Como ter 3174 partilhas no seu próximo anúncio Facebook

Como ter 3174 partilhas no seu próximo anúncio Facebook

Apoiar nas estatísticas

Atualizado: Outubro 2019


Há anúncios que são difíceis de resistir. Provavelmente já viu alguns deste género, são o tipo de anúncio que o fazem parar e prestar atenção.

Aconteceu comigo há algum tempo e estive a pensar nele até então e na forma engenhosa como esta empresa fez.

O anúncio em questão promove uma CRM da empresa HubSpot

Eis um screenshot da minha feed de notícias.

3174 partilhas

O que este post tem de interessante? Não parece nada por aí além, mas até tem copy sucinta com destaque para os benefícios, e imagem a condizer.

Mas aquilo que REALMENTE me fascina, é o número de Gostos e Partilhas que teve.

Engagement (Interação) ao rubro

Não é preciso dizer-lhe que todo o post no Facebook que já tem muita interação tem impacto na forma como responde a ele.

Alguma vez deu por si a gostar do post de alguém só porque muita gente já tinha Gostado dele? Ou decidiu clicar no “Gosto” em vez de “Adoro” porque seria o primeiro a fazê-lo?

Pois é – isto é chamado prova social. As nossas ações online são influenciadas pelos outros.

É a mentalidade do rebanho.
Rebanho de ovelhas

3 fatores de Anúncios com boa Prova Social

Já se perguntou porque alguns anúncios têm grandes taxas de interação (likes, comentários, partilhas) e outros não?

Normalmente é uma combinação de alguns fatores:

  1. O negócio por trás do anúncio tem fãs ferrenhos (e vários).
  2. O anúncio em si é espectacular, mostra a dor ou o desejo do público-alvo.
  3. Há muito dinheiro a ser usado nesse anúncio (para ter muita interação).

É o terceiro fator que é importante perceber. O orçamento duma campanha de anúncios é um fator que não conseguimos saber só de olhar para um anúncio. Mas quando vemos aquele nível de interação, é seguro supor que o anúncio esteve a correr durante algum tempo e o gasto diário é elevado, ou ambos.

Um truque simples para aumentar a interação do seu anúncio sem dar cabo do seu orçamento

Quando tem um anúncio que você sabe que irá funcionar (porque já viu os resultados que teve numa campanha anterior, por exemplo), este truque vai ajudar ainda mais.

Basicamente você vai aumentar o engagement (interação) – e consequentemente a sua prova social – antes de mostrar o anúncio para públicos frios.

Eis como:

  1. Coloque um link para seja o que for que quer promover na sua página Facebook. Escreva copy que leva as pessoas a clicarem e veja se a imagem que o seu link “puxa” é aquela que quer no seu anúncio (a imagem de destaque). Se não é a imagem que quer, pode mudá-la ao clicar no botãozinho + no final do post.
  2. Promova aquele post por 24-48 horas, dependendo do seu orçamento. Pode vir a gastar tão pouco quanto €5 para 24 horas se quiser. Nas definições, selecione apenas os seus fãs no público-alvo.
  3. Na secção de Públicos no seu Gestor de Anúncios, crie públicos personalizados dos seus subscritores e das pessoas que visitaram o seu site. (Para instruções detalhadas e atualizadas sobre este passo, pegue numa cópia do Em Cheio.
  4. Transforme o seu post Facebook num anúncio (escolha o objetivo “Interação” ao criar um anúncio) que use os públicos personalizados descritos acima. Gaste mais €5 por dia e corra este anúncio durante 2 dias.
  5. Após os anúncios dos passos 3 e 4 tiverem corrido por 24-48 horas, esse post original na sua página Facebook deve ter mais likes. Se tiver sorte, até pode ter tido algumas “reações”, comentários e partilhas. Agora pode transformar esse mesmo post num anúncio para mostrar a pessoas que não interagiram com a sua marca ainda. (saiba como criar Públicos aqui – incluindo a “definição detalhada de públicos alvo”).

Deve gastar a maioria do seu orçamento a mostrar o seu post/anúncio a novas pessoas, mas se lhes mostrar um anúncio que tem muito engagement, a prova social irá funcionar certamente a seu favor.

Não estou a sugerir que esta técnica foi usada por a pessoa por trás do anúncio do screenshot anterior. Mas aposto que muitos daqueles likes e partilhas vieram de pessoas que eram grandes fãs dele.

Isso interessa? NOPE. Tudo o que vê quando faz scroll no anúncio é a elevada taxa de interação (engagement), e faz-nos pensar “uau”, toda a gente gosta deste tipo. É melhor não perder este webinar. Portanto clica e inscreve-se. #ovelha

Está a ver a coisa? Bem lhe disse que a prova social é um fenómeno poderoso.

Dica bónus

Vi outro anúncio com muitos gostos e partilhas antes de publicar este artigo. Quando descobri o “truque” dele, tive de partilhá-lo consigo.

Eis o anúncio em questão.

Anúncio 1345 partilhas

Pensei que já tinha visto este anúncio anteriormente, e por mera curiosidade, comecei a ver os comentários. Baseado nalgumas trocas e respostas que lá, descobri esta técnica muito inteligente.

O anúncio promove um webinar, um que este empreendedor faz frequentemente. Mas em vez de criar um anúncio de cada vez que faz o webinar, ele mantém o mesmo anúncio (que continua a ter mais e mais engagement), e muda o conteúdo da página de inscrição para mostrar a nova data (é só isso que ele faz).

Não muda o texto, a imagem ou o link. Se tentar editar o seu anúncio e fizer alguma dessas mudanças, o engagement faz reset a zero (deve ser por isso que ele não mexe nele).

Assim, ele apenas atualiza a página de inscrição com a mesma URL para onde aponta este anúncio.

BRILHANTE

Portanto esses são dois simples truques que pode usar para aumentar o engagement nos seus anúncios Facebook e ter uma taxa de cliques mais elevado como resultado disso.

Tem outros truques que estão a funcionar para si? Partilhe connosco nos comentários.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário