Como saber se a minha ideia de negócio é viável?

Estatísticas

Atualizado: Outubro 2019


Há ideias que têm grande sucesso logo ao princípio e outras que falham redondamente. Como saber se a ideia que tens irá funcionar?

ideia-negocios-viavel

Podes começar por fazer pesquisa de mercado. Não se começa um projeto e um negócio ao arriscar tudo o que tens para fazeres figas e esperar que tudo corra bem no final. Tem de haver mercado para os teus produtos e serviços, e tens de saber como é que o mercado vai responder ao que tens para oferecer.

Começar um negócio tem um custo e tens de estar preparado(a) para quanto tens de investir nele. Podes precisar de encontrar investidores, e para tal, tens de ter uma estimativa de rendimentos, números e cálculos que mostram que não estás a fazer as coisas em “cima do joelho”.

Ilustração de apresentação

Por muito espetacular que seja a tua ideia, ela não é o suficiente para montar o negócio e pô-lo a andar. Quando tu pensas numa ideia de negócios, deves certificar-te que ela tem potencial para expansão. Os teus clientes querem ver coisas inovadoras da tua parte, de forma consistente, e se não lhes apresentares isso, corres o risco de que eles vão para “outras bandas”.

Não é tanto a coisa de ser original, mas sim ser diferente. Aposto que muita gente já teve a ideia maravilhosa que tu pensas que só tu tiveste, mas são poucas as pessoas que agem nessas ideias. O que tens de fazer é trabalhar nela, com alma e dedicação, para que ela seja mesmo tua.

Estás disposto(a) a fazer o que é necessário para teres sucesso? A tua ideia pode ser viável, mas se não estás disposto a agir e investires nela a longo-prazo, mais vale nem começares.

Se precisares de começar com o pé direito com uma boa imagem, contacta-me que eu passo-te um contacto duma designer espetacular.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário