Anúncios Facebook: parâmetros dinâmicos URL

Anúncios Facebook: parâmetros dinâmicos URL

Estatísticas

Atualizado: Dezembro 2019


O Facebook tem uma opção que poucas pessoas sabem que existe e que muitos anunciantes ainda não usam.

É uma opção que permite inserir de forma dinâmica (e automática) informação sobre as suas campanhas de anúncios. É uma funcionalidade espetacular que passou ao lado de muito boa gente.

Esta opção chama-se Parâmetros de URL Dinâmicos e é uma resposta aos parâmetros ValueTrack do Google Adwords.

Em conjunção com o Google Analytics, esta opção vai permitir aos anunciantes ter um bom entendimento do desempenho dos anúncios no Facebook e Instagram.

Parâmetros de URL “normais”

Para perceber os Parâmetros de URL dinâmicos temos primeiro de perceber os Parâmetros de URL “normais”. Para uma explicação completa destes “normais”, veja este artigo. Estes parâmetros podem ser criados no Construtor de URL do Google.

Parâmetros URL

Ao preencher esses campos, a ferramenta “cospe” o resultado:

Resultado parâmetros URL

Esses são os parâmetros de URL “normais”.

E eis como parecem os parâmetros de URL dinâmicos.

Parâmetros de URL dinâmicos

O propósito dos parâmetros é acompanhar de onde vieram os cliques, ou seja, os visitantes para o seu website ou landing page, a partir de que campanha de anúncios, conjunto de anúncios e anúncio específico.

Pode colocar essa URL onde quiser: pode colocar num artigo, dentro dum ebook, num post Facebook, etc. Quando clicarem nesse link, você poderá ver no Google Analytics onde é que as pessoas clicaram para chegar aquela URL.

Por exemplo, você pode colocar no seu Anúncio, na secção de Verificação > Parâmetros de URL aquela URL que criou.

Parâmetros URL no anúncio

Assim quando clicarem nesse anúncio, você pode ver no Google Analytics em que anúncios clicaram, para saber quais os que têm melhor desempenho.

Mas isto é chato. E porquê?

Porque você terá de copiar e colar parâmetros diferentes para todos os anúncios que quiser acompanhar.

Mas com os Parâmetros de URL dinâmicos que o Facebook tem, podemos colocar os parâmetros dinâmicos nos anúncios que quisermos acompanhar e eles automaticamente mudam os valores no Google Analytics sem ser necessário copiar e colar parâmetros diferentes.

Ou seja, em vez de termos isto:

Parâmetros de URL normais

Iríamos colocar isto:

Parâmetros de URL dinâmicos

Só precisaríamos de copiar e colar os parâmetros dinâmicos para todos os anúncios sem necessitar de mudar nada, enquanto que com os parâmetros normais, teríamos de criar novos parâmetros no construtor de URL do Google para diferenciar anúncios diferentes.

Parâmetros dinâmicos e valores

Existem 8 parâmetros que podem ser inseridos dinamicamente na URL dum anúncio:

  • Site Source Name {{site_source_name}} – Este parâmetro tem 4 valores possíveis, dependendo se o anúncios aparece no Facebook (fb), Instagram (ig), Messenger (msg) ou na Audience Network (an).
  • Placement {{placement}} – Este parâmetro tem 6 valores possíveis, dependendo se o anúncio aparece na feed do deskop, na feed mobile, na coluna do lado direito no Facebook, na caixa de entrada do Messenger, na feed do Instagram ou nas Histórias do Instagram
  • Campaign, Ad Set & Ad Names {{campaign.name}} {{adset.name}} {{ad.name}} – este parâmetro insere dinamicamente o nome da campanha, conjunto de anúncios ou anúncio, de acordo com o nomenclatura que deu aos seus anúncios.
  • Campaign, Ad Set & Ad IDs {{campaign.id}} {{adset.id}} {{ad.id}} – este parâmetro insere dinamicamente o ID atribuído à campanha, conjunto de anúncios ou anúncios. Para saber as IDs, precisa de personalizar as suas colunas e encontrar o ID da coluna que quer.

Há quem já use parâmetros

A maioria dos anunciantes avançados já usa os parâmetros normais (utm_source, utm_medium e utm_campaign) para permitir ao Facebook enviar dados para o Google Analytics.

Estes parâmetros são colocados na secção de Parâmetros de URL no separador de anúncios do seu Gestor de Anúncios, como vimos numa das imagens anteriores.

Um exemplo seria isto:

Parâmetros URL simples

Como vimos anteriormente, estes parâmetros são colocados manualmente para cada anúncio criado, sendo que a única forma de analisar o desempenho no Google Analytics a nível da plataforma de anúncios (ex.: Google ou Facebook) e o local de publicação, seria atualizar manualmente os parâmetros utm.

A maioria dos anunciantes simplesmente não tem tempo para isto, além de que se torna confuso e complicado.

Com os parâmetros dinâmicos URL do Facebook, isto já não é um problema.

Por exemplo, você podia definir os parâmetros desta forma:

  • utm_source e {{site_source_name}}
  • utm_medium e {{placement}}
  • utm_campaign e {{adset.name}} ou {{campaign.name}}_{{adset.name}}
  • utm_content e {{ad.name}} ou {{ad.id}}

Com isto, pode ver a source (origem) e medium (meio) no Google Analytics, em Aquisição > Todo o tráfego > Origem/meio.

Ver parâmetros URL no Google Analytics

Coloque Campanha como dimensão secundária para ver mais informação.

Dimensão secundária nos relatórios

A tag de utm_content é menos usada que outros parâmetros utm, mas pode ser usada para analisar o desempenho de variações de anúncios específicos e é útil para testes A/B.

Para saber o utm_content, vá ao Google Analytics em Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas, clique na campanha específica e adicione uma dimensão secundária de Conteúdo do anúncio.

Dimensão secundária Conteúdo do anúncio

Se está a pensar usar os parâmetros dinâmicos de URL, pense em como os vai usar juntamente com o Google Analytics, e crie uma metodologia, uma nomenclatura consistente (ex.: cursointensivo ou curso_intensivo).

Se usar o relatório dos Canais poderá querer atualizar as suas definições com uma regra de expressão regular, de forma a combinar os dados da origem destes parâmetros dinâmicos num canal específico.

Veja a página de ajuda do Facebook dos parâmetros de url dinâmicos.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário