O que uma pessoa faz para conquistar um cliente

O que uma pessoa faz para conquistar um cliente

Utilizador pagina web

Atualizado: Outubro 2019


Há uma história que gosto de contar sobre uma vez que fui de propósito ao Algarve para uma conferência em que o meu principal – potencial – cliente, era orador.

Fui lá para me encontrar “acidentalmente” com ele e tentar marcar uma reunião (nós já nos conhecíamos).

Por um lado, é uma história de sucesso. Eu consegui subtilmente dar-me de caras com o potencial cliente e concordámos em marcar uma reunião algumas semanas mais tarde.

É o tipo de história que qualquer vendedor ferrenho gostaria de contar daquilo que uma pessoa está disposta a fazer para conquistar clientes.

Mas também é uma história de fracasso.

Embora tenha conseguido a reunião com o cliente, na reunião ele disse-me que tinha intenções de fazer aquele tal grande projeto com outra pessoa.

Era um projeto que a minha agência na altura conseguia fazer facilmente. E era uma área em que eu tinha muita experiência. Mas eles já tinham decidido avançar com um concorrente.

Será que o concorrente ainda foi “mais longe” do que eu para tentar ter a reunião e conseguir o projeto?

Nem de perto nem de longe. Bem pelo contrário.

Em vez de passar o tempo a perseguir clientes a tentar desesperadamente conseguir reuniões para os persuadir a trabalharem com eles, investiram o tempo deles a criar conteúdo de valor e posicionarem-se como experts no que faziam.

O meu cliente ligou-lhes a pedir uma reunião, não vice-versa.

Isso faz uma grande diferença.

Foi muito mas fácil para eles convencerem o cliente que eram a escolha certa para trabalhar com ele. Nem sequer precisavam de convencer seja o que for. Foi mais uma questão de confirmar que eles eram uma boa escolha para trabalharem juntos.

Entretanto, lá estava eu ainda a tentar outras táticas para conseguir ter reuniões.

Foi uma boa lição para mim.

Na altura, uma boa forma de se posicionar como expert era escrever um livro e ser orador em conferências.

Hoje em dia é mais fácil. Há várias formas de chegar ao seu cliente ideal, mas apenas se tiver alguma coisa de interessante e de valor para mostrar.

Fazer com que o seu potencial cliente venha ter consigo é muito mais eficaz do que fazer uma viagem para o Algarve – na esperança – de nos encontrarmos com eles e tentarmos ter uma reunião.

A melhor forma de fazer isto é ser uma Autoridade no seu mercado, fazer bom uso do seu funil de marketing, e anúncios, para chegar às pessoas certas e ter o sucesso que merece.

Nas próximas semanas estou a aceitar novos alunos para o meu coaching 1:1. Em cada sessão de 1 hora vou ajudá-lo(a) a ser uma autoridade no seu mercado e ter os clientes a vir ter consigo em vez de os ter de perseguir a toda a hora.

Para começar, agende uma sessão de 1 hora comigo.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário