Como usar as Listas do Facebook em posts

As mudanças no algoritmo do Facebook têm prejudicado várias páginas na rede social, o que leva ao descontentamento e frustração de algumas empresas.

Ainda assim o Facebook tenta continuamente proporcionar uma boa experiência aos utilizadores e páginas ao acrescentar novas funcionalidades ao longo do tempo.

Uma dessas funcionalidades são as listas.

As listas funcionam em Páginas e Perfis pessoais.

Como criar uma lista no Facebook

Passo 1: abra o site do Facebook ou a app e clique na caixa onde escreve os seus posts.

Passo 2: Clique no ícone das “reticências” para ver todas as opções e selecione Listas.

Passo 3: Aparecem vários templates de listas. Selecione o que seja mais apropriado para si (eu selecionei “frases que me inspiraram”).

Passo 4: Depois vai escrever os itens da lista. Escreva o primeiro item e clique em Adiciona outro item para escrever mais. Pode mudar a cor de fundo (azul é o prédefinido) e em vez de números ter bullet points nos itens da lista.

Passo 5: Quando estiver pronta, clique em Publicar para postar a sua lista.

Como criar uma lista à sua medida

Nos cinco passos anteriores, usámos um dos modelos que o Facebook tem. Mas podemos criar listas com títulos personalizados.

Para isso, selecione Lista mas desta vez selecione “Cria uma lista com um título à tua escolha” ou se estiver na app móvel, selecione “Criar nova”.

Aqui pode escrever o título da lista e adicionar itens à sua lista. Até pode colocar emojis se quiser e também pode mudar a cor de fundo. Depois é só publicar.

Formato da lista: números, bullet points

Por defeito, as listas do Facebook são ordenadas por números, mas você pode selecionar para um formato não ordenado com os pontinhos pretos, também chamados de bullet points.

Ao criar a lista, clique num dos dois formatos possíveis: números ou bullet points. Pode mudar para um ou para o outro como quiser.

Mudar cor de fundo da lista

Também pode mudar a cor de fundo da lista à semelhança de quando publica um post.

Não pode carregar uma imagem de fundo, o que seria interessante para personalizar mais a lista.

Para mudar a cor de fundo, selecione uma das bolinhas de cor por baixo da lista. Existem 7 cores que pode escolher.

Remover item da lista

Remover um item da lista é fácil. Só tem de clicar no X para apagar esse item, e se quiser acrescentar mais é só clicar em Adicionar outro item.

Remover lista

Se não gostar da lista pode eliminá-la ao selecionar Remover listas. Aparece uma janela de confirmação se quer mesmo apagar a lista. Selecione confirmar para apagar.

Atenção que remover a lista elimina todos os itens.

Resultado

Ao clicar em Publicar, a sua lista aparece na sua feed de notícias.

Após publicar a lista, não a pode editar mais. Não pode mudar a cor de fundo, o título nem os itens.

Listas e sondagens: qual a diferença?

As listas do Facebook são estáticas, o que significa que as pessoas não podem interagir com os itens da lista. Podem fazer gosto e comentar, mas não interagir com os itens.

As sondagens do Facebook permitem colocar itens numa lista para as pessoas votarem. Mas o número de itens duma sondagem é limitado, só pode criar duas opções. Nas listas pode criar vários itens.

Também não pode colocar um título para a sondagem, mas na lista pode.

Por outro lado, pode adicionar imagens (incluindo GIF) em qualquer item duma sondagem, enquanto nas listas só pode mudar a cor de fundo.

Experimente

Agora sabe como criar listas no Facebook. Pode criá-las para publicar na sua conta pessoal ou em qualquer página que administre.

Como está a pensar usar as listas? Para fazer uma lista de sítios a viajar, ou talvez as coisas que tem de fazer antes de ter 60 anos? :=)

Deixe um comentário