23 dicas Facebook para aumentar alcance orgânico e engagement

23 dicas Facebook para aumentar alcance orgânico e engagement

Apoiar nas estatísticas

Atualizado: Outubro 2019


O Facebook muda constantemente, e normalmente as mudanças não são boas para as empresas.

O algoritmo vai cada vez mais penalizando as páginas no Facebook, reduzindo o alcance orgânico das publicações delas, chegando a cada vez menos pessoas.

Isto torna as coisas complicadas para os empreendedores e as pequenas empresas.

Por isso espero que estas dicas lhe sejam úteis, para que consiga “espremer” o que puder do alcance orgânico e dos seus anúncios, chegando ao maior número de pessoas possíveis.

Como aumentar o seu alcance orgânico e engagement

Isto é uma lista que lhe aconselho fazer para ter melhores resultados no Facebook.

Então vamos lá.

#1. Não inclua um link no anúncio ou na publicação. Quando tem um link que leva as pessoas para fora do Facebook, o alcance vai ser menor.

#2. Não inclua um link para um website concorrente do Facebook, como é o caso do YouTube, LinkedIn ou Twitter. Se o fizer, os seus anúncios vão ser mais caros e as publicações orgânicas mais fracas.

#3. Use mais as reticências (…) e espaços entre parágrafos para dar um certo “suspense” no seu anúncio ou publicação orgânica. Fica mais fácil de ler e pode gerar mais interação com os utilizadores.

#4. Imagens e vídeos têm normalmente melhores resultados no que toca ao engagement, seja em publicações ou anúncios. Eles devem ser congruentes com o texto.

#5. Nos vídeos, as pessoas têm uma atenção de “peixe de aquário”, de 2-3 segundos, por isso tem de saber interromper corretamente e chamar a atenção delas. É nesses 2 a 3 segundos que tem de fazer isto, porque é o tempo que alguém vai olhar para o seu post ou anúncio e decidir se vai continuar a ver ou não.

#6. Quando as pessoas clicam no “Ver mais” (porque o texto ficou truncado), ou estão a ver as suas fotos, vídeos, ou quando elas comentam ou fazem Gosto, mais os seus posts e anúncios ganham força, sendo mostrados a mais pessoas. Irá ver uma maior taxa de cliques (CTR), o que irá aumentar a Classificação de relevância e baixar o custo do anúncio.

#7. Fazer publicações de “passo a passo” normalmente funcionam bem, mesmo que seja só texto. Um exemplo seria “Os 10 passos para criar anúncios de sucesso”, que como suscita curiosidade, irá aumentar o seu alcance.

#8. Faça com que o seu conteúdo seja tão bom que as pessoas querem guardar as suas publicações. Isto indica ao Facebook que o seu post é de interesse e vai mostrá-lo a mais pessoas.

#9. Use storytelling nas suas publicações e suscite emoções positivas ou negativas, de forma genuína (sem clickbait), e irá ver cada vez mais pessoas a interagir com os seus posts.

#10. Faça uso de emojis e símbolos nas suas publicações porque facilita a leitura. Pode ir um passo além e usar emojis pouco usados por outras páginas. Assim está a chamar mais à atenção.

#11. Ao contrário do que possa pensar, se publicar muitos vídeos, isto vai diminuir o seu alcance. Isto é devido às definições do Facebook, que irá mostrar menos vídeos seus quando o utilizador não está ligado a Wi-fi ou no desktop (ex.: usar dados móveis).

#12. Os vídeos que publicar devem ter legendas, porque muitas pessoas têm preguiça de ligar o som, ou então podem estar num meio em que não convém ligar o som (ex.: local de trabalho).

#13. Não use serviços como o HootSuite ou Buffer para agendar os seus posts. O Facebook não gosta destas automações, mesmo que esses serviços digam o contrário. Se o fizer irá ter menos alcance, e além do mais, há pessoas que percebem quando um post foi publicado manualmente ou automaticamente.

#14. Não publique mais que 4 ou 5 vezes por dia. É importante fazer posts na sua página, porque o Facebook gosta de consistência, mas não abuse. 1 a 3 publicações por dia chegam.

#15. Não faça partilha ou copy-paste de algum conteúdo do seu perfil pessoal ou página num grupo. Modifique um pouco o conteúdo, porque o algoritmo do Facebook reconhece conteúdo duplicado e penaliza o post.

#16. Publique nas alturas em que os seus fãs estão mais frequentemente online. Para isto tem de perceber bem o seu público-alvo.

#17. Experimente diferentes apelos à ação nos seus anúncios (ou posts). “Saiba mais” é um botão que nem sempre funciona bem, porque é banal e as pessoas habituaram-se a ele.

#18. Imagens que usar nos seus posts ou anúncios devem ter qualidade. O ideal é serem feitas por si, porque se usar fotos de certos serviços ou de bancos de dados de imagens, fica com um aspeto banal porque provavelmente alguns utilizadores já as viram previamente.

#19. Responde a todos ou à maioria dos comentários das suas publicações, mesmo que seja controverso (especialmente se for controverso). Isto irá aumentar a quantidade de comentários e a partilha orgânica.

#20. Partilhar uma publicação no Facebook tem pouca força no algoritmo do Facebook. Não perca tempo a partilhar os posts da sua página, especialmente se só for você que o faz. Os comentários são mais importantes que uma partilha.

#21. Não se foque no seu umbigo. As pessoas não gostam de narcisistas. Foque-se neles. Conte histórias porque são mais fáceis de ler e têm mais impacto se ensinarem alguma coisa ou tiver uma “moral da história” a retirar dela.

#22. Um post no Facebook é como um bebé: os primeiros instantes são importantes. É na primeira hora que deve levar pessoas a visitar a sua publicação (ex.: publicar no linkedin com um link para o post no Facebook).

#23. Dê valor. Nada disto importa se o seu serviço ou produto for de baixa qualidade, ou se você não der valor às pessoas. Se o seu post for útil e relevante para os utilizadores, ele irá chegar a mais pessoas.

Conclusão

Estas dicas estão aqui para ajudar a melhorar o seu alcance orgânico e a eficácia dos seus anúncios.

O Facebook é uma plataforma bem boa para promover o seu negócio. Ao seguir estas dicas vai conseguir “espremer” o Facebook para os melhores resultados que puder ter com os seus esforços.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário