Chatfuel – o melhor criador de Bots do Messenger?

Chatfuel – o melhor criador de Bots do Messenger?

Instalar app em tablet

Atualizado: Outubro 2019


Quando comecei com isto dos chatbots, experimentei várias plataformas no mercado, e aprendi mesmo um pouco de programação. Apesar de não ser completamente necessário, dá jeito dar uns “toques” de javascript.

Eu uso o ManyChat para criar bots para clientes e para ensinar aos alunos do meu coaching.

Mas apesar disso, também uso o Chatfuel (num projeto pessoal), e fiquei impressionado com as suas capacidades.

Fui capaz de criar sequências básicas e perceber como tudo funcionava sem ter de gastar muitas células cinzentas.

Os meus primeiros chatbots foram para efeitos de testes. Foi em novembro de 2016 que o Facebook abriu portas para os bots poderem ser usados na plataforma do Messenger, e na altura encarei os bots como se fossem uma espécie de extensão de anúncios Facebook.

Eu precisava duma forma de automatizar as primeiras mensagens após um post, segmentar as pessoas e poder fazer retargeting a elas, e num mundo ideal, poder criar e duplicar este processo para testar e implementar estas táticas em outras páginas Facebook, outros nichos, outros produtos.

O Chatfuel permitiu-me fazer isto, e outras coisas, porque a plataforma está a ser melhorada a cada mês que passa.

Setup no Chatfuel

Criar uma conta no Chatfuel é facílimo. Vá ao site www.chatfuel.com e clique em GET STARTED FOR FREE.

Vai dar as permissões ao Chatfuel para poder gerir as suas mensagens.

Criar conta Chatfuel

Depois tem de ligar uma página sua a esta conta para poder criar o seu primeiro bot. Se não tem uma página criada, o Chatfuel explica como criar (à direita, na imagem).

Chatfuel ligar pagina

Quando fizer isso, irá entrar diretamente dentro da criação do seu primeiro bot (que está ligado à página que selecionou anteriormente. À direita pode ver tutoriais para aprender o básico da plataforma.

Chatfuel primeiro bot

Não concordo em levar o utilizador logo para a criação do primeiro bot, porque pode ser um pouco confuso para quem está a começar.

Por isso sugiro clicar no logótipo azul-escuro no canto superior esquerdo para ir para a sua Dashboard.

Quando estiver na Dashboard é isto que vai ver.

Chatfuel modelos disponíveis

Clique em View All Templates para ver todos os modelos disponíveis. Estes templates podem ser um bom ponto de partida para ver como eles são feitos e adaptar ao seu negócio.

Chatfuel todos templates

Opções do Chatfuel

É aqui que o Chatfuel se destaca. Há opções que você não vai precisar. Algumas são fáceis, tais como criar uma mensagem ou adicionar uma imagem. Algumas permitem sequências mais avançadas no Messenger e podem ser bastante complexas de implementar.

No meu curso sobre bots eu explico isto em detalhes para que você possa implementar isto por si próprio.

Se é novo com os chatbots, sugiro que comece devagarinho e experimente numa página Facebook de teste para que, se tiver de fazer disparates, ninguém vê.

Vou explicar o que são os separadores que tem disponíveis no menu do lado esquerdo.

Chatfuel menu

  1. Automate
  2. Set Up AI
  3. Broadcast
  4. Configure
  5. Grow
  6. Analyze

1. Automate (mensagens)

O separador Automate é constituído por “blocks”. Estes blocos são o básico dum chatbot. O utilizador interage com a página Facebook e o Chatfuel responde com um block, que pode conter várias mensagens nele.

Então, que componentes é que as mensagens podem ter?

Opções Chatfuel de Blocks

O Chatfuel chama “Card” a estes componentes. Eis um exemplo de cada um deles.

Text – este é um dos blocos mais usados. A melhor forma de criar uma sequência de mensagens é ligar blocos diferentes entre eles. Isto é facilmente feito ao adicionar botões (máximo de 3) por baixo do texto.

Chatfuel block texto
Pode adicionar até 3 botões para cada texto que criar

Typing – esta é uma boa forma de enviar mensagens com atraso, ao mostrar ao utilizador que uma mensagem está a ser escrita, incentivando a pessoa a esperar. Pode ir até aos 20 segundos (mas pode adicionar quantos typing quiser). Sugiro que use 2 ou 3 segundos entre mensagens.

Chatfuel typing

Quick Reply – são botões horizontais que também permitem ligar blocos uns entre os outros. Pode ainda salvar os cliques como atributes. Só podem ser usados por baixo dos componentes de text, image ou gallery.

Chatfuel Quick Reply

Image – fácil de perceber, pode adicionar imagens. Tem de carregar a imagem, não dá para arrastar.

Chatfuel componente imagem

Gallery – bom componente se quiser combinar imagens, texto e botões. Pode agrupá-los para que os utilizadores só tenham de deslizar para encontrar a melhor opção. É bom para apresentar menus ou produtos diferentes para comprar. Tem ainda duas funções adicionais (comparado com “text”) que pode escolher.

 width=
Pessoas podem partilhar ou comprar algo de si diretamente no Messenger.

Go to Block – permite redirecionar utilizadores para um bloco com base nos atributos do utilizador (User Attributes).

to Sequence – subscreve utilizadores que entram neste bloco a uma sequência, com base nos atributes de utilizador que têm.

Clique no botão + para ver mais plugins do Chatfuel.

Chatfuel botao mais

Vão aparecer uma série de componentes adicionais, mas não se assuste. Vou explicar os mais usados.

Chatfuel plugins adicionais

User input – é bom para obter capturar informação e continuar uma conversa sem botões.

 width=
Pode validar o campo para garantir que recebe informação válida.

List – semelhante à opção da Gallery, mas aqui lista os itens verticalmente. As pessoas estão mais habituadas a fazer scroll para cima, mas tem a desvantagem de ocupar mais espaço na conversa com o bot.

Audio – boa forma de dar alguma variedade às suas mensagens. Permite até 20MB e tem de colocar um link para o sítio onde está alojado. Pode usar o Dropbox neste caso.

Video – semelhante ao áudio, mas com um elemento visual. Aqui o limite de 20MB pode ser bastante restritivo. Vídeos extensos podem levar algum tempo a carregar (chateando o utilizador), portanto o limite até é útil.

Share location – este é uma forma especial do user input. Pode ser enviada a localização para o chatbot em apenas 2 cliques. Dá jeito quando quer mostrar o caminho para o seu estabelecimento, ou criar segmentos com base nas cidades e países em que o utilizador está.


Pode ligar estes blocos uns com os outros através de cliques em botões. Mas também há outras formas que os utilizadores podem chegar a certos blocks. Vou-lhe mostrar isso de seguida.

2. Set Up AI

Quando as pessoas aprendem pela primeira vez o conceito dos chatbots, elas pensam que é falar com uma máquina e já está. Querem escrever as respostas e fazer com que o chatbot perceba a intenção delas. No entanto, na prática, isto não funciona bem assim.

Para aqueles que usam bots, o Facebook recomenda a utilização de botões no Messenger. A razão por isto é porque devemos guiar o utilizador, proporcionando-lhe um boa experiência.

Na maioria dos casos, sugiro que mencione apenas algumas palavras-chave para os utilizadores mas que consiga apanhar o máximo possível de expressões sem causar problemas (veja imagem abaixo).

Ainda bem que pode implementar uma resposta aleatória caso seja necessário (a default answer).

 width=
Verifique se o seu bot não é chato ao dar respostas tipo “copy paste”

Esta possibilidade de usar palavras-chave é boa, e o Chatfuel não se fica por aqui. Ele é capaz de capturar a intenção do utilizador, mesmo que não corresponda 100% ao set up desta AI.

Por exemplo, se você acrescentasse “Que horas são”, ele iria também reconhecer “Que horas tens”. Isto é bom, mas também pode proporcionar uma experiência negativa quando o utilizador coloca questões parecidas e o bot responde da mesma maneira, podendo frustrar o utilizador. Daí ser importante criar boas sequências.

Messenger conversa

3. Broadcast

Poder enviar mensagens com base em certos critérios é uma das maiores vantagens de fazer Marketing no Messenger. Vai ter percentagens de abertura e cliques espetaculares que envergonham o email marketing.

Pode selecionar um segmento de utilizadores a quem quer enviar mensagens com base na informação que o Facebook lhe dá ou que captou via o seu bot do Messenger.

 width=
Pode enviar mensagem apenas para certos utilizadores após alguma coisa ter acontecido (trigger)

Também pode enviar mensagens de acordo com o fuso horário do utilizador. Isto é para evitar enviar mensagens às 3 da manhã a alguém que esteja no Brasil (eu estou em Portugal). Se o seu brodcast for repetível (ex.: enviar conteúdo educacional), pode selecionar apenas os dias em que o quer enviar (na imagem abaixo Domingo não está selecionado).

 width=
Pode escolher dias, hora, e fuso horário, e enviar só em certos dias se for um broadcast repetível.

As sequências ajudam-nos a enviar mensagens específicas para cada segmentos de utilizador. Por exemplo, alguém pode estar interessado em sapatilhas de futebol, e outros podem estar interessadas em botas de mulher. Assim envia mensagens para as pessoas certas.

Existem menos plugins nesta secção de Broadcast (quando comparado com o separador Automate), mas pode contornar isto ao ligar blocos uns entre os outros através de botões.

Depois de enviar as suas mensagens, terá acesso às estatísticas delas no próprio separador de Broadcast.

chatfuel broadcast enviado

4. Configure

Neste separador pode criar o menu que os utilizadores no Messenger podem aceder. No meu exemplo coloquei dois botões (Quero leads, Quero vendas), que depois podem ser ligados a outros blocos (mensagens, sequências).

Chatfuel Configure menu

É também aqui que pode configurar outras opções, tais como fazer upgrade à sua conta, definir fuso horário, convidar outros administradores, entre outros.

Chatfuel configure opções

5. Grow

Esta secção chama-se “Grow” porque é isso mesmo que ela faz: são widgets que podemos criar para captar utilizadores para a nossa “lista” messenger (coloco lista ente aspas porque não é bem uma lista, não pode ser exportada).

Há aqui várias opções, mas estas três ferramentas são as mais poderosas:

  1. Customer Chat Plugin for your website
  2. Acquire users from comments
  3. Landing Page

Chatfuel Grow separador

1. Customer chat plugin
O Facebook permite ter uma janelinha no seu site para que as pessoas comuniquem diretamente consigo. Ao escreverem na janela, você recebe a mensagem via messenger na sua Página Facebook.

Chatfuel grow Customer Chat Plugin

É uma forma instantânea de atendimento ao cliente, que irá deixar em apuros muitos plugins de “live chat”.

Selecione Customer Chat Plugin e aparece esta janela. Escreva o seu domínio e instale o código que lhe dão no seu site.

Customer chat plugin janela

2. Acquire users from comments
Use este widget para adquirir novos utilizadores que colocam um comentário num post seu. Tão simples e tão poderoso.

Ao clicar em Acquire users from comments aparece esta janela. Veja estas instruções da imagem para saber como criar por si mesmo.

 width=
Cria uma nova regra por cada post em que quer usar isto.

3. Landing Page
Isto cria automaticamente uma landing para o seu bot após o ligar à sua página facebook. É uma boa forma de mostrar uma mensagem de boas vindas sem ser necessário clicar em “Começar”.

Este widget dá jeito porque sendo um link pode colocar isto num post ou enviar por email para a sua lista. Quando clicado abre esta landing page criada para si. Espetáculo hein?

Chatfuel Grow landing page

6. Analyze

“Last, but not least”, temos o Analyze, que é o separador onde pode ver as estatísticas da sua conta. É aqui pode analisar o desempenho dos seus bots, das suas sequências, dos seus broadcasts.

Chatufel analyze

Outros Plugins

Há vários tipos de plugins disponíveis no Chatfuel, analisámos os mais importantes mais acima neste artigo, e eis outros dois que convém saber.

Chatroom – pode colocar utilizadores do seu chatbot a falarem uns com os outros se eles quiserem. Os utilizadores podem ver o nome de utilizadores uns dos outros, mas não conseguem falar em privado, a menos que pesquisem pelo perfil do outro.

Aqui estou eu a falar comigo próprio.

Chatfuel chatroom

Set up user attributes – pode implementar atributos com base nas respostas ou cliques em botões que o utilizador fizer.

Pode assim segmentar os seus utilizadores para que as suas mensagens, sequências e broadcasts sejam enviados para quem tem interesse em certo tema ou quem fez certa ação (ex.: compra, conversão).

Pode perguntar-lhes se querem receber updates seus semanalmente, se preferem pagar por stripe ou cartão de crédito. Em Português ou Inglês. Pedir a idade ou o email. O céu é o limite.

Chatfuel Set up User Attribute

Limitações do Chatfuel

O Chatfuel é uma belíssima plataforma de criação de bots. A empresa faz um bom trabalho ao disponibilizar um grande número de opções sem confundir muito o utilizador.

Ainda assim existem alguns potencias problemas e limitações a ter em conta.

Acquire user from comments
Por vezes neste widget existem problemas, como a resposta do bot não ser enviada ou os botões não funcionarem.

A primeira mensagem do bot não pode conter atributos, o que não é um grande problema, mas seria bom ter essa possibilidade para refinar a segmentação que faço.

Para ativar o primeiro bloco (a primeira resposta) após o utilizador responder, a primeira mensagem só pode ser ativada com uma palavra-chave. Assim não é tão fácil acompanhar as pessoas e pode interferir com outras respostas do bot. Escolha uma palavra-chave que seja fácil e rápida do utilizador escrever.

Sem mensagens ao vivo
Sem ter algum conhecimento de programação, não é possível mudar os atributos dos indivíduos nem ver as conversas dentro do Chatfuel. Isto é uma falha na minha opinião, porque o ManyChat (outra plataforma de bots) permite isto.

Se quiser mudar algum atributo ou adicionar uma nota, não pode. Os atributos estão também ocultos nas conversas a menos que consiga acompanhar isso através do Zapier e Google Docs.

Zapier – via de 1 sentido
Por falar no Zapier, esta ferramenta externa pode ajudar no problema anterior.

Enviar informação ou mensagens do Chatfuel via Zapier abre um novo leque de possibilidades. Imagine alguém que se inscreveu num evento seu (webinar, facebook live ou evento físico), e é automaticamente marcado pelo seu chatbot, para que lhe possa fazer follow up (ex.: lembretes).

Cliques no botão
Quando usa um botão para colocar um link ou dá um n.º de telefone no botão, não tem informação sobre se o utilizador clicou no botão ou não.

Para fazer isso teria de usar uns truques ninja e ter alguns conhecimentos técnicos para poder medir os cliques nos botões.

Preço e ajuda

Desde que comecei a usar o Chatfuel, quis logo um plano pro para remover o branding deles “Powered by Chatfuel”.

O propósito desta empresa é adquirir o máximo possível de utilizadores enquanto isto dos chatbots ainda não é conhecido ao público.

Mas o “Powered by Chatfuel” distrai o utilizador e ele pode clicar para ir ao website deles, não tomando a ação que queríamos que ele tomasse no nosso bot.

  • Contas gratuitas vêm com “Powered by Chatfuel” e com um botão no primeiro nível do menu persistente.
  • Contas pro já não têm o branding deles nem a menção ao Chatfuel no menu persistente.
Chatfuel branding
“Create a bot on Chatfuel” é o branding deles que aparece no menu.

Preço
Os preços começam a partir dos $30 até aos primeiros 1000 subscritores. Eis o panorama dos preços deles.

1000 utilizadores $30
1400 utilizadores $42
2000 utilizadores $60
3000 utilizadores $84
5000 utilizadores $175
e por aí fora…

Chatfuel preços
O preço pode aumentar bastante se tiver muitos utilizadores.

Todas as funcionalidades são as mesmas entre os planos, incluindo mensagens e pedidos ilimitados.

Note que só pode enviar mensagens a utilizadores se eles tiverem interagido com as suas mensagens após a sua página estar ligada ao Chatfuel.

Ou seja, não é retroativo, as pessoas que lhe enviaram mensagem ou interagiram com a sua página no Messenger não irão aparecer na sua lista de utilizadores do Chatfuel.

Apoio a cliente
O Chatfuel tem apoio via email, tem um fórum da comunidade, e uma secção de tutoriais.

Chatfuel apoio a cliente

No caso de haver problemas ou bugs na plataforma, o Chatfuel tem uma página onde mostra os incidentes: http://status.chatfuel.com/

Conclusão

O Chatfuel foi uma das primeiras plataformas de criação de bots a aparecer em que o foco é o Messenger.

Tem um grande leque de funcionalidades no plano gratuito (apenas com o branding deles), tem uma boa equipa de desenvolvimento e investidores da empresa. O Chatfuel é um dos maiores e melhores criadores de chatbots que existem no mercado.

Uma das coisas que eu gosto pessoalmente no Chatfuel são os atributos quando combinados com os “Go to Block” e a possibilidade de adicionar integrações.

Se você é desenrascado(a) com coisas técnicas, recomendo-lhe o Chatfuel.

Coloque nos comentários o que achou desta avaliação do Chatfuel, ou se tem alguma questão sobre esta plataforma.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário