4 ferramentas para o designer gráfico iniciado

Utilizador pagina web

Atualizado: Novembro 2020


4 ferramentas designers graficos

Existem várias ferramentas na web para te ajudarem a criar imagens à maneira. Uma das mais populares é a Canva, mas também tens a PiktoChart e a Venngage.

Estas são ferramentas “drag-and-drop”, onde se arrastam imagens e efeitos visuais para a composição, assim como usar a tipografia para criar boas imagens sem ser necessários grandes conhecimentos de design, especialmente se o tempo for escasso.

Talvez já tenhas experimentado algumas destas ferramentas, ou te foi pedido para criares imagens mais complicadas.

Se estiveres no mundo do design, e tens de fazer uso de ferramentas mais potentes, talvez tenhas a suite de programas da Adobe, que podes ou não usar frequentemente.

Por esta altura, deves ter aprendido ou lido que o Comic Sans é o pior tipo de letra que se pode usar e que os itálicos, negritos e sublinhados são formatações para se usar só de vez em quando.

Seja qual for a tua experiência, estas 4 ferramentas vão-te ser úteis e ajudar a levar o teu conhecimento de design gráfico para o próximo nível, quer sejas um entusiasta no design ou um iniciado no mundo do design gráfico.

Adobe Color CC

Adobe ColorCC
Adobe Colour CC é uma aplicação web da Adobe que te permite explorar vários tipos de padrões de cores, assim como criares os teus próprios padrões e guardá-los.

Com isto podes fazer emparelhamentos de cores para layouts de cartazes, web design e outros. Tens várias opções de cores, tais como cores análogas, monocromáticas, complementares, e outras. Podes exportar qualquer esquema de cores para o Photoshop, Illustrator e InDesign.

Designers Toolbox

Designers Toolbox
Talvez te tenha calhado a tarefa de criar um folheto ou um cartaz e não sabes por onde começar? Designer Toolbox é um excelente recurso sejas tu principiante ou experiente nestas matérias.

O Designer Toolbox mostra-te os vários tipos de trabalhos de design e tamanhos de envelopes, cartões de contacto, banners web, postais e outros. Podes ainda gerar texto-boneco Lorem Upsum e saber a história por de trás dele.

Google Fonts

Google Fonts
Google Fonts é um conjunto de fontes alojadas pela Google, todas gratuitas e livres de usar em websites e publicações.

Podes pesquisar por categorias (serifa, sem serifa), grossura, inclinação e largura da fonte e colocares o texto que quiseres no “preview text” para veres como fica (Grumpy wizards make toxicbre for the evil…) Com o Google Fonts podes encontrar a fonte ideal para o teu próximo projeto de design gráfico ou web.

WeTransfer

WeTransfer
WeTransfer é um dos websites mais práticos para enviar e receber ficheiros. Se estás a criar algum tipo de ficheiro para impressão, em que tens de preparar a arte-final, é possível que o ficheiro vá ficar grande.

Assim, em vez de enviares diretamente por email, podes aceder ao WeTransfer e enviar o ficheiro ao carregá-lo, escrever o nome da pessoa a quem vais enviar o ficheiro, assim como o teu email e mensagem. Quando o ficheiro for enviado recebes uma notificação no teu email, assim como quando o destinatário o tiver descarregado.

Conclusão

É uma lista pequena, mas útil. O Design gráfico pode ser uma atividade porreira e há muitas outras ferramentas e técnicas que podes usar para te ajudar na tua atividade e desenvolveres as tuas competências.

Quais são as tuas favoritas?


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário