Uma Maneira Supersecreta para Segmentar os seus Anúncios Facebook

Está a debater-se para encontrar o público perfeito para o seu anúncio Facebook? Estou aqui para ajudar 🙂

Definir o seu público é a razão #1 dos anúncios Facebook fracassarem. Estou aqui para ajudá-lo(a) a ter novas ideias para criar uma boa audiência para os seus anúncios. Preparado(a)? Vamos lá.

Sou uma daquelas pessoas que faz scroll pela News Feed do Facebook, não para ver o que os meus amigos e família estão a fazer, mas para ver anúncios.

Ver anúncios Facebook.

Sei que isto parece estranho, mas como consultor e marketer, é importante saber o que as empresas e os outros estão a fazer, e por vezes encontro alguma coisa interessante que decido incorporar nos meus próprios anúncios.

Aquilo que as pessoas normalmente fazem

Se tem um negócio local, provavelmente está a apontar os seus anúncios para um público local que vive a cerca de 20-30 km de si.

Isso faz sentido para si. Mas e se quisesse expandir para lá da sua localização e chegar a mais pessoas no seu segmento de mercado? Ou talvez uma parte da sua empresa possa servir clientes online e quer captar essas pessoas para o seu negócio.

Uma ideia espetacular para encontrar opções de segmentação de público

Vejo vários anúncios devido à minha atividade. Provavelmente você vê a mesma coisa na sua News Feed quando está a olhar para a foto do seu afilhado.

Eis o que você vai fazer para ter novas ideias de segmentação para os seus anúncios.

Dê uma olhada neste anúncio que vi há uns tempos. Dá para ver que é um anúncio porque diz “Patrocinado” por baixo do nome da página (WorkCast).

Anúncio WorkCast.

Encontre um anúncio na sua News Feed de que goste, pode estar no mesmo nicho de mercado ou não.

No anúncio, irá ver uma setinha no canto superior direito, perto do “Gostar da Página”.

Preferências do anúncio.

Clique nessa setinha e irá abrir um menu. Selecione “Porque é que estou a ver isto?”

Porque estou a ver isto (anúncio)

O Facebook vai-me dizer porque é que me estão a mostrar este anúncio específico.

Parece que o WorkCast está a segmentar para pessoas com interesse em HubSpot, que têm entre 25 e 56 anos e vivem em Portugal.

Estou a ver este anúncio porque...

Agora vamos olhar para um anúncio Facebook que vi por alguém que está no meu mercado de marketing e estratégia digital e redes sociais. Epa, eu conheço este tipo – sou eu.

Anuncio FB mini-curso

Isto é um anúncio que fiz para enviar pessoas para o meu minicurso grátis de anúncio Facebook. E para quem é que estou a segmentar e mostrar o meu anúncio? Vamos ver.

João Alexandre porque estou a ver este anúncio

Este anúncio segmenta para pessoas que gostam de marketing e empreendedorismo e têm entre 26 e 44 anos, de Portugal.

Ok, mas João, como é que isto é relevante para mim?

Isto é uma forma de saber como os seus concorrentes, ou outras empresas fora da sua atividade, estão a segmentar os seus anúncios – e para quem.

E há mais.

Há uma maneira Ninja de conseguirmos aproveitarmos o trabalho duro que os outros já fizeram por nós.

Como?

Ao definir como interesses alguém que gosta duma Página que está relacionada com o seu mercado.

Por exemplo, se eu souber que a Camila Porto, uma especialista de Facebook do Brasil, está a fazer anúncios para mostrar às pessoas o curso dela, eu posso fazer anúncios para as pessoas que têm interesse na Camila Porto, e mostrar os meus próprios anúncios para o meu próprio curso Domínio Completo Anúncios Facebook para essas pessoas, porque elas terão interesse nesse tópico.

.Anúncio Camila Porto

Um outro exemplo seria eu apostar em pessoas que têm interesse e gostam do HubSpot, porque serão pessoas que estão na área do marketing e que estarão interessadas nos meus produtos e serviços (é o que a WorkCast, um dos exemplos anteriores, está a fazer, ao mostrar o anúncio a mim).

Mais um exemplo prático.

Se você tivesse uma agência de marketing e desenvolve websites, podia apostar em mostrar anúncios para pessoas que têm interesse nas Páginas Amarelas, porque neste anúncio eles estão a mostrar que fazem websites.

Anúncio Páginas Amarelas para pequenas empresas

Eles já fizeram o trabalho duro por si. Eles estarão com certeza a segmentar os anúncios deles para pequenas empresas e empreendedores que querem um website, ou já têm mas querem um melhoramento.

E você pode tirar partido disso ao mostrar os seus anúncios para estas pessoas que gostam das Páginas Amarelas, porque o público que gosta deste tópico irá também estar recetivo ao seu anúncio de serviços de web design & development.

Há ainda páginas que fazem anúncios para pessoas semelhantes aos fãs ou clientes dessas empresas.

Esta empresa, a JVC Videocloud, está a fazer anúncios para mim porque eu devo ser semelhante aos fãs e clientes que esta empresa tem.

Anúncio JVC Videocloud

Isto é um bom método de segmentação quando tiver mais de 1000 seguidores. Quando chegar aos 1000 fãs, o Facebook pode criar um Público Semelhante, que significa que são pessoas semelhantes aos seus fãs que pode segmentar.

Eis algumas outras coisas que descobri enquanto fiz scroll para ter novas ideias para segmentação dos meus públicos:

  • Amy Porterfield está a fazer anúncios para pessoas que gostam da página dela;
  • Drip (serviço de email marketing) está a fazer anúncios a segmentar para Market Automation;
  • EmailOctopus (serviço de email) está a mostrar anúncios para pessoas que têm interesse no MailChimp

Este tipo de anúncios foram-me mostrados por uma razão específica, e fico maravilhado com a precisão deles.

Se ainda não estiver a usar os anúncios Facebook, espero que isto lhe faça mudar de ideias. Fazer scroll pela sua News Feed e saber o porquê de lhe estar a ser mostrado aquele anúncio pode-lhe dar uma nova perspetiva do tipo de interesses que pode usar na sua segmentação.

Muitas vezes o fracasso dum anúncio é causado pela má seleção dum Público. Por isso tenho um recurso bastante útil para saber dominar os Públicos no Facebook e atingir as pessoas certas, na altura certa.

Dominar os Públicos Facebook duma vez por todas

Está à procura dum ÚNICO recurso que explica todos os Públicos Facebook que precisa saber para ter anúncios que geram faturação a sério?

Agarre uma cópia do meu belo ebook:
Ebook EmCheio

Não gaste nem mais um cêntimo nas suas campanhas antes de abrir este manual de treino bastante abrangente. Clique aqui para saber o que está lá dentro.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário