Como captar mais leads com Anúncios Facebook – parte 1

Como captar mais leads com Anúncios Facebook – parte 1

Apoiar nas estatísticas

Atualizado: Outubro 2019


Porque está a fazer anúncios?

É porque é giro e está na moda? É porque os seus amigos e concorrentes estão a fazer isso e acha que está na altura de começar? Isso não é uma boa razão.

Homem cabeludo a apontar

Talvez queira dar a conhecer a sua empresa, ou já é
conhecido e quer resultado, quer captar leads, dar valor, e
convertê-las em clientes.

Qual a estratégia?

Quais são os passos que você vai ter de fazer para chegar
aos seus objetivos.

Ou seja, como e o que vai fazer para pegar em alguém no Facebook que não sabe quem você é, dar-lhe valor, e captar essa lead para a sua lista de email?

É isto que tem de saber sequer antes de definir o seu público e criar o seu anúncio.

Mao em lampada com seta em quadro

“Trás-para-a-frente”

Se eu quiser vender um curso online, quais são os passos
que tenho de fazer para que isso aconteça?

Vou começar pelo fim: a venda. O que tem de acontecer para haver uma venda? As pessoas têm de confiar em mim.

As pessoas têm de confiar em mim. Preciso dar-lhes valor via email/bots Messenger e retargeting via anúncios Facebook. Passo anterior é captá-las para a minha lista de email para lhes dar valor. O passo anterior a este é saber como captar as pessoas para a minha lista de email: têm de ir para uma landing page por exemplo. Passo anterior a este é qual a oferta que dou em troca do email delas? Outro passo anterior a isto começa no anúncio Facebook. Como vou definir o público? Que copy persuasiva vou usar? Que imagem vou criar? Como vou testar?

Esta estratégia do “trás-para-a-frente” dá que pensar não dá? Porque lhe dá os passos que tem de fazer para chegar ao resultado que quer, é uma espécie de checklist.

Pes na areia

A Oferta

Como é que vai atrair pessoas para a sua lista de email? Qual a oferta, o freebie que lhes vai dar para as convencer a darem o nome e email delas?

Use algo que dê um momento “a-ha”, um momento Eureka às pessoas. Isto pode ser uma checklist, um mini-guia, algo que lhes dê valor. Eis 29 exemplos de lead magnets.

Se estiver a oferecer algo às pessoas que é tão bom, mas tão bom, que acha que devia de estar a vender isto, é aí que sabe que dá grande valor e que as pessoas vão gostar.

Boneco portátil lampada

Onde vai captar as leads

  • landing page no seu site: leve as pessoas para uma landing page sua onde tem a sua oferta e lhes pede o email em troca do seu freebie. Exemplo.
  • artigo no seu site: leve as pessoas para um artigo seu, e no artigo tem algum documento que complementa bem o artigo, em que as pessoas têm de dar nome e email para ficarem com ele. Exemplo.
  • dentro do Facebook: pode captar leads sem sair do Facebook, mas note que serão leads de baixa qualidade. Explico o porquê neste post. Se ainda assim quiser avançar, eis um artigo que explica como fazer este tipo de anúncios.

Mockup de pagina web

Retargeting

Faça anúncios para lembrarem as pessoas para voltarem ao seu site ou à sua landing page. Isto é uma tática de retargeting.

Pode fazer anúncios para pessoas que interagiram com posts seus, com a sua página, com o seu bot, com os seus vídeos, que visitaram o seu site, que viram um artigo seu, as possibilidades são impressionantes.

E o melhor disto tudo é que este tipo de anúncios são mais baratos e têm melhores resultados porque são mostrados a pessoas que já interagiram consigo. Veja este artigo para saber mais sobre como fazer retargeting.

Homem de costas com alvo

Cresça a sua lista

Se ainda não o está a fazer, comece a captar leads para as pessoas irem para a sua lista de email.

Cresça a sua lista e acompanhe as pessoas a dar-lhes valor todas as semanas, para se lembrarem e confiarem em si.

Não interessa o tamanho da sua lista desde que sejam pessoas que acreditam e confiam em si. Ao investir agora a dar-lhes valor, irá ter mais reconhecimento, resultado e vendas a longo prazo.

Envelope portatil euro email

Conheça as pessoas

Se não sabe o tipo de oferta (lead magnet, freebie) a dar às pessoas, fale com os seus potenciais clientes e com os seus clientes atuais.

Se não quiser falar em pessoa ou por telefone, comunique por email, por inquéritos, seja o que for – não pense que conhece tudo sobre o seu público-alvo, porque irá ter algumas surpresas.

Isto pode-lhe dar boas oportunidades para arranjar novos tipos de oferta, produtos, ou formas mais eficazes de promover os seus serviços.

Rapariga a ponderar

Está a começar?

Se estiver no princípio da jornada, vá atrás de públicos frios. Tem de começar nalgum lado. Frio significa que são pessoas que não a conhecem. Defina o seu público conforme o tipo de cliente que está à procura.

No que é que eles estão interessados. Quem é que eles seguem online? Quem são os seus concorrentes?

Faça uma lista de tudo isto. Se for instrutora de Pilates, pode segmentar para mulheres dos 24 aos 52 que gostam de Yoga. Pode fazer isso. Mas pense também em que marcas é que elas estão interessadas. Que páginas é que elas Gostam? O que é que elas compram? Por onde é que elas andam?

Homem a ponderar com bonecos

Eis uma ferramenta para ajudar

Vá às Estatísticas do Público, uma ferramenta gratuita dentro do Gestor de Anúncios, porque é aí que vai conseguir encontrar as pessoas, o seu tipo de cliente ideal.

Pegue na tal lista (que falámos anteriormente) que fez, sobre os interesses, e tudo aquilo que você conhece sobre o seu público-alvo (que marcas gostam, que idade têm, etc.).

Depois use isso nesta ferramenta do Estatísticas do público para definir os seus públicos.

Estatisticas publico (audience insights)

E depois o que fazer?

Crie uma campanha e comece com um conjunto de anúncios com um target. Comece com €10/dia. Super básico.

Depois adicione mais conjuntos de anúncios com mais interesses e segmentações. Aponte para um público de 100.000 a 1 milhão, desde que esteja bem segmentado para o seu negócio.

Mas teste também com públicos mais pequenos < 100.000. Não pense que mais é melhor: por vezes um público mais específico tem melhores resultados. Icones de pessoas

Não tenho pessoas suficientes: o que fazer?

Comece a agrupar interesses semelhantes dentro do mesmo conjunto de anúncios para aumentar o seu público.

Note que ao agrupar interesses no mesmo conjunto de anúncios não vai ter informação sobre quais os interesses que lhe estão a dar melhores resultados.

Mas a razão pela qual vai fazer isso é para aumentar o tamanho do seu público para dar mais informação ao Facebook para que ele consiga mostrar os seus anúncios ao tipo de pessoas ideais.

Interesses em empresas

Então e os fãs?

Sim, pode fazer anúncios para os fãs.

Mas há duas situações onde não o deve fazer:

  • se tem poucos fãs, ou
  • se tem muitos fãs, mas eles não são “bons fãs”, ou seja, são pessoas que seguiram a sua página devido a anúncios mal feitos e uma má comunicação de marketing.

 width=

Algo que vai ajudar: VÍDEO

Aqui está um vídeo sobre como usar as Estatísticas do público para encontrar o seu tipo de cliente ideal. Espero que isto lhe seja de grande valor.

Subscreva-se no canal YouTube:
Botão subscrição canal YouTube


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário