Black Friday e anúncios Facebook

Estatísticas

Atualizado: Outubro 2019


Eis algumas estratégias para “malhar” na #blackfriday. Mesmo que estes dias não sejam importantes para o seu nicho, estas dicas e estratégias podem ser aplicadas noutros meses como nos primeiro trimestre do ano, assim como numa estratégia contínua no Facebook.

# O FUNDAMENTAL
Aproveite para fazer uma auditoria ao seu píxel para verificar se está a acompanhar todos as ações que precisa.
▪ Veja no Gestor de Eventos para perceber se existe forma de otimizar as ações que está a acompanhar. Elas aparecem na secção Diagnósticos. Veja este link do Centro de Ajuda do Facebook para resolução de problemas (dados incorrectos, em falta): https://www.facebook.com/business/help/490934944618455

Verifique se o seu catálogo de produtos segue boas práticas. Um bom setup do catálogo é vital para ter boas campanhas de anúncios dinâmicos
▪No Gestor de Catálogos verifique se o match rate está o mais perto possível dos 100% para os eventos ViewContent, AddtoCart e Purchase.
▪ Todas as suas imagens no catálogo de produtos devem ser pelo menos 500×500 píxeis para que os anúncios dinâmicos sejam mostrados no maior número possível de locais de publicação.
▪ Reveja as boas práticas recomendadas pelo Facebook dos anúncios dinâmicos, catálogo de produto e feed.
Se ainda não o fez, ative a Correspondência Avançada o quanto antes, para aumentar o seu match rate, que ajuda a ter mais conversões atribuídas às suas campanhas e aumenta o tamanho dos seus públicos personalizados.

# HABITUE AS PESSOAS
As pessoas poderão ter de ser habituadas a ver uma frequência elevada de anúncios antes de comprar o seu produto ou serviço. À medida que nos aproximamos da Black Friday, muitos clientes não compram produtos por estarem à espera das promoções das marcas nessa altura.

Por isso, é bem provavél que até lá a taxa de conversão seja pequena até ao 23 de novembro, para depois inflacionar espetacularmente durante o fim de semana. Mesmo assim, muitas pessoas já decidiram de que marcas vão comprar antes do Black Friday, por isso vale a pena ganhar a consideração delas no topo do funil.

# MAIS PESSOAS E ANÚNCIOS
Otimize para um evento no topo do funil, como o ViewContent, AddtoCart ou mesmo Landing Page Views, para mostrar os seus anúncios a mais pessoas, levar mais tráfego para o seu site e criar os públicos para retargeting.

# MAXIMIZE LOCAIS DE PUBLICAÇÃO
Coloque os seus conjuntos de anúncios no maior número de locais de publicação que conseguir. Normalmente não sugiro isto, mas esta altura é uma exceção, por isso use os Locais de publicação automático para esgalhar o máximo de impressões na plataforma. Forçar a mostra de anúncios em apenas um local de publicação (pelo menos nesta altura) não é sustentável e vai ficar caro, especialmente devido à grande Crie vários formatos de anúncios nos seus conjuntos de anúncios (1 Coleção, 1 Carrossel, 1 Vídeo) para dar ao algoritmo flexibilidade para mostrar o tipo de formato de anúncio certo à pessoa certa no local de publicação certo.

# PÚBLICOS E MAIS PÚBLICOS
Seja mais genérico com os seus públicos, em vez de tentar segmentar “a laser”.
Teste um público vasto e veja como ele “performa” vs os seus públicos habituais. Públicos vastos são mais baratos que públicos concentrados como os Públicos Semelhantes de 1% ou interesses altamente escrutinados.
Combine públicos que têm boa relevância entre si e para o seu negócio. Por exemplo, se tem dois públicos semelhantes em dois conjuntos de anúncios com CPA semelhante, combine os dois num único conjunto de anúncios.
Crie super semelhantes (combinando vários públicos semelhante e/ou semelhantes com maior percentagens (ex.: 6-10%).
Se tem um catálogo de produto, comece já a fazer anúncios dinâmicos para públicos vastos. Siga as boas práticas para maximizar intenção de compra nesta época festiva. Lembre-se, é um público vasto, apenas, não ande a misturar com os seus semelhantes, públicos guardados ou de retargeting. Ver https://www.facebook.com/business/help/217321262031259
Use um rácio de lance-orçamento de 1 para 10 (experimente também 1 para 25). Ou seja, se o seu CPA médio para compra é €50, o seu orçamento diário deve ser *pelo menos* €500. Quanto mais dados de conversão o algoritmo tem, melhor vai ele conseguir otimizar.
À medida que as taxas de conversão aumentam nestes dias, o leilão fica mais competitivo e muitas marcas aumentam o lance e orçamento. Para estar acima dos outros e ter boas taxas de conversão, abre cordões à bolsa, porque vai ter de aumentar 20-40% se estiver a alcançar poucas pessoas devido ao orçamento ser reduzido.

Toca a esgalhar


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário