Produtividade impecável

Espreme o dia ao máximo

Quando trabalhas por conta própria e estás, por vezes, à mercê dos teus clientes, pode ser difícil estares concentrado nas atividades que tens a desempenhar. A internet pode ser uma distração, e isso, juntamente com a capacidade espetacular de procrastinação do ser humano, acabas por gastar muito do teu tempo em atividades que não te estão a trazer dinheiro ou resultados.

Se isto é verdade para ti, eis algumas sugestões para te tornares numa máquina de produtividade.

Uma lista-a-fazer

Se tens o hábito de fazer listas, e gostas da sensação de poderes riscar uma tarefa duma lista, então tenho uma notícia para ti. Podes não gostar disto, mas o que interessa não é teres uma lista de 20 itens a fazer só para teres o bel-prazer de as poderes riscar.

Se queres fazer o teu trabalho como deve de ser, tens de te concentrar naquilo que são as tuas prioridades, e não podes ter mais do que 3 prioridades principais por dia. Sim, por dia, três prioridades. Estas devem ser escritas na noite anterior, e devem ser das primeiras coisas que vês logo de manhã. Podes usar qualquer tipo de suporte físico ou virtual para fazeres uma lista, deste um papel até uma app, do género da Wunderlist.

Uma lista de “elite”

Aqui o que interessa é fazeres um conjunto de ações que efetuas todos os dias, ou quase todos os dias, que te vai tornar, a longo prazo, uma pessoa mais eficaz. Uma lista como esta deve conter as tarefas principais que te façam ir ao encontro do teu objetivo de fazer mais dinheiro e teres mais resultados, arranjares mais clientes, seres mais felizes e sentires mais concretizado(a). Isto pode incluir:

  • Contactares uma pessoa para te reconectares com ela por email ou telefone (um cliente ou amigo), sem que tenhas interesse por trás, sê genuíno(a);
  • Lê alguma revista ou blog que gostes, relacionado com a tua indútria, que te dê “forças para andar” e te estimule a criatividade;
  • Lê algo não relacionado com o teu trabalho para te estimular. Por exemplo eu leio ficção/fantasia. Estou neste momento a ler a saga Liveship Traders da Robin Hobb;
  • Envia uma carta, cartão, email, ou telefonema só mesmo para saberes como é que as coisas “vão andando” com algum dos teus clientes atuais;
  • Dá uma passagem pelos teus objetivos mensais a nível de negócios e metas que tens para ti a nível financeiro (ou outro) e analisa se estás a ir de acordo com a tua satisfação;
  • No final do dia apaga aquelas mensagens na tua caixa de correio que consideraste urgentes, e certifica-te que respondes a algum cliente ou potencial cliente antes de apagares.

Controla-te nas Redes Sociais

Embora a utilização do Social Media, das redes sociais, seja uma parte, ou grande parte da maneira como atrais leads e potenciais clientes, lembra-te que também pode ser um antro de perda de tempo infindável.

Certifica-te que tens um plano, nem que seja mental, de como usas o teu tempo lá, e investe apenas aquele tempo que seja necessário nos sites ou plataformas principais, aquelas responsáveis pela maior geração de tráfego para o teu website ou portfolio. Usa algo como o Google Analytics.

Cria uma estratégia na qual colocas uma peça de conteúdo importante, informação ou pergunta em cada uma destas plataformas que esteja em linha com o tipo de trabalho que faças, ou opiniões e ideias que a tua comunidade em que estás integrado gosta. Ou então publica um trabalho recente que tenhas feito para um cliente, do qual te sintas orgulhoso(a) e pergunta às pessoas pelo feedback delas. Se elas te derem a opinião delas, não lhes tentes vender ou empurrar serviços, mas sim informá-las ou agregar valor a elas.

Faz o registo dos hits e cliques de cada publicação ou links que colocas através do bit.ly ou do google shortener. Assim poderás perceber quais os tipos de publicações que geram mais envolvimento para poderes continuar a melhorar.

Usa também uma ferramenta como o Hootsuite para agendares várias publicações para as diferentes redes sociais duma só vez. Com isto não quer dizer que tens de automatizar tudo, deves também responder em tempo real, por exemplo, certos retweets dependem de notícias espontâneas de coisas que acontecem contigo, com os outros ou com o mundo, e isso não pode ser agendado. Mas ao agendar estás a poupar algum tempo que podes usar no teu trabalho.

Não te distraias tanto

Instala uma ferramenta como o Rescue Time que te vai ajudar a supervisionar o tempo que passas online, para que possas assim fazer uns ajustamentos de forma a melhorares a tua produtividade ao diminuires as tuas distrações. O Rescue Time mostra-te quanto tempo passaste nos emails, no telefone, em websites, entre outros. Isto pode-se revelar uma experiência um bocado assustadora porque vais perceber a quantidade de tempo que já estás a perder sem saber.

Se usares o Chrome como browser, podes usar uma extensão chamada Stay Focused. Basicamente esta extensão limita-te o tempo que podes passar em certos websites. Podes por exemplo limitar o Facebook para uma hora, e ele irá impedir-te de te navegar para o Facebook para lá de 60 minutos.

CONCLUSÃO

Usas estas ferramentas e aplicativos para te tornares mais produtivo(a), especialmente quando tens uma proposta para fazer, um trabalho para entregar, ou alguma situação desconfortável que temos de fazer, porque é nessas alturas que temos mais vontade de adiar as coisas, e a tentação mais próxima é ver o Facebook ou outras atividades distrativas que em nada te vão ajudar.

Espreme o teu dia ao máximo, como um limão, usa estas dicas para teres uma produtivade impecável. Quem sabe te tornes mais proativo(a), com mais sucesso, mais dinheiro na conta bancária, e com mais tempo para te divertires. Lembra-te que o segredo disto e de muitas outras técnicas é consistência. Integra estas recomendações e aplica-as como um hábito diariamente, mesmo que só faças a 70% da força total que poderias ter feito. Desde que cumpres com o panorama geral da coisa, os resultados virão e serás uma pessoa mais produtiva.

E tu, que tipo de coisas fazes para te tornares mais produtivo(a)?

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

2 comentários sobre “Produtividade impecável

Deixe um comentário