5 formas de como o networking ajuda a tua marca pessoal

Adicionar ao carrinho

Atualizado: Outubro 2019


Ao criar uma marca pessoal normalmente não aproveitamos aquilo que o networking nos pode dar a nível de vantagens, tanto no online como no offline. O networking não só abre portas para emprego ou oportunidades.

Embora não seja um novo conceito, podem-se criar relações duradouras com as pessoas que são mais importantes do que o mundo digital em que vivemos cada vez mais.

As conexões certas são importantes tanto online como offline. A quem estamos ligados, como uma marca é percebida pelos outros cria uma impressão duradoura. O crescimento pessoal e profissional dum indivíduo pode estar dependente de networking, portanto este deve ser uma componente importante da sua estratégia de branding.

Sabendo isso, como é que podemos criar uma networking nos dois mundos, online e offline? Ao estender a mão, criar artigos como convidado noutros websites, agradecer os outros pelos seus serviços ou conteúdos e agregar valor com as pessoas com as quais entramos em contacto, dentro e fora da nossa indústria.

As melhores oportunidades de networking para a tua marca pessoal devem ser trabalhadas a longo prazo. Não penses nisto como uma coisa que deves fazer de rajada. Semeia para poderes mais tarde colher.

Mantém-te ativo em redes como o LinkedIn, Google Plus, grupos Facebook, além de participares em eventos ao vivo. Lembra-te que apesar de vivermos no mundo digital, as relações pessoais cultivadas no mundo offline são muito importantes.

Como fazer bom networking

Com estas dicas podes ligar-te às pessoas certas em prol da tua marca pessoal.

  • Mantém-te ativo no LinkedIn – o LinkedIn é uma rede social virada para profissionais e torna-se um sítio lógico para networking. Mas ter um bom perfil não chega. Junta-te a grupos na tua indústria, participa nas conversações e acrescenta valor a elas para atraíres outros indíviduos para a tua marca. É importante que as mensagens que escreveres e enviares sejam personalidades, e não promocionais, ningúem gosta de fanfarrões promocionais.
  • Faz uma nova conexão por semana – torna um objetivo teu angariares um novo contacto (de forma genuína) na tua indústria, por semana. Ao final do mês percebes o progresso que conseguiste mais facilmente.
  • Vai a eventos – podes usar o MeetUp para te ligares a outras pessoas na tua indústria ou ao teu público-alvo. Vai a eventos profissionais ou descontraídos. O MeetUp pode não ser muito usado em Portugal mas esta tendência poderá mudar no futuro.
  • Agrega valor às pessoas – Que ideias é que a tua marca tem para apresentar aos outros que sejam únicas e úteis? Ao dares valores acrescentado, não só te tornas um especialista na tua indústria como irás atrair mais pessoas (e líderes de opinião) para a tua network.

Conclusão

Leva o teu tempo para criares relacionamentos com as pessoas e fá-lo de forma genuína. Assim estás a criar uma persona credível, e a abrir portas para novas oportunidades, tanto para a tua vida pessoal como profissional.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário