutos do teu tempo para pensar em como podes facil e simplesmente explicar o desafio ou oportunidade em três pontos.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário