Quanto devo gastar nos anúncios Facebook?

(vou-lhe mostrar a minha fórmula neste artigo)

Isto é uma pergunta que ninguém tem uma resposta concreta, se bem que a maioria das pessoas iria responder “o mínimo possível”.

Claro, todos querem gastar o mínimo possível e ter o máximo possível retorno nos anúncios.

Quanto devo gastar em anuncios Facebook

Toda a gente quer saber: quanto devo gastar em anúncios Facebook?

Até agora a minha resposta tinha sido “depende”, depende duma série de fatores. E do outro lado eu notava que os meus clientes ficam impacientes porque imaginavam que tinham de fazer cálculos para determinar o seu orçamento.

Mas agora você vai perceber exatamente quanto gastar nos seus anúncios de Facebook – com a minha fórmula.

O investimento que deve fazer em anúncios ainda depende duma série de fatores, tais como quanta faturação cada cliente lhe traz e quão bom é você a converter as suas leads em clientes.

Mas tenho tudo facilitado para si.

Criei uma Worksheet (template) numa folha de cálculo do Google. Só tem de colocar os seus números e vê quanto deve gastar em anúncios.


Vídeo de instrução

Aqui estão instruções em texto se não quiser ver o vídeo:

  • Faça uma cópia do documento em Ficheiro > Faça uma cópia
  • Na célula A10, coloque o preço do seu produto/serviço
  • Na célula B10, coloque a taxa de conversão (percentagem de subscritores que tornam clientes). Uma taxa de 2% de conversão deve ser escrito como 0.02, 0.5% como 0.005, etc.
  • Na célula C10 coloque quanto quer gastar potencialmente
  • Na célula D10 coloque o seu custo por lead (ex. €2 custo por lead)

Após seguir esses passos vai ver quantas novas leads vai gerar (aparece na célula E10), quanto faturação essas leads lhe trouxeram (célula F10), e qual o resultado do seu retorno-ao-investimento (G10).

Importante mencionar

Você está a fazer suposições da sua taxa de conversão e do seu custo por lead gerados com os anúncios Facebook. Se as suas suposições não forem fiéis, então a sua faturação e ROI vão ser diferentes daqueles na folha de cálculo.

Se não percebe bem o que quero dizer, veja o vídeo acima. Não recomendo usar a Worksheet sem ver o vídeo, mas alguns de vocês irão fazê-lo de qualquer forma – fica aqui o aviso.

Quanto devo gastar em anúncios Facebook? Esta fórmula diz tudo: Click To Tweet

Se tiver algum problema escreva nos comentários que eu ajudo.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

2 comentários sobre “Quanto devo gastar nos anúncios Facebook?

  1. Isto basicamente não diz nada João. Como é que sabemos o custo por lead? Claro que assim é fácil. Gastamos 100, e geramos 10 leads, o custo por lead são 10 euros, com cada lead ganhamos 20€ o lucro é X. OK, mas qual é a fórmula para optimizar o custo por lead?

    • Olá Benjamin, obrigado pelo comentário. Gostava mesmo de ter uma varinha mágica e poder otimizar-lhe o custo por lead para ter o sucesso que merece 🙂

      Este artigo foca-se numa fórmula para saber quanto investir em anúncios. Saber como otimizar o custo por lead não é o objetivo deste artigo.

      As métricas no meu documento não seguem os nomes das métricas no Facebook. Não há uma Taxa de Conversão nos relatórios do FB já que isso está relacionado com a taxa de conversão dos seus produtos, não dos seus anúncios. E o custo por lead PODE ser o custo por conversão se definiu o seu objetivo para Conversões.

      Percebo que isto não possa parecer intuitivo ^_^. O Facebook tem uma pequena secção de ajuda sobre as métricas aqui. Ou então, o curso Domínio Completo dos Anúncios Facebook pode ajudar, porque explico todas as métricas detalhadamente.

Deixe um comentário