Táticas de Marketing para PMEs

Táticas de internet marketing para PME

A nível de orçamento, o marketing é por vezes o primeiro a ser atingido quando as empresas estão a cortar custos.

As pequenas e médias empresas promovem os seus produtos e serviços por meio de campanhas de marketing tradicionais, ou seja, fazer o que sempre estiveram habituadas a fazer.

Mas é importante que as PME reconheçam o poder das redes sociais, e da forma como elas são mais do que apenas empurrar produtos ou serviços através de investimentos alargados em anúncios.

Existem outras estratégias mais eficazes para quem tem o cinto apertado.

“Google My Business”

Quanto mais alto está um site posicionado no topo dos resultados do Google, mais fácil é atrair potenciais clientes e com que os atuais clientes e colaboradores o consigam facilmente contactar.

O Google My Business é uma forma simples de garantir que as pessoas encontrem a sua empresa. É um serviço gratuito fornecido pela Google, e o registo permite estar incluído nas listagens e Maps da Google.

Peça as suas listagens

Para além da Google existem outros serviços de listagens que podem ajudar a listar a sua empresa.

Desde outros motores de busca como o Yahoo e Bing, ou redes sociais como o Facebook, Twitter e LinkeIn, ter os seus detalhes atualizados em todos estes sítios é fácil de fazer, e permite às pessoas entrar em contacto consigo.

Relações Públicas

O mundo online é muito bonito é útil, mas é apenas uma parte da fórmula para o sucesso. O mundo offline pode envolver muitas oportunidades.

Estenda a mão para os mídia locais ou aqueles dentro da sua área de atividade, ou da sua indústria no geral. Ir a eventos locais ou de certas comunidades pode gerar interesse nos mídia/imprensa local, o que é importante pois pode aparecer nas notícias destes e ter mais exposição.

Use o email

Campanhas de email marketing podem ser uma boa forma de aumentar a perceção da marca e lealdade do consumidor para consigo, e estão provadas de ter um bom retorno ao investimento.

A maioria das plataformas de email marketing permitem que os resultados sejam medidos durante a campanha, com ajustes em tempo real para garantir bons resultados.

Enquanto é necessário algum investimento nestas plataformas de email marketing (E-goi, MailChimp, Aweber), elas são relativamente low-cost, e algumas delas até têm serviços gratuitos.

Conclusão

Seja qual for a tática que usar para a sua PME, obter resultados será sempre o seu objetivo. Às vezes escolher o grátis ou a escolha mais óbvia, ou mais barata, acaba por ficar mais cara.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe um comentário