Bem vindo ao anexo do livro Em Cheio

Bem vindo ao anexo do livro Em Cheio

Bem vindo ao anexo do livro Em Cheio

Aqui estão instruções para criar todos os públicos descritos no livro Em Cheio.


1. Públicos Frios

2. Públicos Mornos

3. Públicos Quentes

4. Vídeo bónus:


Estas instruções aplicam-se tanto no interface da “criação guiada” do Facebook como no Power Editor, para que os possa usar a qualquer altura na criação da sua campanha.

Aconselho a criar primeiro os seus públicos antes de criar os anúncios. Assim não se distrai ao criar o seu anúncio porque já tem os públicos criados e é só escolhê-los.

Veja este vídeo que mostra como criar e guardar os seus públicos dentro do Gestor de Anúncios.

Todos os públicos podem ser criados na secção de Públicos do Gestor de Anúncios. Chega lá ao clicar no menu hamburger (as 3 linhas verticais) no canto superior esquerdo, depois clicar em Todas as ferramentas, e depois em Públicos (por baixo de Ativos).

Aceder a públicos

Clique no botão azul Criar Público no lado esquerdo, e selecione o tipo de público a criar. Para segmentação à base de dados demográficos e interesses, escolha Público guardado. Para visitantes web, subscritores, ou pessoas que visualizaram os seus vídeos, selecione Público personalizado. Para públicos semelhantes, selecione Público semelhante.

Públicos no Facebook

1. Criar Públicos Frios

1.1 Públicos à base de dados demográficos e interesses

Uma das coisas mais poderosas dos anúncios Facebook é que pode segmentar para pessoas que vivem num certo sítio, tem um emprego específico e/ou gostam duma determinada marca. Só tem de escolher estes filtros ao criar o seu público.

Como isto é um público criado com dados demográficos e interesses, o tipo de público a criar é um Público guardado.

Insira informação básico sobre o seu público, como local, idade, sexo e idioma.

Dados demográficos de público guardado

? Definição do público-alvo detalhada: Interesses

Neste campo coloque as empresas, marcas e organizações que os seus potenciais clientes são prováveis de seguir.

Definições de público detalhado

? Definição do público-alvo detalhada: Dados demográficos e comportamentos

Há tantas opções de Demográficos e Comportamentos que pode ser difícil só de pensar neles. Se quer segmentar para mães, pode escrever “Mães” da mesma forma que escreve nomes de empresas ou pessoas.

Mas se não tem sobre os dados demográficos e comportamentos que façam sentido para o seu público, use o botão Procurar para fazer alguma exploração.

Definições de público detalhado: Dados demográficos

? Vá ao pormenor com o Filtrar e o Excluir

Pode usar o link de Filtrar para especificar a fundo o seu público (tornando-o mais pequeno), mas perceba que isso irá mudar o tamanho do seu público. Veja este vídeo que explica isto.

? Ligações

Quer excluir os fãs da sua página do seu público frio? Pode fazê-lo em Ligações.

Ligações nos Públicos guardados

1.2 Públicos semelhantes

Outra forma de criar públicos frios é ao usar Públicos semelhantes. Um público semelhante é um conjunto de utilizadores que o Facebook agrupa porque parecem “semelhantes” a outro conjunto que já indicou. Precisa de criar um Público personalizado primeiro e depois pode usar isso como fonte para os seus públicos semelhantes.

Para começar, aconselho que crie um Público semelhante com base na sua lista de subscritores. Pode aprender a criar um Público personalizado com a sua lista de subscritores em baixo.

Para criar um público personalizado a partir do separador Públicos, clique no botão azul Criar Público e selecione Público semelhante.

Criar público semelhante

Como Fonte, selecione o Público personalizado de subscritores que já criou.

Escolha que país quer para este público. NOTA: só pode incluir um país por público semelhante. Se quer criar um para Portugal e outro para Brasil, teria de criar dois públicos semelhantes. Não há nada de errado com isso, aliás, até é uma boa jogada.

Criar Público semelhante opções

Clique Criar público. Espere 10-15 minutos para o Facebook analisar a sua fonte e escolher um conjunto de pessoas semelhantes.

2. Criar Públicos Mornos

2.1 Subscritores

Fazer anúncios para os seus subscritores é como que um seguro que cobre o facto de várias pessoas não abrirem os seus emails (pois é). Assim pode garantir que eles sabem sobre o seu último artigo no blog, webinar, serviço, ou lançamento de produto.

Eis como criar públicos a partir da sua lista de subscritores.

Vá ao seu fornecedore de email e exporte um ficheiro CSV da lista de emails que quer segmentar. Não precisa de muitos campos, basta o email e talvez o nome neste ficheiro CSV (se usa o MailChimp pode saltar este passo, não tem de exportar nada, depois explico). Exporte o ficheiro com um nome que faça sentido e que o possa encontrar nos próximos passos.

No menu do Gestor de Anúncios, clique em Públicos. Clique no botão Criar público e selecione Público personalizado.

Criar público personalizado

Selecione Ficheiro de clientes.

Publico personalizado ficheiro de clientes

No ecrã seguinte, faça a sua escolha dependendo do seu fornecedor de email. Se não usa o MailChimp, selecione Escolhe um ficheiro ou copia e cola dados. Se usa o MailChimp, selecione Importar do MailChimp e é só seguir as instruções super simples que irão aparecer.

Público personalizado de ficheiro email subscritores

Arraste o seu ficheiro CSV (ou carregue ficheiro) e escolha um nome para o seu Público personalizado.

Criar público personalizado com base em ficheiro

Clique no botão azul Seguinte e o próximo ecrã mostra-lhe como as colunas são mapeadas a partir do seu ficheiro CSV.

Criar público personalizado com base em ficheiro e mapeamento.

Clique no botão azul Carregar e Criar. No próximo ecrã irá ver isso a carregar e depois irá levá-lo de volta para a lista dos Públicos. Não se preocupe se não vir que o seu público ainda não está pronto logo, ele irá carregar eventualmente.

Importante. Nem toda as pessoas que se inscreverem na sua lista usaram o mesmo endereço de email com o qual têm conta no Facebook. Isto significa que pode ter carregado uma lista de 500 pessoas e só obteve um público de 150 pessoas. Não se assuste, isto é normal (frustrante, eu sei).

2.2 Visitantes do site

Uma grande parte duma estratégia de anúncios Facebook é conseguir “repescar” as pessoas que visitaram o seu site recentemente.

Públicos consistindo de visitantes do seu site podem ser criados com públicos personalizados, mas ao contrários dos públicos personalizados criados a partir dos seus subscritores, estes públicos requerem dois passos:

  1. Tem de colocar o pixel do Facebook no seu website para captar os dados do visitante de forma a que apareçam na sua conta de anúncios. Eis instruções para instalar o Pixel do Facebook em:
  2. Depois precisa segmentar esses visitantes com base nas páginas que eles visualizaram – ou não visualizaram no seu site.

    Quando o seu pixel estiver instalado, precisa criar uma regra para que o Facebook possa perceber para agrupar os seus visitantes web em públicos específicos. Cada uma dessas regras é o seu próprio Público personalizado.

Por exemplo, suponha que quer segmentar todas as pessoas que viram qualquer página no seu site. Eis o que teria de fazer.

Nos Públicos (no Gestor de Anúncios), clique no botão azul Criar Público, e selecione Público personalizado.

Criar público personalizado

Escolha Tráfego no site da lista de opções.

Criar público trafego no site

Escolha Qualquer pessoa que visite o teu site.

Publico personalizado visitantes site (trafego)

Determine quanto tempo quer que o Facebook mantenha o visitante no seu público. Normalmente escolho pessoas que visitaram o meu site nos últimos 30 ou 60 dias, mas tudo depende do anúncio e do objetivo as que se quer chegar (quanto maior for o pedido, mais pequeno é o tempo, em dias, que escolho).

Dê ao seu público um nome do género “Todos os visitantes do site” com os dias. Deixe o Inclui tráfego antigo do site assinalado como está, e clique em Criar público.

2.3 Os seus fãs

Embora seja possível que haja bastante sobreposição entre os meus fãs, subscritores e os visitantes do meu site, gosto de investir algum do meu orçamento em anúncios que segmentam para os meus fãs (independentemente do que eu estiver a promover).

Para criar um público a partir dos seus fãs, comece como se estivesse a usar a segmentação à base de dados demográficos.

Selecione os países onde vivem as pessoas mais propensas para lhe pagar. A maioria das páginas Facebook acaba por ter fãs de todo o canto do mundo, mas devido ao sistema de licitação do Facebook, você NÃO quer que os seus anúncios sejam mostrados em países onde nunca irá ter clientes (seria um desperdício de dinheiro).

Público guardado e locais

Depois salte as outras opções e vá diretamente para Ligações. Clique em Adiciona um tipo de ligação, escolha Páginas do Facebook, e depois Pessoas que gostam da tua Página.

Público personalizado ligações

Depois escreva o nome da sua página. Só vão aparecer nomes de páginas do qual é administrador(a).

Ligações e nome de página.

Quando terminado, clique no botão azul Criar público.

2.4 Pessoas que visualizaram os seus vídeos

Quando cria um anúncio de visualizações de vídeo, o Facebook guarda automaticamente os dados das pessoas que viram esse vídeo.

Pode aceder a estes dados ao criar um público personalizado em Públicos no menu do Gestor de Anúncios. Clique em Criar Público e selecione Público personalizado.

Criar público personalizado

Selecione Interação no Facebook, e depois em Vídeo.Público personalizado > interação no facebook > video

Escolha o tipo de interação que quer que as pessoas do seu público tenham tido. Por exemplo pode querer segmentar para pessoas que visualizaram o seu vídeo por completo (embora seja raro), ou pode querer apenas as pessoas que viram apenas 3 segundos do vídeo. Eu normalmente escolho 25% do vídeo visualizado.

Interação que pessoas tiveram com vídeo

Clique em Escolher vídeos… e abre uma nova janela para escolher os vídeos que quer que as pessoas no seu novo público tenham visualizado. Se administra mais que uma página, escolha qual a página onde se encontram os vídeos que quer escolher. Pode selecionar quantos vídeos quiser. Eu só selecionei um.

Selecionar vídeos

Escolha os dias que quer para este público. Quanto mais recente a visualização, mais morno o público será (pessoas que viram um vídeo há muito tempo já não se lembram de si).

Dias e nome para o vídeo

Dê um nome ao seu Público e clique em Criar Público.

Como usar os seus Públicos personalizados

Quando quiser usar um Público personalizado nos seus anúncios – incluindo públicos semelhantes, subscritores de email, visitantes do site e visualizadores de vídeo – eles são sempre escolhidos no mesmo sítio ao criar o seu anúncio (ao nível do conjunto de anúncios).

Escolher público personalizado a níveo do conjunto de anúncios

Também pode excluir públicos personalizados na sua segmentação.

Por exemplo, pode criar um público personalizado de todos os que viram a sua sales page, e outro público de pessoas que aterraram na “thank you page” desse produto após terem efetuado a compra dele.

Poderia depois excluir todas as pessoas do público de “Visitantes da thank you page” para que todos aqueles que já se converteram não vejam os anúncios a promover esse mesmo produto.

Excluir público personalizado

3. Criar Públicos Quentes

Esta secção é avançado e pode ser confusa. Lembre-se do que escrevi no ebook: você não tem de usar públicos quentes. Fique-se pelos públicos mornos se não tem milhares de visitas diárias no seu site.

Há normalmente duas formas de criar os públicos quentes mencionados no ebook Em Cheio: visitantes do site ou subscritores da sua lista de email.

3.1 Pessoas que se inscreveram para uma oferta

Este é um público de pessoas que se inscreveram nalguma oferta sua.

Terá de criar um público personalizado dos visitantes que aterraram na sua thank you page para a oferta para a qual se inscreveram. Isto significa que terá de também de criar essa thank you page, mas vale a pena.

Para criar este tipo de público quente, vá a Públicos, Criar Público, escolha Público personalizado.

Criar público trafego no site

Selecione Tráfego no site e depois Pessoas que visitam páginas web específicas. No campo URL contém pode colocar a slug (a parte que vem a seguir a nomedoseusite.com) da sua thank you page. Ou pode simplesmente mudar “Url contém” para “Url é igual a” e coloca o endereço completo da thank you page.

Tráfego no site de pessoas que chegam à thank you page

3.2 Pessoas que viram várias páginas do seu site

Um exemplo deste público podem ser pessoas que viram certas páginas no seu site, tais como a página dos seus case studies, uma página dos seus serviços, outra de orçamentos, etc.

Para criar este público, irá criar um público personalizado de pessoas que visitaram várias páginas no seu site.

Para criar este tipo de público quente, vá a Públicos, Criar Público, escolha Público personalizado, e Tráfego no site.

Desta vez, selecione Combinação personalizada e coloque a slug da primeira página dos visitantes que quer que façam parte deste público.

Clique no botão e, e insira a slug da próxima página que quer. Continue a fazer isto até ter incluído todas as páginas cujos visitantes quer incluir neste público viram.

Pessoas que viram várias páginas.

3.3 Clientes existentes

Estas são pessoas que já são ou foram clientes seus.

Para os criar, terá de criar um público personalizado através dum ficheiro CSV de todos aqueles que foram ou são seus clientes e/ou um público de pessoas que visitou certas páginas fechadas no seu site que são reservadas para clientes ou colaboradores.

Por exemplo, esta página que está a ler só é acessível através duma password no meu site. Isto significa que posso segmentar para qualquer pessoa que abre a página do curso num público de visitantes do site baseado na URL. Ou posso simplesmente usar a URL de compra da thank you page.

Criar público de pessoas que compraram ou inscreveram-se.

4. Vídeo bónus

Como encontrar mais interesses com as Estatísticas do Público

As Estatísticas do Público é uma ferramenta do Facebook que permite encontrar novas páginas e interesses para segmentar para os seus anúncios Facebook. Veja este vídeo para saber como usá-la para sua vantagem.

Deixe um comentário