Como criar um anúncio Messenger

Como criar um anúncio Messenger

Chatbot phone

Atualizado: Outubro 2019


Quase todos usamos o Facebook Messenger no dia-a-dia. Enquanto anunciante e marketer, é uma boa ideia prestar atenção aos meios que as pessoas usam que podem servir para promover produtos ou serviços, especialmente em plataformas que elas usam muito.

Parece confuso?

Vou explicar 🙂

E se pudesse chegar aos seus potenciais clientes diretamente com anúncios Facebook Messenger?

Parece fixe?

Existem três tipos de anúncios Messenger, e eu explico isso neste artigo. Neste artigo vamos simplificar a coisa e vamos criar um anúncio que aparece na home (Página inicial) do utilizador.

Isto ajuda a aumentar o envolvimento que o seu negócio pode ter e ficar “in your face” com os seus potenciais clientes.

O que é um anúncio Messenger de Página inicial?

As Mensagens Patrocinadas (um dos três tipos de anúncios Messenger que se podem fazer), é um tipo de anúncio onde podemos apenas chegar a pessoas que interagiram com a nossa página, o que é uma limitação (a menos que use Bots do Messenger como eu para aumentar o número de pessoas que pode atingir).

Aquilo que torna os anúncios Messenger de Página inicial tão interessantes é porque podemos atingir um público “frio”, pessoas que ainda não nos conhecem mas a quem podemos promover diretamente o nosso produto ou serviço.

Quando chegar ao final do artigo vai saber como criar o seu próprio anúncio Messenger. Siga os passos e irá saber tudo direitinho.

Vamos começar.

Escolha o seu objetivo de campanha

Vá ao Gestor de Anúncios e selecione o seu objetivo de campanha. Para anúncios Messenger de Página inicial pode escolher Tráfego ou Conversões como a sua campanha.

Campanhas tráfego e conversões

Eu escolhi o objetivo de Conversões.

Escreva um nome que faça sentido para si e que consiga perceber o que é quando estiver a ver as suas campanhas no futuro.

Campanha de conversões

De seguida, selecione Messenger e o seu evento de conversão.

Messenger evento de conversão

Como iremos mostrar este anúncio para Públicos frios, escolha “Ver conteúdos” porque isto irá ajudar a sabermos as conversões, ou seja, quem viu o conteúdo do anúncio. Deverá ter o píxel do Facebook instalado no seu site. Eis como instalar.

Defina o seu Público

Mais em baixo, na secção de Público, vai definir para quem quer mostrar o seu anúncio.

Nesta secção do Público, irá ver duas opções, “Criar novo” e “Usar um público guardado”.

Secção Público

Escolha “Criar novo” para definir o seu público através das opções (local, idade, sexo, etc.), ou “Usar um público guardado” se já tiver definido e guardado públicos anteriormente.

Escolher Local de publicação

Esta parte é importante. É aqui que vamos dizer ao Facebook onde e quando é que os nossos anúncios serão mostrados ao nosso público.

Pode escolher “Locais de publicação automático” ou “Editar locais de publicação”.

Ao escolher automático, não vai poder ter controlo sobre o seu anúncio e o Facebook vai mostrar o anúncio em todos e quaisquer sítios onde ele possa aparecer. Não sugiro que faça isto, a menos que seja mesmo um principiante (nesse caso faça este minicurso grátis).

Local publicação para Messenger

Sugiro que escolha os sítios onde mostrar os seus anúncios. Para isso selecione Editar locais de publicação, para escolher em que sítios o seu anúncio irá ser mostrado.

Eu tirei o Instagram e deixei apenas Faceook (feed de notícias) e Messenger (Página inicial).

Locais de publicação detalhe para anuncio messenger

Define depois o seu orçamento e horário, que pode fazer como preferir. Coloque €5/dia se for forreta 🙂 e deixe estar o resto das opções por defeito como elas estão. Clique Continuar para ir para a criação do anúncio.

Criar o seu anúncio

Chegámos à parte mais divertida (sim, anúncios são divertidos quando temos resultados), que é criar o seu anúncio.

Comece por selecionar a Página a partir da qual o seu anúncio vai ser mostrado. Escolha também o formato em que o seu anúncio irá ser mostrado (eu escolhi imagem).

Selecionar pagina e formato

De seguida vamos criar o anúncio ao começar por escrever o Título, Texto e Apelo à ação.

Escreva um título que chame à atenção para atrair as pessoas a ler, e uma descrição sucinta no texto sobre o que está a promover. Tem ainda o botão do Apelo à ação. Eu escolhi “Enviar mensagem”.

Configuração do anúncio

Do lado direito pode ver a pré-visualização do seu anúncio.

Preview do anuncio

Configuração da mensagem

O último passo (e o mais importante provavelmente) é configurar o conteúdo do seu anúncio Messenger, ou seja, aquilo que a pessoa vai ver quando clicar no seu anúncio na feed de notícias dela.

Tem a opção Padrão e JSON. No formato JSON, precisa de adicionar código manualmente ou copiar e colar código duma plataforma de chatbots como o Chatfuel ou o ManyChat.

Não vou entrar em detalhes sobre isto para não baralhar. Vamos usar o formato Padrão.

Coloque a sua mensagem de boas vindas, escolha uma imagem e um título da mensagem.

Configuracao mensagem

Mais em baixo selecione “Botões” (em vez de Respostas sugeridas), porque queremos levar as pessoas para fora do Facebook (ex.: ler um artigo)

Botao do conteudo da mensagem Messenger

E é assim que o meu anúncio irá aparecer.

Pré-visualização do conteúdo do anúncio Messenger

E voilá.

Fizemos isto em menos de 10 minutos.

Conclusão

Os anúncios Messenger de Página inicial são uma boa forma de chegar aos seus potenciais clientes que estão no Facebook.

Como os anúncios Messenger ainda são relativamente novos e pouco usados, o Facebook está a tentar melhorá-los para os tornar mais fácil para os anunciantes poderem criá-los e os utilizadores interagirem com eles.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário