Como usar o instagram em 2019

Como usar o instagram em 2019

Chatbot phone

Atualizado: Outubro 2019


Alguns já começam a planear objetivos para 2019.

Uma das estratégias que lhe aconselho é focar no Instagram, para ter mais clientes, mais impacto online e faturar mais.

Eis algumas dicas para fazer de 2019 um ano em que você domina no Instagram.

Histórias do Instagram devem ser a sua prioridade

Se não está pronto(a) para pegar nas Instagram Stories para o seu negócio ou marca, vai ficar no alcatrão em 2019.

Os números não mentem: a maioria dos utilizadores no Instagram visualiza Stories no Insta.

Se quer continuar a ter resultados (ou ter mais resultados) no Instagram no ano novo, tem de investir forço nas Histórias, a produzir conteúdo de qualidade para os seus seguidores.

Engagement na feed vai baixar

Nada de pânico. Isto é a tendência do que tem vindo a acontecer nos últimos meses.

Tem havido um decréscimo da interação dos utilizadores na feed do Instagram (os posts), e esta tendência é para continuar em 2019.

Isto é devido ao ponto anterior: cada vez mais pessoas usam as Histórias do Instagram, havendo cada vez menos visualizações nos posts da feed, e como consequência, o engagement baixa.

O DM veio para ficar

Se não tem uma estratégia para que os seus seguidores interajam consigo via mensagens diretas (Direct Messages), tem de atinar com a coisa.

Ao produzir bom conteúdo e incentivar as pessoas a comunicar consigo, irá receber mais DMs, resultando em mais vendas, clientes, parcerias, colaboradores, etc.

Os utilizadores do Instagram querem comunicar rapidamente e facilmente com as empresas e marcas através das mensagens diretas, e se as souber usar bem, vai lançar-se bem para 2019.

Hashtags estão a perder músculo

Com os utilizadores do Instagram a mudarem os seus hábitos ao passar mais tempo nas Instagram Stories, é de prever que as hashtags comecem a perder a força em 2019.

Lá vai o tempo que carregava uma imagem gira com uma “carrada” de hashtags e tinha resmas de pessoas a ver e a seguir a sua conta.

Em 2019, as hashtags continuam a ser uma boa ferramenta na sua estratégia para obter engagement de potenciais seguidores, mas não serão tão eficazes como uma tática passiva para aumentar os fãs.

Não “encha chouriço”

A última tendência que vejo na minha bola de cristal para 2019, é que estamos a chegar ao fim dos posts banais no Instagram.

Deve continuar à mesma a publicar conteúdo, boas fotos, bons posts, isso ainda é importante. O problema é que temos a tendência de publicar como hábito – “ai hoje ainda não publiquei nada” – o que pode resultar em conteúdo desinteressante.

Não publique só para “encher chouriço”, como costumam dizer o Paulo Faustino e o Luciano Larrossa. Quando tiver alguma coisa para dizer, diga, desde que relevante.

Não use aquelas fotos de bancos de imagens gratuitas, porque já foram massacradas até à exaustão. Isso faz com que as pessoas o(a) ignorem, porque é “mais um” na multidão. Isto será cada vez mais verdade em 2019.

Conclusão, instagram

O Instagram tem crescido rapidamente, e cada vez mais pessoas estão a escolher o Insta como a sua rede social favorita, face ao Facebook, e outras (quem usa o Twitter?).

Mas isto não significa que não deva continuar a investir em anúncios Facebook ou Chatbots do Messenger. Deve usar tudo o que tiver no seu arsenal para alcançar os seus objetivos.

Esta é uma boa altura para entrar “a matar” no novo ano. Desejo-lhe um 2019 cheio de sucesso.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário