5 dicas de follow up para eventos e feiras

Chatbots

Atualizado: Outubro 2019


Estima-se que 80% de leads que são angariadas em eventos e feiras nunca são seguidos pelas empresas. Ir a eventos é um grande investimento para a maioria das PMEs, a nível financeiro, tempo e e energia.

Não deixes essas leads cairem em saco roto. Tens que ter um plano para lhes fazeres follow-up, e isto deve ser planeado antes dos eventos, para depois usares a embalagem para transformares esses potenciais clientes, em clientes.

1. Prepara-te antes do evento

Chega ao evento com tudo o que precisas para estares pronto(a) para capturar bons contactos Precisas de ter lápis, canetas, blocos de notas e muitos cartões de contacto, assim como alguma brochura, tríptico.

Não sejas forreta, a primeira impressão conta muito, contrata um designer profissional. Eu trabalho numa agência e a minha colega a Verónica é muito talentosa em design. Vê o que ela tem feito e contacta-a para saber se está disponível para trabalho.

Encarrega uma pessoa ou uma equipa para ficarme responsáveis de fazer o acompanhamento às leads. Desenvolve um processo para classificares as leads, algo do género:

  • “1” para muito importante
  • “2” para módicamente importante
  • “3” para menos importante

2. Mantém as leads organizadas durante o evento

Ter um plano já elaborado ANTES do evento ajuda-te a sistematizar as leads importantes em categorias. Traz um bloco de notas ou formulários de contacto para usares durante a exposição. À medida que vais conhecendo as pessoas, agrafa os cartões de contacto ou brochuras numa página do bloco de notas ou dos formulários de contacto.

Preenche toda a informação que puderes logo que acabes de falar com a pessoa, porque é quando a informação está fresca na memória. Vais-te lembrar dos detalhes desta pessoa ou empresa mais tarde se tomares nota disso agora.

3. Faz uma reunião após o evento

Quando o evento acabar, reúne a tua equipa de acompanhamento das leads e pede a todos que te informem sobre as notas que eles tiraram. Identifica quais são as leads mais importantes para as quais deves fazer follow-up, e cria uma agenda para acompanhares todas as leads dentro num futuro próximo.

Sugiro contactares todas as leads num espaço de 48-72 horas. Neste espaço de tempo, ainda tens mais ou menos vivo na memória o nome e a cara das pessoas, e elas por sua vez estão mais propensas para ainda se lembrarem de ti.

4. Adiciona as leads à tua lista de contactos

Provavelmente já deves ter uma lista de contactos consentida de clientes ou potenciais clientes, assim como uma newsletter (se não tens, então precisas de ajuda meu amigo). Faz follow up com a equipa das leads e adiciona-as a estas listas, para que elas possam receber os teus artigos, notícias ou novos produtos ou serviços.

5. Utiliza as plataformas sociais

Na minha opinião, não há nada que substituia a interação física humana, no entanto não subestimes o poder das redes sociais para criar, manter e crecer as tuas conexões empresariais a partir do teu evento.

Adiciona as leads que puderes ao teu LinkedIn, Twitter e Google+ (talvez o Facebook, mas cuidado com isso). As pessoas podem não estar necessariamente interessadas em comprar agora, mas podem tornar-se clientes depois se os fores acompanhado e eles mantendo-te em “top of mind”.

Desenvolver estas conexões sociais é um dos aspetos mais importantes no que toca a criar, manter e fazer crescer um negócio de sucesso.

Lembra-te que a integridade é importante. Mantém quaisquer promessas que fizeste durante o evento, tais como mandar a alguém um catálogo ou uma amostra de produto/serviço. Durante o evento, toma nota das promessas que tu ou a tua equipa fizeram, e cumpre-as. Isto posiciona-te como uma pessoa que cumpre e faz aquilo que diz.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário