8 dicas rápidas para um bom Lead Magnet

O dinheiro está na lista.

O problema é que muitos marketers e empresas não sabem captar contactos – corretamente – para crescer a sua lista de email.

E quando o fazem, é duma maneira que não converte as leads em vendas. Mas neste artigo vai saber 8 dicas rápidas para que o seu lead magnet resulte em mais leads e mais vendas.

O que é um lead magnet

Um lead magnet é um incentivo para captar os dados das pessoas na sua landing page.

É o ponto de entrada das pessoas no seu funil de marketing, é um “suborno”, um freebie que oferece ao potencial cliente em troca do email da pessoa. É captar contactos consentidos para a sua lista de email.

Um lead magnet pode vir em várias formas:

  • um ebook
  • uma checklist
  • uma cheatsheet
  • um minicurso
  • um vídeo ou vídeos
  • um desconto ou cupão
  • um quizz
  • um trial gratuito
  • entre outros

O problema é que a maioria dos empreendedores ficam paralisados a pensar em que formato vão criar o seu lead magnet e como o enviar ao potencial cliente. Em vez disso, deviam estar focados naquilo que torna uma oferta apelativa que prende a sua audiência e os incentiva a juntarem-se à sua lista de email.

Pense assim: a sua audiência tem um problema, e eles querem resolver esse problema. Não interesse se a solução é apresentada num ebook, ou numa checklist, ou seja o que for.

Independentemente da forma como vai criar e enviar o seu conteúdo, se aplicar estes 8 princípios nos seus lead magnets, não estará apenas a criar uma lista… estará a criar um exército de potenciais clientes altamente qualificados e com vontade de comprar o seu produto ou serviço.

Então vamos lá às dicas.

1. Seja super específico(a)

Ao criar um lead magnet, tem de ser específico de forma a mostrar à sua audiência exatamente aquilo que eles vão obter do seu freebie.

Não há nada de excitante numa promessa vaga… seja claro sobre o benefício que a pessoa vai ter ao inscrever-se para obter o seu conteúdo gratuito.

Muito disto vai depender do seu título. O seu título é bom ou mau?

Eis alguns exemplos de títulos maus para lead magnets…

  • O programa de perda de peso de 7 dias
  • Como comprar casa
  • E o pior de todos, “Inscreva-se na newsletter”

Agora, eis alguns exemplos de títulos bons para lead magnets…

  • Vídeo revela como perder 3kgs em uma semana, sem passar forme ou ter de se matar no ginásio
  • Guia gratuito: O único conselho que precisa para fazer a melhor compra do seu próximo imóvel
  • Cheatsheet: Os 2 tipos de anúncios no Facebook que precisa fazer para ter sucesso no seu negócio

Veja os três pontos anteriores da lista acima: não há qualquer dúvida daquilo que vai obter ao ler o título pois não? Sabe o tipo de conteúdo que o lead magnet tem, e o que irá aprender.

É assim que o título para o seu lead magnet deve ser… específico e claro “o algodão não engana”.

2. Faça apenas uma promessa

Um bom lead magnet tem uma solução para um problema. Não tem várias mini-soluções. Você pode não resolver o problema da pessoa num PDF de 3 páginas ou num vídeo de 10 minutos, mas pode dar-lhes uma ajuda para ir ao encontro da solução.

Por exemplo, um especialista em chatbots pode oferecer um vídeo rápido que mostra como criar um bot do Messenger em 15 minutos.

Ele não promete que irá ter muitas leads e clientes (embora seja esse o objetivo da pessoa), mas ao prometer apenas uma coisa, é mais fácil ter interesse na oferta e que aquilo é possível.

Faça uma promessa, não várias.

3. Cumpra o que prometeu

O seu lead magnet deve ajudar as pessoas a ir ao encontro da solução desejada. Mesmo que não seja a solução completa, pelo menos que ajude a estar mais próximo do objetivo final.

No exemplo anterior, o especialista em chatbots sabe que alguém que tem interesse em criar bots pode estar interessado em aprender mais.

Porque é com os bots do Messenger, sabe que pode captar subscritores e até saber o endereço de email deles, vender-lhes algo pelo Messenger, etc.

Não interessa agradar a todos, apenas aos que interessam.

4. Satisfação instantânea

Estamos cada vez mais como os animais. O meu cão Max não pensa no futuro, prefere um biscoito agora do que depois.

As pessoas querem aquilo que elas querem, e querem-no agora.

Enviar uma lição por email durante um determinado n.º de dia, ou newsletters, são exemplos de lead magnets em que a satisfação é atrasada.

Com lead magnets rápidos, você pode dar aquele momento “Eureka” ou “a-ha” à pessoa instantaneamente.

Um exemplo disso é algo que possa ser consumido rapidamente, como este vídeo de 2 minutos que mostra como fazer screencasts gratuitamente.

5. Namore o potencial cliente

O lead magnet é o ponto de entrada do potencial cliente no seu funil de marketing (espero que você tenha um funil…). Como isto pode ser a primeira vez que um novo subscritor está interessado em si, a primeira impressão conta… assim como a segunda… e a terceira.

No mundo “real”, não temos uma segunda hipótese de passar uma boa impressão às pessoas. Será que a sua oferta mostra ao potencial cliente que você é um(a) expert e incentiva a querem saber mais?

Um bom lead magnet ajuda o potencial cliente a avançar ao longo do funil, e mostra que você (ou o seu produto) é a pessoa certa para os ajudar com este problema que têm.

No exemplo do especialista em chabots, aquele vídeo mostra como criar um bot do Messenger em menos de 15 minutos. A pessoa fica tão impressionada com este conteúdo gratuito que acaba por comprar o curso dele.

6. Dê perceção de valor

Só porque está a dar alguma coisa gratuitamente, não significa que essa coisa não possa ter um bom aspeto.

Invista num designer para a capa do seu próximo ebook, ou para criar o design da sua checklist, cábula, e criar uma boa landing page para captar as leads.

A imagem que você passa às pessoas conta. Se quer cobrar-se bem dos serviços e produtos, então tem de transmitir uma boa imagem.

Se o design gráfico e web design não é a sua área, não invente. Ao querer fazer tudo por si ou contratar alguém baratinho vai-lhe dar um aspeto de amador(a).

7. Dê valor no interior e exterior

Se o seu ebook tem um design fantástico ou o seu vídeo foi editado de forma profissional, mas só tem é palha… então não presta.

O seu lead magnet deve cumprir o que promete, e dar valor no conteúdo que proporciona à pessoa, para que ela possa estar mais próxima de encontrar a solução para o problema.

Após consumir o seu conteúdo, a pessoa deve pensar assim “espetáculo, se isto é GRATUITO, só posso imaginar como será o conteúdo pago deste tipo”.

Dê tanto valor no seu conteúdo gratuito que a sua audiência não conseguirá resistir aos seus produtos ou serviços pagos quando lhes proporcionar a oportunidade para comprar. É assim que se geram boas leads e clientes.

8. Rápido e eficaz

Outro erro que os empreendedores e empresas fazem é pensar que um lead magnet tem de ser um conteúdo extenso, como por exemplo vários vídeos ou um ebook de 50 páginas. Se fizer isso, pode até resultar em menos vendas.

Suponha que o António tem um ebook de 90 páginas e fala sobre “3 Dicas para ter um emprego de sonho”. A maioria das pessoas chega à página 4 até tocar a próxima notificação do Messenger ou o gato vier distrair. Alguns até poderão voltar a ler de onde estavam, mas a maioria não se vai dar ao trabalho de ler o ebook do António.

Por outro lado, a Andreia criou uma checklist de 1 página sobre “3 Coisas que pode fazer hoje para ter um emprego de sonho” e tem lá dicas que ainda não tinha pensado fazer.

As pessoas adoraram este tipo de conteúdo rápido, especialmente se lhes der um momento “Eureka”, em que conseguiram consumir o conteúdo da checklist da Andreia em menos de 5 minutos. Mais tarde ela pode tentar vender o ebook dela de 90 páginas que expande o tema de encontrar um bom emprego (mesmo n.º páginas que o do António, mas o dela é pago).

É uma pena para o António, porque ele agora tem de passar algumas semanas adicionais a escrever um ebook ainda maior para tentar vender à audiência dele, o que atrasa a capacidade dele de ganhar dinheiro com isto.

Não seja como o António.

Sumário

  1. Seja específico
  2. Faça apenas uma promessa
  3. Cumpra o que prometeu
  4. Satisfação instantânea
  5. Namore o potencial cliente
  6. Dê perceção de valor
  7. Dê valor por fora e por dentro
  8. Rápido e eficaz

Se seguir estas dicas, vai captar leads fácil e rapidamente.

Não interessa o formato do seu lead magnet (checklist, vídeo, outro). Escolha o formato que mais se adequa à sua audiência e que lhe permita vender o seu produto ou serviço o mais rápida e eficazmente possível.

2 comentários em “8 dicas rápidas para um bom Lead Magnet

Deixe um comentário