Dicas de networking que funcionam à grande e à francesa

Chatbots

Atualizado: Outubro 2019


Fazer networking é algo que deixa muitas pessoas desconfortáveis, confusas, e é fácil perceber porquê.

Quando a maioria das pessoas pensa em networking pensa em insinceridade e egoísmo. Mas isto é o oposto daquilo que o verdadeiro networking e conhecer pessoas é suposto ser, amigável, útil e genuíno.

É fácil para a maioria de nós sermos amigáveis e úteis para as pessoas que conhecemos. No entanto, porque o networking é uma “atividade de negócios”, é fácil perceber como precisamos de agir de forma diferente.

O problema é que a maioria das estratégias de networking parecem um bocado o jogo do empurra, e narcisistas, independentemente que as pessoas que as usem ajam dessa forma no seu dia-a-dia.

Mas não te preocupes, porque há formas de te auto-promoveres com juízo. Para te ajudar a seres um(a) melhor networker, apresento-te as minhas dicas de networking, que funcionam à grande e à francesa.

O verdadeiro propósito do networking

1. O objetivo do networking é poder ajudar os outros.
Seria bom se os outros te ajudassem também, mas networking é uma via de dois sentido. E o teu lado da rua deve estar orientado para ajudares os outros, não lhes pedir ajuda. Pedir favores só após saberes mais sobre aquela pessoa e lhe teres apresentado algum valor.

2. É mais importante perceber as necessidades dos outros do que lhes despejares as tuas em cima.. Aquilo que queres não deve estar sempre em primeiro lugar. Estás a tentar criar um relacionamento com alguém, o que significa que deves estar a pensar neles. Deves perceber as pessoas na tua network e o que é importante para eles.

As tuas expetativas

3. Não tens de conhecer a maioria das pessoas, apenas as pessoas certas. Não tens de despejar cartões em todo o lado. Concentra-se em encontrar pessoas relevantes para ti. Com o tempo, poderás decidir se os interesses

Um artigo que penso que vais gostar, relacionado com este é o Conhecer novos clientes e contactos através do networking


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário