Como criar uma presença digital “potente”

Instalar app em tablet

Atualizado: Outubro 2019


Se estás a ler esta página, estás a ver um website (o meu).

“Presença digital” é tudo aquilo que fazes online com o teu conteúdo, como envolveres-te com os teus clientes e potenciais clientes no teu blog, Facebook, Twitter, vídeos no Youtube, e por aí fora.

A tua presença digital é o somatório de todas as tuas atividades por toda a web, seja em websites, redes sociais, e outros. Ter uma boa ou má presença digital pode ter um impacto na tua marca, na tua faturação, e no teu sucesso, quer sejas uma empresa ou profissional independente.

Prédios em vectores

Um bom marketing digital permite-te a trair novos clientes (e mantê-los).

Os 3 P’s da presença digital 🙂

1. Pessoas

A tua presença digital revolve à volta da tua marca ou da tua empresa. O teu branding e a mensagem que passas deve ser concisa e verídica antes de sequer começares com o marketing digital.

Mostra quem és, quem ajudas e como podes ajudar. Isto significa que tens de fazer o teu trabalho de casa em saber com precisão quem é o teu cliente e o teu mercado.

Mostra as pessoas com quem colaboras e a tua experiência através de imagens, fotos, vídeos, artigos no teu website e publicações nas redes sociais.

2. Processo

Pensa nos objetivos, orçamento e recursos que podem ser necessários para entrares no “digital”. Pondera em que canais e meios de marketing faz sentido tu ou a tua empresa estar, assim como o material, treino ou formação que precisas para entrares na “onda” e começares a criar a tua presença online.

Podes fazer uso de ferramentas de conteúdos, gestão de tempo e produtividade para poderes acompanhar o teu progresso no que toca à gestão, publicação e otimização da tua presença online. Eis 39 ferramentas sugeridas pelo Jay Baer (não tens de usar todas, usa só o que precisas, nem que seja só uma ou duas) para monetizares as tuas campanhas de redes sociais.

3. Plataformas

Fica a par das novidades que acontecem nos motores de busca, nomeadamente no Google, e nas redes sociais.

Isto porque aquilo que funciona hoje, pode não funcionar daqui a 3 meses, que é algo que podes notar que acontece com redes sociais como o Facebook, que por vezes muda algumas das suas regras, funcionalides ou caterísticas de publicações ou anúncios, por vezes de forma ligeira, e por vezes grandes mudanças.

“Se o criares, eles virão”. Este ditado, que vem do Inglês, “If you build it they will come”, já não funciona, senão era toda a gente rica e com sucesso.

Sê consistente, e faz um bom trabalho nas redes sociais, otimização dos motores de busca e marketing online no geral, pois a consistência é mais importante que a intensidade.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário