Promover publicações

O que o Facebook não lhe diz do botão de Promover Posts, e como “Promover” corretamente

Ninguém é perfeito. Muitas pessoas em vez de irem ao Power Editor e criarem um anúncio porreiro, clicam logo no botão de “Promover Publicação”.

Botão Promover Publicação

Eu próprio já fiz isso. E você também já, admita 🙂 Você tem muita coisa para fazer, e tempo é dinheiro. E aquele botão está ali a encarar-nos “isto é fácil, é só clicares em mim.”

No entanto, há coisas que tem de saber sobre o botão de Promover Publicações, e as pessoas que acabam por ver o seu anúncio quando o usa. Infelizmente, elas podem não ser o tipo de pessoas a quem gostaria que o seu post aparecesse à frente.

Veja este vídeo de 5 minutos para saber o que isto significa, e como descobrir uma maneira muito simples de se certificar que as pessoas certas estão a ver os seus posts “promovidos”.

Ou leia aqui a transcrição do vídeo (eu também não sou do tipo de andar a ver vídeos)

Neste vídeo vai descobrir como Promover posts da maneira correta.

Olá, eu sou o João Alexandre e dou-lhe dicas para crescer o seu negócio em menos de 5 minutos.

Se ainda está a usar o botão de Promover Publicações para mostrar o seu negócio à frente das pessoas, há uma coisa que tem de saber. O que acontece quando usa o botão de Promover Publicações em vez de criar um anúncio da forma normal é que o Facebook mostra o seu anúncio a um certo tipo de pessoas.

O botão de Promover Publicações foi melhorado ao longo dos anos pelo Facebook. Pode escolher a quem quer que vejam os seus anúncios. Mas o que pode não saber é que o Facebook categoriza cada um de nós como sendo um certo tipo de utilizador.

O Facebook sabe se você é alguém que fez Like em posts, mas que pode não ter clicado para ir para outro site. O Facebook sabe se você clicou num link, foi ao site e comprou alguma coisa. Ele também sabe se clicou em links, foi e inscreveu-se para alguma oferta com o seu email.

Cada um destes comportamentos é categorizado. E quando clica no botão de Promover Publicações, o Facebook mostra o seu anúncio a pessoas que estão mais propensas para interagir com o seu post.

Isto parece uma boa coisa não é?

E o que significa “interagir”? Isto pode ser clicar no botão Gosto, deixar um comentário, talvez partilhar. Mas não significa que as pessoas que fazem gosto ou partilham são aquelas que estão mais inclinadas para tomar uma ação no seu site, como a clicar, ler artigos ou inscrever-se para ofertas.

Muitas das pessoas que apenas clicam em Gosto ou partilham posts podem não tomar nenhuma ação fora do Facebook. Mas é isso mesmo que eu quero (e você também quer que elas façam isso). Eu quero que as pessoas que, além de interagirem com os meus anúncios, venham ao meu site, leiam os meus artigos, vejam as minhas ofertas, as minhas dicas, os meus produtos e serviços. Porque é no meu site que elas se vão converter. Elas não se vão converter logo ali no Facebook.

Portanto há uma outra forma mais eficaz de promover um post, mas mostrá-lo às pessoas que estão mais inclinadas de tomar a ação que você quer que elas tomem.

Aquilo que tem de fazer, é publicar alguma coisa na sua página Facebook, como faz normalmente, como está aqui este exemplo. Escreve o seu texto, e uma imagem, ou talvez um link para o seu site. Ou pode ser um video como este. E faz um post.

Depois vai ao Gestor de Anúncios em facebook.com/ads/manager. Clica no botão verde Criar Anúncio e aparecem várias opções. Ainda não vamos falar no Power Editor aqui, porque é um pouco mais complicado mas aconselho que você o aprenda e use.

(Pode querer saltar para o minuto 2:21 do vídeo para ver as instruções de forma visual)

Vamos clicar em Criar Anúncio no canto superior direito. Se tem um link para a sua landing page de inscrição, escolha conversões como o seu objetivo. Se é um artigo de blog, então escolha tráfego. Se é um vídeo, escolha visualizações do vídeo.

Eu vou escolher Tráfego.

E aqui temos as típicas opções da criação de um anúncio. Temos o público, que podemos selecionar qual é que é o público, e os locais de publicação aconselho em clicar em Editar locais de publicação, retirar Audience Network, e selecionar apenas para o Facebook. Tirar artigos instantâneos, coluna da direita, Instagram, e deixar apenas Facebook e feeds.

E depois no formato do anúncio, não precisa de vir aqui abaixo como é normalmente, e meter o URL do site e o título, essa chatice toda, não é preciso nada disto.

Basta aqui em cima selecionar Utilizar publicação existente. E voilá. O Facebook puxa todos os posts na sua página associada a esta conta de anúncios, para que não tenha de estar a preencher tudo manualmente.

O que eu agora tenho a fazer é só selecionar qual é o post que eu quero, e depois terminar a criação de anúncio e já está.

Esta é a forma mais simples de promover um post, mas sabemos que estamos a atingir o tipo certo de pessoas, aquelas mais inclinadas para tomar a ação que queremos que elas tomem, e que veêm o anúncio. E é isto, muito simples.

Subscreva-se no canal YouTube:
Botão subscrição canal YouTube

Veja o meu curso online Anúncios Facebook Domínio Completo e domine os anúncios Facebook que nem um pró. Ou faça o mini-curso grátis para principiantes.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário