Bots do Messenger: o futuro, agora

Bots do Messenger: o futuro, agora

Chatbot phone

Atualizado: Outubro 2019


Gostaria de:

  • captar mais leads
  • gerar mais vendas
  • automatizar o seu negócio
  • ter um bom apoio a cliente

Se sim, está no sítio certo. Com 1.2 biliões de pessoas no Messenger, é seguro dizer que o seu cliente está lá. E o segredo do marketing é chegar às pessoas onde elas estão.

Aproveite antes de ficar saturado e antes que os seus concorrentes abram os olhos para estas táticas.

Bot na mão

O que é um bot?

Um bot do Messenger é um tipo de software que pode automatizar tarefas e conversar consigo. Empresas de todo o tipo têm tido sucesso com estes assistentes automáticos, desde turismo, finanças, media e entretenimento, saúde, restauração, serviços de consultoria, lojas online, etc.

Os bots mais avançados apoiam-se em tecnologia de inteligência artificial para perceber a sua pergunta, encontrar a resposta certa e apresentá-la num tom conversacional e o mais humana possível.

Vou-lhe mostrar 5 bots que uso na minha atividade que podem servir de inspiração para adaptar ao seu negócio.

Os meus 5 Bots João Alexandre

Benefícios dos bots?

Há 1.2 biliões de razões para usar bots: são estes os utilizadores ativos no Messenger.

O seu cliente está no Messenger… e ele não está sozinho.

Desde encomendar uma pizza, alugar um carro, comprar um produto na sua loja, agendar visita na sua agência imobiliária, contratar o seu serviço, eles são o futuro do marketing.

Há mil e uma formas de os usar para captar mais leads, gerar mais vendas, trazer as pessoas para o seu mundo, conquistar a confiança delas e posicionar-se como expert.

As ferramentas estão disponíveis. Só tem de as usar.

Veja nas seguintes páginas 5 Bots que uso na minha atividade para lhe servir de inspiração.

Bot maestro

Então vamos lá.


Bot 1 – o Ajudante

Bot Ajudante

Se já tem uma audiência, ou seja, se já tem uma lista de subscritores de email ou fãs da sua Página Facebook (ou seguidores de outras redes sociais), pode começar com esta automação.

Bot Ajudante post Facebook

Esta automação é um bom ponto de partida para se iniciar no mundo dos bots, e esta estratégia é boa para aplicar com uma audiência existente.

Isto envolve dar a conhecer às pessoas na nossa audiência que temos um novo método de comunicação com elas, neste caso, o Facebook Messenger, e que elas se podem inscrever nessa lista de notificações via o Bot.

Depois perguntamos no que é que elas estão a trabalhar, e dar-lhe recursos gratuitos com base nas necessidades delas. Pode ser que precisem de ajuda com anúncios Facebook, ou a crescer uma lista de emails, ou qualquer outra coisa, o importante é dar-lhes valor.

A primeira automação envolve fazer com que a sua audiência (lista de subscritores de email e fãs) se inscreva no bot do Messenger, perguntar-lhes o que eles estão a fazer e dar-lhes recursos gratuitos com base nas respostas.

Bot Ajudante mensagem


Bot 2 – o Orientador

Bot Orientador

Esta estratégia envolve usar um bot mais avançado que é usado em qualquer parte do funil onde as pessoas se subscrevem para alguma oferta.

Eis um exemplo duma das minhas ofertas.

Tenho um Minicurso grátis de Anúncios Facebook de 5 dias, que envia uma lição por dia às pessoas que se subscreveram para receber este minicurso.

O visitante vai à landing page, e após se inscrever, é levado para uma thank you page onde agora se pode subscrever para receber outros updates via Messenger.

Bot Orientador thank you page

O meu bot irá então enviar uma mensagem às pessoas a perguntar se já fizeram a lição do dia 1, do dia 2, etc. E conforme tenham visto ou não, o bot lembra e encoraja as pessoas a fazerem o minicurso e a implementarem o conhecimento.

Isto é tudo automatizado, e dá um sentimento de maior relacionamento à pessoa que está a fazer o minicurso, porque sente que está a ser acompanhada.

Bot Orientador mensagem messenger


Bot 3 – o Captador

Bot Captador

Esta é uma estratégia fácil de implementar e que pode dar bons resultados. Um slide-in é uma janelinha não intrusiva que aparece num dos cantos do ecrã.

Ao usar um slide in, poderá captar 5-10% dos seus visitantes para subscritores da sua lista de Facebook Messenger.

Se está a levar as pessoas para o seu site, esta é uma oportunidade extra para se relacionar consigo, noutra plataforma que não o email.

Bot Captador pop-up

Ao clicar no botão azul, recebe esta mensagem no Messenger.

Bot Captador mensagem messenger

Pode ir um passo além e além de estar a captar subscritores para o seu Messenger, pode aproveitar para interagir com o utilizador. Por exemplo, na minha página de vendas do meu curso online, eu uso um slide-in que leva as pessoas para o Messenger e lhes faz perguntas para determinar se este curso é indicado para elas ou não.

Bot Captador exemplo curso online

Ao clicar, abre esta conversa no Messenger.

Bot Captador mensagem messenger


Bot 4 – o Doutor

Bot Doutor

Este tipo de bot envolve perguntar à sua audiência coisas sobre o seu negócio, de forma a fazer um diagnóstico do problema e apresentar soluções.

Isto vai mesmo destacá-lo dos seus concorrentes.

As pessoas adoram tudo o que é interativo e esta estratégia dá a oportunidade de parecer um expert, ficando fácil para as pessoas inscreverem-se para o seu conteúdo, sendo leads de alta qualidade.

Sendo especialista em anúncios, posso usar um bot para diagnosticar problemas que o utilizador tenha, fazendo-lhe perguntas para poder apresentar uma solução.

No meu website aparece esta janela ao visitante para o ajudar com alguma coisa. Aplique o mesmo ao seu negócio.

Bot Doutor slide-in diagnostico

Ao pedir o diagnóstico (clicar no botão azul), aparece esta conversa no Messenger, com variáveis na conversa.

Bot Doutor mensagem messenger


Bot 5 – o Engajador

Bot Engajador

A estratégia por trás deste bot envolve usar um post do Facebook em que pedimos às pessoas para escreverem no comentário alguma palavra, que irá ativar o nosso bot, enviando-lhes uma mensagem pelo Messenger.

Há algumas formas criativas de fazer isto. Pode fazer uma pergunta no seu post, indicando que lhes irá responder com a resposta via mensagem no Messenger.

Seja o que for que as pessoas respondam nos comentários, o seu bot envia-lhes uma mensagem com a resposta à pergunta.

Bot Engajador post Facebook

As pessoas respondem nos comentários porque têm curiosidade em saber se acertaram na escolha, e ao mesmo tempo contribui para o sucesso deste post, porque o algoritmo do Facebook fica a pensar “se muita gente comentou então devo mostrar este post a mais pessoas.”

Bot Engajador comentários post facebook

Esta é a mensagem que a pessoa recebe após ter comentado no post.

Bot Engajador mensagem messenger

De seguida vamos ver alguns exemplos de chat bots no Messenger.


10 exemplos bots do Messenger

(clique no link e depois em “Começar”)

1. SnapTravel
Encontrar um bom hotel pode ser difícil, especialmente se for em cima da hora. O bot do SnapTravel pergunta-lhe o destino, data, orçamento, e depois mostra-lhe as reservas que pode fazer no website deles.

2. 1-800-Flowers
O utilizador seleciona a ocasião, escolhe as flores, morada e faz a encomenda. Este bot também permite falar com uma pessoa do apoio a cliente.

3. CNN News
Este é fácil de perceber. Ao interagir com a página, o bot messenger da CNN mostra-lhe as últimas notícias com um link para ler o artigo no website.

4. Trulia 
Quem procura casa tem normalmente uma lista de coisas que querem, e este bot ajuda nas escolhas. Ele também envia mensagem com novas listagens diárias.

5. TransferWise
Enviar dinheiro para amigos e família é o que este bot permite (existe também a app). Pode enviar dinheiro após responder a algumas questões que o bot coloca.

6. AndChill
Não sabe que filme ver? Diga ao bot o tipo de filme que gosta de ver e ele dá-lhe uma sugestão, com um link para o trailer.

7. TechCrunch

Para os tecno maníacos, o chatbot da TechCrunch mostra-lhe as novidades no mundo da tecnologia. Pode subscrever-se a temas específicos (ex.: engenhocas, smartphones) ou autores e ele envia-lhe as novidades.

8. HealthTap
Receber conselho sobre saúde está a uns toques de distância. Este bot tem um vasto leque de informação e conselho em saúde e bem estar, apoiando-se no conhecimento de 100 000 médicos.

9. Sephora

Esta empresa de maquilhagem usa um bom com questionário rápido para apresentar produtos e conteúdo de acordo com as preferências do(a) utilizador(a). Estes podem ser sugestões, guias, cores de batons, entre outros.

10. Poncho the weather cat
Este “cat-bot” ajuda-nos a decidir se devemos levar guarda-chuva. Dá uma previsão do tempo e as condições climatéricas na sua zona (funciona em Portugal). Pode receber notificações diárias da previsão do tempo.

Eis ferramentas que pode usar para criar os seus bots, sem código.


5 ferramentas criação bots

1. ManyChat
ManyChat foi criada a pensar nos marketers e captação de leads. É a ferramenta que uso com os meus clientes e para ensinar porque é mais fácil de perceber.

2. Chatfuel
Chatfuel é uma das ferramentas com mais opções que usei, é uma das minhas favoritas. No entanto, é difícil navegar pelo interface, está mais orientado para developers.

3. Botsify
Botsify também não requer saber código. Dão um bom exemplo logo na homepage ao dar as boas vindas ao utilizador com o próprio bot deles de forma a saber mais sobre o serviço.

4. Conversable
Conversable é uma plataforma que conta com clientes como a Pizza Hut, Marvel, Budweiser. É uma solução entreprise com analítica e modelos sequenciais.

5. OnSequel
OnSequel é outro serviço que permite criar um bot sem código. Pode criar um storybot, personalbot, gamebot, entre outros. Disponível para várias plataformas.


Espero que este artigo lhe tenha sido útil. Na minha Workshop ensino a criar estes Bots para que os possa aplicar no seu negócio. Inscreva-se em baixo.

Bots do Messenger

Workshop Premium online onde irá aprender a implementar estes 5 Bots no seu negócio.

Bots Messenger – sem código
Bots Messenger conta João Alexandre

Não precisa saber código nem programação, é tudo explicado passo a passo. Clique aqui para aceder.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário