Ajuda os teus empregados a fazerem mais e melhor

Adicionar ao carrinho

Atualizado: Outubro 2019


homem a andar de bicicleta

Equipa mais eficiente, equipa mais produtiva

Quando pensas na tua equipa de trabalho, és capaz de os descrever como satisfeitos e realizados com o trabalho que eles fazem? Ou será que existem questões para descontentamente, insatisfação, ou simplemente eles não se sentirem preenchidos com a atividade deles? Como podes garantir que eles se sintam satisfeitos para o máximo rendimento possível?

Nos meus curtos, mas intensos anos à frente duma agência digital, já trabalhei em colaboração com muitas entidades, e uma coisa que aprendi a lidar com pessoas e a gerir pessoas, é que um grande factor na satisfação da nossa equipa é a satisfação e a capacidade de conseguir fazer as coisas. Parece simples? Sim, o conceito é simples, mas a aplicação raramente é.

Remove obstáculos

Um dos melhores objetivos para a satisfação da nossa equipa é remover obstáculos do caminho deles para que eles possam fazer um bom trabalho e cumprir horários ou objetivos. Não há nada pior do que ficar agarrado devido a certos processos de aprovação ou papelada burocrática quando as coisas podiam ser resolvidas mais depressa sem isso. Tentar ser rápido e eficiente e depois ter de parar de repente com coisas nas quais não temos controlo pode ser altamente frustrante.

Dê à sua equipa poder de decisão suficiente e mantenha aqueles que têm de aprovar ou recusar coisas a um mínimo possível. Uma pergunta simples que poderás perguntar para ajudar a identificar possíveis obstáculos é: “O que é que eu posso fazer para te ajudar a teres isto feito?” Depois trabalhem juntos para remover esses obstáculos proactivamente. Toma nota dos prazos da tua equipa e estabele prioridades de acordo com elas. Por exemplo, um escritor que colabora comigo poderá estar num prazo apertado com um editor com o qual entrou em contacto, nesta situação, eu poderei proactivamente ver o artigo que ele escreveu para ajudar a acabar o mesmo.

Dá-lhes o que eles precisam

Que tipo de ferramentas é que a tua equipa usa no seu dia-a-dia? Há alguma coisa que os poderia ajudar a fazer as coisas de forma mais eficiente. Eles estão a fazer coisas de forma manual que poderiam estar a fazer de forma ajutomatica? Estão a desempenhar tarefas que até poderão ser desnecessárias porque foi essa a maneira como sempre as estiveram habituadas a fazer?

Por exemplo, vamos supor que a Verónica, que é minha colaboradora, trabalha na agência, e é responsável pela parte do Design, me diz que precisa duma nova versão de software para usar no trabalho dela. A pior que poderias fazer, mesmo que estejas numa empresa grande, era obrigar a Verónica a ter de enviar um email “oficial”, para efeitos de burocracia, a alguém no departamento das TIC para pedir orçamento para uma atualização do software. Resolve isso de forma simples ao tratares tu da questão, seja por ti próprio ou contactares tu as pessoas responsáveis para que o membro da tua equipa consiga dedicar a atenção dela à tarefa que lhe compete.

Certifica-te que toda a gente na tua empresa estão atentos a maneiras mais práticas de poder fazer as coisas de forma eficiente. Quer seja novo software, ou ter dias onde não haja reuniões nem burocracias, instaura processos que tornem as coisas mais práticas e causem o maior impacto positivo na tua equipa e a capacidade deles fazerem as coisas como deve de ser.

E tu, o que é que podes fazer para ajudares a tua equipa a fazer as coisas? Quer seja remover obstáculos do caminho deles, automatizar um processo manual, ou não estar sempre em cima deles, ajudá-los a fazerem eles as coisas poderá ser a melhor coisa que tu poderás fazer para eles.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário