Como fazer screencasts com Google Chrome

Veja o vídeo ou a transcrição em baixo.

Subscreva-se no canal YouTube:
Botão subscrição canal YouTube

Transcrição do vídeo

Quer gravar o seu ecrã, rapidamente, facilmente e gratuitamente?

Olá, o meu nome é João Alexandre e dou-lhe dicas para crescer o seu negócio em menos de 5 minutos.

Você pode gravar o seu ecrã e mostrar alguma coisa em vídeo, a alguém, em vez de estar a escrever. É esta a vantagem do Loom.

O Loom é uma extensão do Google Chrome que você pode adicionar ao seu navegador, que tem 6000 e tal avaliações… de 5 estrelas.

Quando você tiver adicionado isto ao Google Chrome, você pode gravar o seu desktop inteiro, ou pode gravar apenas uma aplicação. Por exemplo, pode gravar um separador qualquer ou página web que você esteja a visitar.

Então como é que isto é feito?

Para começar a gravar, clique na extensão que você adicionou ao Google Chrome, e aqui está ela, e depois, aparecem estas opções.

Aqui você pode escolher mostrar a webcam e o ecrã, ou pode escolher apenas o ecrã, ou pode escolher apenas a câmara.

Uma boa funcionalidade do Loom, é que você pode escolher, em vez de mostrar a sua cara, se você for um bocado tímido ou tímida, ou não estiver tão bem apresentado(a) – como neste caso eu não estou, você pode mostrar apenas uma fotografia sua.

Viu? Posso escolher entre a minha câmara, que está aqui a aparecer, ou então posso escolher uma fotografia que já previamente carreguei.

Aqui depois posso clicar para outras fotografias que eu tenha.

Posso também escolher mostrar o desktop inteiro, ou mostrar apenas o separador atual, que é este aqui. Então, vou clicar para mostrar apenas o separador atual e vou clicar em Start Recording.

Agora, estou aqui a gravar, dentro do Loom, em que estou a mostrar apenas a minha fotografia. Isto é porreiro porque eu posso mudar a minha cara para onde eu quiser se por acaso estiver a gravar e mostrar alguma coisa no ecrã e a minha cabeça estiver à frente disso.

Posso também esconder o menu para não aparecer estas opções, e depois quando eu tiver concluído o meu vídeo, basta apenas clicar em Finish recording, no visto verde.

Quando ele estiver feito, o Loom passa-nos diretamente para o vídeo, e agora podemos ver o nosso vídeo. Podemos também reagir com emojis, e podemos partilhar isto no Slack – se você utilizar o Slack.

As pessoas podem escrever comentários e pode também cortar bocados do vídeo, como por exemplo ahmm, uhmm, para tornar a coisa mais fluente.

Outra funcionalidade muito porreira, é que você pode partilhar isto diretamente no Gmail.

Quando você partilha o link no Gmail, aparece automaticamente o vídeo. Isto é fantástico. O vídeo não dá para ver dentro do email, o que acontece é que isto é uma imagem, que quando clicada, vai para a página onde nós podemos ver o vídeo.

Esta ferramenta é muito boa porque você pode mostrar o seu ecrã para ensinar alguma coisa a alguém ou explicar alguma coisa, em vez de estar a escrever por texto.

Isto é bom para equipas, para consultores, para marketers, para todo o tipo de pessoas que querem fazer screencasts rapidamente, facilmente, e gratuitamente.

Por isso, vá às extensões do Google Chrome e vá instalar esta extensão porque vai-lhe poupar bastante tempo, vai-lhe ser bastante útil para si, no seu negócio, na sua atividade.

Se gostou deste vídeo, goste, comente, partilhe, porque isto a mim diz-me o tipo de vídeos e conteúdo que quer ver para que o(a) possa ajudar no seu negócio.

O meu nome é João Alexandre, e obrigado.

Deixe um comentário