Anúncios Instagram: passo a passo simples

Anúncios Instagram: passo a passo simples

Apoiar nas estatísticas

Atualizado: Dezembro 2019


Uma boa plataforma para partilhar conteúdo visual, é também boa para fazer anuncios Instagram para gerar vendas e interação com a sua comunidade.

De acordo com um estudo, 75% dos utilizadores no Instagram tomam algum tipo de ação (visitar um site ou comprar) após terem visto um anúncio no Instagram.

Mulher com saco de papel

Não é difícil criar anúncios no Instagram… pelo menos a parte técnica.

Aquilo que requer atenção é quem é o seu público-alvo? O que deve escrever no corpo de texto? Que imagem ou vídeo usar? Como acompanhar as conversões?

Neste artigo sobre anúncios Instagram, vai saber os passos que precisa para criar (ou recomeçar com o pé direito) a sua primeira campanha no Instagram.

Vai saber como criar bons criativos (texto, imagens) para os seus anúncios, definir um bom público e acompanhar os resultados da campanha.

Os anúncios Instagram são criados no Gestor de Anúncios do Facebook. É lá que vai criar a sua campanha, definir orçamento, público, etc.

Objetivos de Campanha

Como começar

Se for a sua primeira vez, criar uma campanha Instagram pode assustar um bocado.

Por isso vamos dividir este guia em 5 passos: análise da concorrência, objetivos de campanha, definição do público, criativo do anúncio e métricas.

  1. Análise da concorrência é obter inspiração para os seus anuncios Instagram ao ver o que a concorrência (e outros bons exemplos) está a fazer.
  2. Objetivos de campanha é o resultado pretendido com a sua campanha no Instagram, que pode ser alcance divulgação da marca, gerar tráfego ou vendas.
  3. Definição do público é encontrar conjuntos de pessoas mais inclinadas para ajudar a realizar o seu objetivo da campanha.
  4. Criativo do anúncio é a criação das imagens, vídeos, copy e apelos à ação para motivar os utilizadores no Instagram a interagir com o seu anúncio.
  5. Métricas é acompanhar os resultados e o impacto que a sua campanha de publicidade de Instagram teve de acordo com o seu objetivo.

1. Analisar a sua concorrência

Antes de criar os seus anuncios Instagram, precisa de passar algum tempo a analisar os seus concorrentes. Que tipos de anúncios fazem? Que apelos à ação usam? Quanta interação estão a ter?

Homem com telemovel e portatil

Uma boa maneira de fazer este tipo de análise competitiva é visitar o perfil Instagram do concorrente e clicar para ir para o site dele (o link estará na bio).

Quando estiver no site deles, vá ver algum produto. Se no site eles tiverem o píxel do Facebook instalado para remarketing (anúncios que você mostra a pessoas que visitaram o seu site), quando você voltar ao Instagram, irá encontrar anúncios na sua feed dos produtos que viu.

Eis um exemplo que você pode testar. Abra o Instagram no seu dispositivo móvel e visite o perfil da Birkenstock. Isto é uma empresa de calçado. Clique no link da bio para visitar o site deles.

Perfil Instagram Birkenstock

Quando estiver no site, clique para ver um produto qualquer.

Sandálias no Birkenstock

Depois saia do site e reabra o Instagram no mesmo dispositivo. Notou alguma coisa? Enquanto faz scroll pela sua feed, é provável que vá encontrar um anúncio Instagram da Birkenstock.

Anúncio Instagram Birkenstock

Pode usar esta dica quantas vezes quiser para perceber o nível de sofisticação (se têm o píxel, são sofisticados) e o tipo de anúncios que os seus concorrentes fazem.

Não só vai estar a ver o que eles estão a fazer, como irá ter boas ideias e inspiração para os seus próximos anúncios.

2. Os seus objetivos de campanha

Antes de criarmos o anúncio, temos de saber sobre os objetivos da campanha. Um objetivo de campanha é aquilo que você quer que as pessoas façam quando vêem o seus anúncios.

O Gestor de Anúncios tem vários tipos de objetivos de campanha que pode selecionar da lista, e o objetivo que irá escolher vai influenciar a forma como os seus anúncios são otimizados e como irá pagar por eles.

Por exemplo, se o seu objetivo é ter mais seguidores, faz mais sentido escolher Tráfego.

Campanha objetivo Tráfego

Poderá já conhecer os objetivos de campanha ao criar anúncios Facebook. No entanto, nem todos os objetivos de campanha podem ser usados no Instagram.

Os objetivos de campanha permitidos para o Instagram são:

  • Divulgação de marca: Aumenta a divulgação da tua marca ao alcançar as pessoas com mais probabilidade de terem interesse.
  • Alcance: Mostra o teu anúncio a um número máximo de pessoas.
  • Tráfego: Envia mais pessoas para destinos dentro ou fora do Facebook como, por exemplo, sites, apps ou conversas no Messenger.
  • Interação: Obtém mais interações com a publicação, gostos da Página, respostas a eventos ou reclamações de ofertas.
  • Instalações da app: Faz com que mais pessoas instalem a tua app.
  • Visualizações do vídeo: Faz com que mais pessoas visualizem o conteúdo do teu vídeo.
  • Conversões: Aumenta o número de ações úteis no teu site ou app.

Se o seu objetivo é vender produtos ecommerce (conversões), escolha uma campanha com o objetivo de conversões.

Campanha de conversões

Mas quer o seu objetivo seja conversões ou fazer uma campanha de retargeting para utilizadores que visitam o seu website, você tem de criar e instalar o píxel do Facebook primeiro.

O píxel do Facebook é um bocadinho de código que você coloca no seu site para acompanhar visitantes e conversões. Veja este artigo para saber como instalar o píxel no seu site (ou peça ao seu developer).

Facebook pixel icone

Se tem o píxel do Facebook no seu website, quando alguém clica no seu anúncio Instagram, visita o seu site, e compra um dos seus produtos, o píxel diz ao Facebook que uma conversão ocorreu.

O Facebook faz então a correspondência dessa conversão com o conjunto de pessoas que clicaram nos seus anúncios Instagram, para que você possa saber quantas vendas fez a partir daquele anúncio.

Para instalar o píxel do Facebook no seu site, veja este meu artigo ou a ajuda oficial do Facebook sobre o píxel.

3. Definir o seu público

O objetivo dos anúncios online é chegar à pessoa certa, aquela que está mais inclinada para tomar a ação que você especificou no seu objetivo de campanha.

Por exemplo se você tem uma empresa especializada em luvas de futebol, vai querer chegar às pessoas que têm mais probabilidades de comprar os seus produtos (o mesmo se aplica a serviços).

Anuncio Instagram TheOneGloveCo

Felizmente, os anúncios Instagram têm as mesmas opções de definição e segmentação que os anúncios Facebook, incluindo segmentação por local, dados demográficos, interesses, comportamentos, entre outros.

A sua campanha precisa, no mínimo de definir um país específico, sexo (se promover um produto ou serviço específico para homem/mulher) e idade. Por exemplo, no caso da empresa que vende luvas de futebol, a sua campanha podia atingir homens dos 18 aos 40 que vivem em zonas urbanas.

O ideal é ser o mais específico possível. Quanto mais específico for a sua segmentação de anúncios para as pessoas certas, mais hipóteses tem de conquistar o seu objetivo de campanha.

Pode definir o seu público quando estiver a criar o seu anúncio, ou pode ir a Públicos, no Facebook, e criar um público guardado, para não ter de estar a preencher sempre os mesmos campos.

Criar publico guardado

Pode ainda criar um Público personalizado de pessoas que já interagiram com a sua marca, ou um Público semelhante delas para chegar a novas pessoas que são semelhantes aos seus melhores públicos.

PÚBLICOS PERSONALIZADOS
Os públicos personalizados do Facebook são conjuntos de pessoas que já visitaram o seu website ou partilharam dados de contacto consigo (ex.: converteram-se como lead).

Segmentar para estas pessoas tem normalmente bons resultados porque estas pessoas já conhecem a sua empresa.

Quando está a criar um público com base em local, dados demográficos, interesses, comportamentos, e outras opções, você está a criar um público normal. À medida que for definindo as opções de segmentação, vai notar no alcance potencial aumentar ou diminuir.

Estimativa publico frio

Ao criar um público personalizado, você não seleciona nenhuma das opções de segmentação do Facebook.

Em vez disso, tem as sua escolha várias formas de criar um público personalizado. Pode por exemplo carregar a sua lista de emails ou números de telefone e o Facebook faz a correspondência com atuais utilizadores no Facebook. Pode assim mostrar os seus anúncios Instagram para este conjunto de pessoas.

Criação publico personalizado

Usando o exemplo duma empresa ecommerce, se você captar dados dos seus clientes e potenciais clientes (email, n. contacto, primeiro e último nome, etc.) através de algum formulário de newsletter, ou de oferta de algum desconto, ou guia, etc., você pode carregar esta informação para o Facebook.

Para isso, vá a Públicos e crie um Público personalizado.

No canto superior esquerdo, clique nas três linhas horizontais ☰, passe o rato por cima de Todas as ferramentas e depois clique em Públicos.

Aceder a públicos

Clique em Públicos > Público personalizado.

Criar público personalizado

Selecione Ficheiro de clientes (logo a primeira opção), e no próximo ecrã selecione também a primeira opção, Adicionar clientes do teu próprio ficheiro[…].

Como carregar ficheiro de clientes

Após carregar o seu ficheiro, o Facebook vai fazer a correspondência com utilizadores que existam no Facebook.

Nem todos os seus contactos vão ser reconhecidos, porque algumas pessoas inscreveram-se no Facebook com um email diferente no qual você tem na sua lista de email. Normalmente pode esperar encontrar 700 utilizadores correspondidos se tiver 1000 pessoas na sua lista de email.

Publico personalizado ficheiro ou copiar e colar

Este público personalizado fica então criado, para que você possa atingi-los com anuncios Instagram. Note que só estas pessoas irão ver os seus anúncios se for apenas o único público que selecionou ao criar o seu anúncio Instagram.

PÚBLICOS SEMELHANTES
Um Público semelhante no Facebook é um tipo de público personalizado que lhe permite criar anúncios super segmentados para os seus anuncios Instagram.

Estes conjuntos de pessoas normalmente convertem-se bem porque são pessoas semelhantes aos seus atuais clientes ou potenciais clientes.

O Facebook toma como base o seu público personalizado para criar um público semelhante, de forma a mostrar anúncios a estas pessoas que são semelhantes ao público original.

O Facebook identifica características em comum do seu público personalizado, tais como dados demográficos e interesses, e depois encontra pessoas que são semelhantes a estas no país que você definir.

Também pode criar um público semelhante com base nas pessoas que gostam da sua página Facebook. Isto pode dar-lhe bons resultados porque está a segmentar para pessoas que já conhecem o seu negócio e mostraram interesse naquilo que você vende ou apresenta ao mercado.

Para criar um Público semelhante, vá a Públicos > Criar Público > Público semelhante.

Criar público semelhante

Nas opções, escolha qual o público que vai servir como fonte a partir do qual este público semelhante vai ser criado. Escolha também a localização/país, e o tamanho do público.

Criar público semelhante

Veja este artigo curto sobre Públicos semelhantes e depois volte para ler o resto do artigo.

Para o(a) ajudar na criação dum público de raiz, aconselho a usar duas ferramentas:

  1. Estatísticas do Público (Facebook Insights);
  2. Google Analytics

1. FACEBOOK INSIGHTS
As Estatísticas do público é uma ferramenta que lhe dá uma visão de helicóptero dos seus potenciais clientes, incluindo local, dados demográficos, hábitos de compra, gostos em outras páginas, e muitos outros.

Pode usar as Estatísticas do público para tomar decisões acertadas para quem vai atingir com os seus anuncios Instagram. Eis um vídeo que vai ajudar a usar esta ferramenta.

Estatísticas de Público
Estatísticas de Público dão-nos dados demográficos sobre as pessoas

2. GOOGLE ANALYTICS
Se usa o Google Analytics para acompanhar o tráfego (visitantes) no seu site, também o pode usar para captar dados demográficos sobre o seu público-alvo.

Para isto, inicie sessão, vá a Administração e clique em Informações de acompanhamento > Recolha de dados.

Informações de acompanhamento > recolha de dados

Aí, clique para ativar as Funcionalidades de relatórios de publicidade. Clique depois em Guardar.

Ativar recolha de dados

Como bónus, neste artigo mostro-lhe como analisar os seus anúncios com o analytics.

4. Crie o seu criativo para anuncios Instagram

Criativo significa o texto e imagens ou vídeo que aparecem no anúncio. Criar o seu criativo para os anúncios é tanto arte como é ciência.

Antes de começar a criar o anúncio, precisa de pensar em qual é o seu objetivo, quem está a tentar alcançar, e que tipo de mensagem e tom (na sua comunicação) irá motivar os seus seguidores para interagirem com os seus anuncios instagram.

Há quatro tipos de formatos de anúncios Instagram que pode escolher:

  1. carrossel,
  2. imagem,
  3. vídeo,
  4. apresentação.

Isto é definido a nível do anúncio. Pode ver exemplos de formatos de anuncios Instagram aqui.

Anuncios Instagram formatos

ANUNCIOS INSTAGRAM CARROSSEL
O tipo de formato de carrossel é bom para mostrar vários produtos (ou vários usos do mesmo produto).

Com anúncios carrossel, os utilizadores no Instagram podem deslizar no ecrã para ver mais imagens, e o botão de apelo à ação (ex.: Saiba mais) leva-os para o website.

Uma marisqueira podia mostrar uma espetada de marisco, revelando uma parte em cada imagem do carrossel. Quando o utilizador tiver deslizado pelas imagens, pode usar um botão para os levar para a página de reservas do seu website.

anuncios instagram carrossel

Pode ver a documentação oficial do Facebook para criar este tipo de anuncio para o Instagram.

ANUNCIOS INSTAGRAM IMAGEM
Os anúncios de imagem são os mais comuns que encontramos no Instagram. Com eles pode mostrar visualmente o seu produto ou conceito de serviço.

Se é iniciante nos anúncios Instagram, aconselho escolher este tipo de formato, porque são os mais fáceis de criar e costumam ter bom desempenho.

Neste anúncio, a Fossil mostra uma foto simples e elegante dum dos seus produtos.

anuncios instagram imagem

ANUNCIOS INSTAGRAM VÍDEO
Pode fazer anuncios Instagram de vídeos de até 60 segundos, mas de acordo com um estudo, os primeiros 30 segundos são os mais importantes.

Aconselho fazer vídeos curtinhos de 6-15 segundos. Se eles funcionarem bem, então passe para vídeos com maior duração. O importante é chamar a atenção da pessoa para que queira continuar a ver.

Ao criar os seus anúncios em formato de vídeo, crie conteúdo que seja nativo à plataforma e que se misture de forma camuflada na feed dos seus seguidores (que não pareça um anúncio).

Neste anuncio, a Aaptiv está a promover a instalação da sua app. Isto funciona bem porque estão a mostrar às pessoas quem elas querem ser, e associar a pessoa com o seu produto.

anuncios instagram video

ANUNCIOS INSTAGRAM APRESENTAÇÃO
Este tipo de anúncios de Apresentação, também conhecidos como Slideshow, existem como solução para criar uma espécie de anúncios de vídeo criados a partir de imagens estáticas.

A vantagem deste formato de anuncio Instagram é que podem ser criados sem grandes recursos, só é necessário algumas imagens que o Instagram passa as imagens duma para a outra como se fosse um vídeo.

Por curiosidade, este tipo de anúncio de slideshow foi criado também para dar resposta aos países que têm fraca velocidade de internet e que não conseguem mostrar bem anúncios em vídeo.

anuncios instagram slideshow

DICA
Algumas empresas usam conteúdo feito por utilizadores nos seus anúncios. Chama-a isto UGC (user-generated content). Se está a promover um produto nos seus anúncios Instagram, experimente mostrá-lo em situações da vida real de forma a que as pessoas se consigam identificar com a situação.

Por exemplo, uma empresa ecommerce, uma loja online que venda meias, em vez de mostrar apenas os produtos, pode ir mais além e usar imagens de pessoas a usar as meias.

Agora que sabe como escolher o seu objetivo, definir o seu público e criar o seu criativo, está na altura de criar o seu primeiro anúncio Instagram.

Como criar um anúncio Instagram

Passo 1: Ligue a sua conta Instagram à sua Página Facebook

A primeira coisa a fazer é ligar a sua conta Intagram à sua página Facebook. Vá às definições da sua Página Facebook (precisa de ser admin) e clique no separador de Instagram.

Clique em Inicie sessão para entrar na sua conta Instagram e depois em Confirmar.

Ligar conta Instagram a Facebook

Passo 2: Crie uma campanha
Vá ao seu Gestor de Anúncios e clique em + Criar.

Criar anuncio no Gestor de Anuncios

Escolha o seu objetivo de campanha. Para anúncios Instagram, os objetivos disponíveis são:

  • Divulgação de marca
  • Alcance
  • Tráfego
  • Interação
  • Instalações da app
  • Visualizações do vídeo
  • Conversões

Objetivos de Campanha

Se o seu objetivo é aumentar conversões, escolha Conversões, mas tem de ter o píxel instalado no seu website.

Para isso, vá à secção de Píxeis no Facebook e crie um píxel.

Dar nome a píxel e criar

Passo 3: Preencha o seu conjunto de anúncios
Após ter escolhido o seu objetivo de campanha, irá ser levado(a) para o Conjunto de Anúncios. É aqui que vai definir quem vai ver os seus anúncios, e quanto dinheiro quer gastar.

Preencher conjunto de anuncios

Se tiver Públicos personalizados, Públicos semelhantes ou Públicos guardados, poderá selecioná-los aqui.

Selecione “Editar locais de publicação” para poder escolher Instagram como o sítio onde o seu anúncio será mostrado. Escolha também para mostrar apenas em telemóvel.

Editar locais de publicação e telemovel

Instagram feed e historias

Na secção dos orçamentos tem duas opções, orçamento diário e orçamento para toda a duração.

  • Orçamento diário – dá um valor diário que será gasto ao longo do dia, em que o algoritmo irá automaticamente gastar aquele valor por dia.
  • Orçamento para toda a duração – dá um valor para ser usado num período específico de tempo, em que o algoritmo irá gastar esse valor nesse período de tempo.

Se for iniciante em anúncios, é melhor começar devagarinho com os seus gastos. Pode aumentar o seu orçamento mais tarde se ele tiver bom desempenho.

Eis um guia para saber como expandir as suas campanhas, ou seja, como aumentar o orçamento.

Orçamento para anuncios FB

Passo 4: Criar o anúncio
Após ter definido as suas opções a nível do conjunto de anúncios, clique Continuar para ir para o nível de visualização do Anúncio.

É aí que vai ver a conta Instagram associada à sua Página Facebook, onde pode escolher o formato do anúncio e preencher o seu criativo (texto e imagens ou vídeo).

Visualização do anúncio

Escolha o formato que quer (imagem, vídeo, etc.) e faça scroll para baixo para carregar as suas imagens ou vídeo.

Carregar imagem

Após carregar a sua imagem ou vídeo, pode começar a criar o anúncio em si. Terá campos para escrever o texto do anúncio, para o título, corpo de texto, entre outros.

Preencher URL e texto

Se escolheu tráfego ou conversões como o seu objetivo de campanha, poderá personalizar o seu botão de apelo à ação na URL para onde vai enviar as pessoas.

Nota: campanhas de Tráfego não têm “Comprar agora”, só campanhas de Conversões é que têm esse apelo à ação específico. Como criei uma campanha de Tráfego, o mais semelhante que existe para comprar é Reservar agora.

Há várias opções que pode escolher, mas selecione uma que faça sentido para este anúncio que está a criar e para que landing page está a enviar os seus visitantes.

Apelo a acao para anuncio

O seu apelo à ação influencia bastante a taxa de cliques e taxas de conversão, por isso selecione algo que seja relevante para a sua oferta e para o público que definiu.

Pode ainda Mostrar opções avançadas para ter acesso a mais opções. As opções que aparecerem aqui vão ser diferentes de acordo com o objetivo que escolheu.

À medida que for preenchendo o seu anúncio irá ver à direita a pré-visualização como ele aparece no Instagram. Se selecionou outros locais de publicação (ex.: Feed do Facebook) também poderá ver o preview dele nesses locais.

Preview do anuncio Instagram

Reveja o que criou, e quando estiver tudo bem, clique em Confirmar. O Facebook irá rever o seu anúncio.

Rever ou confirmar

Nota: Pode ver os requisitos dos tamanhos de imagens e vídeos para anúncios Instagram aqui.

5. Acompanhar interação e conversões

A menos que seja altamente sortudo(a), é bem provável que a sua primeira campanha não produza grandes resultados.

Precisa de editar e otimizar a sua campanha de anúncios Instagram enquanto ela está a ser exibida para o seu público.

Pode ver as estatísticas no Gestor de anúncios e em conjunção a isso, usar também o Facebook Analytics, e idealmente, o Google Analytics também.

Se quiser manter-se pelo simples, veja as métricas principais no seu Gestor de Anúncios.

Gestor de Anúncios métricas

Deixe os anúncios Instagram serem mostrados por pelo menos 24-36 horas, e só depois é que vai ver os relatórios da estatística. Não tire conclusões com base em 100 cliques, por exemplo, porque não é um número estatisticamente relevante para tirar elações.

Poderá ver métricas a nível do separador da campanha, conjunto de anúncios e anúncios. Ou pode clicar logo em


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário