Facebook Bots: uma ferramenta para captar leads com baixo orçamento

Facebook Bots: uma ferramenta para captar leads com baixo orçamento

Utilizador pagina web

Atualizado: Outubro 2019


Se as pessoas não abrem os seus emails, não compram os seus produtos ou serviços, e se quer reduzir custos em anúncios & aumentar o engagement nos seus posts Facebook, este artigo é para si.

Um Chatbot do Facebook é uma forma espetacular de gerar leads de alta qualidade.

Neste tutorial vou explicar como tirar partido do engagement do seu post ao criar um Messenger bot de “lead magnet”.

Neste tutorial estou a usar o Chatfuel, uma plataforma de criação de bots.

Passo 1

Pense no que vai ser o seu lead magnet. No meu caso vou oferecer um chocolate por cada utilizador Facebook que comentar no meu post.

Post lead magnet bot

Este nome é inventado, no entanto, por curiosidade fui ao Facebook e há de facto uma página chamada “Choco Maravilha”. Não tenho qualquer afiliação com essa página.

Passo 2

Crie uma conta ou inicie sessão no Chatfuel. Crie um novo bot, e vá ao separador de CONFIGURE no painel de controle. Agora tem de ligar o seu bot à página correspondente do Facebook. Note que tem de ser admin dessa página.

Chatfuel ligar página

Passo 3

Após ligar a sua página ao Chatfuel, vá ao separador GROW. No bloco “Acquire users from comments” clique em + ADD RULE. Abre uma nova janela.

Dê-lhe um nome, selecione “Specific post” e coloque a URL do seu post no Facebook. Depois logo abaixo, selecione “Comments matching a rule”, e escreva as palavras-chave que irão ativar este widget. Depois escreva a sua resposta: esta é a frase que o utilizador irá ver no Messenger após ter escrito “choco” nos comentários do post.

Chatfuel acquire user comments regra

Passo 4

A frase que escrevemos na mensagem REPLY WITH é importante, porque estamos a dar instrução ao bot para ele pedir ao utilizador uma segunda palavra-chave. No meu caso eu repito a palavra (choco) para ser mais simples para a pessoa, mas podíamos usar outra qualquer.

A razão pela qual temos de pedir uma segunda palavra-chave é semelhante ao email marketing, em que temos de fazer um “double opt-in”, ou seja, pedir a confirmação do utilizador.

Agora temos de dizer ao nosso chatbot do Facebook como responder aos utilizadores que escreveram “choco” no messenger deles.

Vá ao separador SET UP AI e clique + ADD AI RULE. No campo de texto da esquerda escreva esta sua segunda palavra-chave (no meu caso é “choco”). No campo de texto da direita, mude de TEXT para BLOCK e crie um novo bloco.

Esfregue as mãos porque estamos quase lá para começar a captar leads à grande e à francesa.

Chatfuel set up AI bloco Choco

Passo 5

Vá ao separador AUTOMATE, clique no bloco que criou (ex.: Choco) e adicione um User Input a ele. Para este chatbot do Facebook vamos fazer uma sequência super simples.

Vou captar o endereço de email do utilizador, e após verificação, enviar-lhe um cupão para receber o seu chocolatinho grátis. Veja como preenchi os campos em “User input”, à direita, na imagem.

Chatfuel bloco user input

Passo 6 (opcional)

Podemos criar uma forma de fazer retargeting através de user attributes. Por exemplo, podemos lembrar aqueles utilizadores que não avançaram até ao fim no nosso bot, que não obtiveram o cupão e não colocaram o email deles.

Isto é feito ao acrescentar um widget de “Set up user attribute” que depois vamos usar

Clique aqui para saber mais sobre retargeting com bots do Messenger.

Chatfuel bloco para retargeting

Passo 7

Ainda está comigo? Último passo é o mais fácil. Vá testar este seu bot para ver se recebe o chocolatinho.

Vá ao seu post e escreva a sua palavra-chave nos comentários. Comente com o seu perfil pessoa, não da página.

No meu caso escrevi “choco”, depois abriu a janela do Messenger onde o bot me pede para escrever “choco” de novo. Após escrever, recebo o lead magnet, que é o tal cupão.

Testar post nos comentarios para bot

Conclusão
É assim que se cria um Bot do Facebook para gerar leads. Os bots são uma tática inovadora e criativa que irá ajudar a si e ao seu negócio destacar-se neste mundo cada vez mais competitivo do Facebook marketing.

Para complementar as táticas neste artigo, recomendo que leia como sincronizar automaticamente estas leads com a sua CRM ou fornecedor de email marketing (MailChimp, ActiveCampaign, Drip, etc).

Dica adicional: se usar estas táticas de bots como “dark posts” (posts não publicados), use o objetivo de campanha de “Interação” ao fazer os seus anúncios, pois dá-lhe um custo baixo por ação. E isto é devido a que, ao contrário duma típica campanha de “Tráfego” que link para um site externo onde a lead é captada, o Facebook aqui recompensa-o(a) ao manter os utilizadores na rede social em vez de os levar para fora.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário