8 Dicas Chatbots para Vender mais Produtos

8 Dicas Chatbots para Vender mais Produtos

Chatbot phone

Atualizado: Outubro 2019


Neste artigo vou-te mostrar 8 Dicas Chatbot para teres mais vendas dum produto físico a partir do website.

1. Cria uma oferta

Cria uma oferta. Pode ser um código promocional, um download, um paga 1 + 1 grátis, portes gratuitos, etc.

2. Promove a oferta

Promove a oferta para a tua audiência por email, SMS, anúncios messenger, página FB, pop-up, slide-in, barra sticky. Promove nos sítios onde conseguires e que faça sentido.

3. Dá a oferta no Messenger

Dá a oferta no messenger, captando dados básicos do subscritor (email) e sincroniza isso com a tua CRM. Não peças muita informação. O objetivo é dar valor. Não vendas nada ainda.

4. Envia-os para o site

Quando o subscritor resgatar a oferta, envia-os para o teu site. Mostra os produtos que podem comprar no bot usando uma feed de produtos dinâmicos. Isto mantém o utilizador no bot e podem ver categorias e detalhes do produto, e a partir daí clicar para ir para a página com mais detalhes sobre o produto, no teu site.

5. Flow de follow-up

Implementa uma flow de follow-up no bot. Se o subscritor não clicou num link específico, não efetuou uma ação específica, dispara uma nova flow para recuperar essa pessoa. Faz isto num espaço de 24 horas.

6. Email follow-up

Follow up por email e incentiva-os a ir ao site com uma call-to-action. Se o utilizador não clicar na CTA do email, envia email de follow-up.

7. Incentiva a resgatar oferta

Cria uma flow que incentiva esses subscritores que fizeram o download da oferta, mas não a resgataram (não a usaram).

8. Cria públicos personalizados

Cria públicos personalizados do site, daqueles que resgataram a oferta, e usa para fazer retargeting no TOF (topo do funil).

Outras dicas

Pondera também em implementares uma flow pós-vendas…

Coloca um opt-in no teu bot do messenger, na página de obrigado e no email de confirmação.

Dá um incentivo, uma razão para fazerem opt-in. Isto pode ser um desconto, mas também pode ser acompanhamento da encomenda. Isto requer um setup provavelmente complicado (Shopify dá para fazer isto).

Nesta situação, eu iria alterar as minhas flows um bocadito, pois agora estou a comunicar com um cliente existente, e quero obter mais informações para saber as preferências dele. Usa esta informação para promover uma oferta com base nos interesses deles.

Por exemplo, imagina que estás a vender sapatilhas. Pergunta quais as cores, tamanhos, estilos que gostam. Usa a magia ninja dos bots do messenger para lhes mostrar produtos relacionados, incentivando-os a comprar.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário