Como testar a velocidade do seu website (exemplo prático)

Como testar a velocidade do seu website (exemplo prático)

Instalar app em tablet

Atualizado: Outubro 2019


Já testou a velocidade do seu site?

A velocidade do site é um dos fatores que os motores de busca como o Google têm em conta quando decidem se o seu site é relevante para as pesquisas que as pessoas estão a fazer.

Mas não é só a Google: o Facebook prejudica a entrega dos seus anúncios se este levar os utilizadores para um site que carrega lentamente. Outras redes sociais fazem o mesmo.

Existem vários websites para testar a velocidade do seu site. Clique num dos links abaixo, mas tenha em conta isto: não se fique só pelas “pontuações”, procure ver os erros e sugestões que cada ferramenta lhe sugere para analisar.

Por exemplo, estou a usar:

  • SiteGround,
  • Cloudflare,
  • Amazon S3,
  • Amazon Cloudfront e
  • MediaCloud.

Vou explicar o que é e o que fazem cada um deles.

O SiteGround (hospedagem) é o meu host favorito, tenho um plano semi-dedicado com servidor na Holanda. Eles preocupam-se com os clientes e em muitas reviews independentes são o #1. Esta é uma das ferramentas que recomendo na página de ferramentas que uso (faça Ctrl+F e escreva “Site Ground”):

O Cloudflare é uma CDN (content delivery network), que melhora a velocidade do site, porque age como uma espécie de “portal”. Apesar do meu servidor estar na Holanda, o Cloudflare usa estes “portais” para mostrar o meu website como se estivesse a ser acedido dum sítio o mais próximo do visitante. Por exemplo, se alguém em Espanha visitar o meu website, o Cloudflare mostra o “portal” de Madrid que eles têm.

A Amazon S3 (storage) e a Amazon Cloudfront (CDN) são serviços da Amazon AWS. Tenho um setup personalizado no meu website, que serve ficheiros de imagens e não-imagens ao utilizador. Os servidores da Amazon são rapidíssimos, daí recursos como imagens e outros ficheiros (css, javascript, etc.) serem carregados mais rapidamente ao visitante. Tudo conta. No S3 estão os ficheiros, e são servidos via Cloudfront.

O MediaCloud está relacionado com os dois anteriores. O MC é um plugin para WordPress que se integra com o Amazon S3 e a Amazon Cloudfront. Ele envia as imagens para ficarem alojadas num bucket (contentor) do Amazon S3, e é ele que permite usar também o Amazon Cloudfront como CDN para servir imagens, e não imagens, ao visitante.

Se isto lhe parecer confuso, fale com o seu developer, e implemente as sugestões que estas ferramentas de análise de velocidade do seu website sugerem.

Faça isso, e depois tente derrotar-me Esse resultado é do Page Speed Insights da Google.

Velocidade de website Google Page Speed Insights

E aqui estão os websites para analisar a velocidade do seu site:


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário